Vitor Mateus: dois livros a não perder
O Forumenfermagem – Comunidade Online de Enfermagem tem muito gosto em divulgar duas obras da autoria de Vitor Mateus. É um testemunho sob a forma de história de vida que importa divulgar a todos e nomeadamente aos profissionais de saúde, uma vez que conta na primeira pessoa um percurso onde o acidente foi o momento de viragem na vida de um jovem de 29 anos.
Quem quiser adquirir algum dos livros (ou os dois) por favor contacte através do e-mail vitor_mateus@sapo.pt
Na Busca da esperança, Como uma gaivota começa na meninice e acaba no divórcio (3 anos após o acidente). Podemos pensar em dois períodos – o paraíso e o inferno.
No paraíso são retratadas as viagens (muitas) os hotéis de luxo e as dormidas no chão dos comboios, os jantares de cerimónia e a pouca comida dum “inter-railista”.O inferno sucedeu com o acidente. E acreditem, há muitas peripécias.
Em Pela Estrada Fora, o Autor prossegue o relato da sua vida iniciado com o livro Na busca da esperança. Como uma gaivota.
Agora, em Pela estrada fora, é dado especial enfoque à recuperação, algumas vezes espectacular. Fala do acidente e relata os acontecimentos mais marcantes dos 8 anos e meio seguintes.
Aqui, o autor insurge-se contra a sua má sorte. O Sistema Nacional de Saúde e o Plano de Reabilitação não são poupados às críticas, porém sempre suportadas com a apresentação de alternativas consistentes.
Mas não se pense que o Autor pretende dar uma imagem catastrófica. Pelo contrário, acha que vai conseguir cumprir asmetas a que se propõe. Numa altura em que se vivem tempos difíceis, em Pela estrada fora pretende-se transmitir uma mensagem de esperança.
O dia de amanhã só pode ser melhor!