Um projecto que viesse a dinamizar a classe de Enfermagem, com o objectivo de instruir o público em geral das dificuldades dos Enfermeiros, dos seus desafios e do que era verdadeiramente a profissão.
Foi no ano de 2006 que o Enfermeiro Lázaro Prego decidiu acrescentar na sua vida uma nova variável. A ideia da criação de negócio próprio florescia na sua mente há já algum tempo, era um assunto frequentemente debatido com o seu melhor amigo, da área de Gestão, com cujo apoio contava para a definição e criação da mesma. Após a procura de qual a área de negócio que melhor se adequava ao seu perfil, nasceu o Estúdio Digital, uma empresa de produções audiovisuais. A empresa inicial contava com três elementos, Lázaro Prego, Bruno Nunes e José Jurado, também Enfermeiro. Este último viria a abandonar a empresa por motivos familiares.
Desde o início que a TV Enfermagem era uma visão de Lázaro Prego. Um projecto que viesse a dinamizar a classe de Enfermagem, com o objectivo de instruir o público em geral das dificuldades dos Enfermeiros, dos seus desafios e do que era verdadeiramente a profissão. Paralelamente, a ambição de criar um portal online de referência, através do qual os enfermeiros e alunos de enfermagem pudessem ter acesso a notícias, informações sobre a classe e profissão e a conteúdos de formação, de modo a fomentar um crescimento sustentado. Tudo isto num formato de fácil acesso e de visibilidade elevada, o vídeo, mostrando a realidade tal como ela é.
O objectivo final é transformar a TV Enfermagem numa referência nacional da profissão, revestida da idoneidade e imparcialidade necessária à comunicação de factos relacionados com a saúde e enfermagem.
A criação da empresa apresentou algumas dificuldades no inicio, não na sua criação física pois os instrumentos online hoje em dia disponibilizados tornam o processo mais célere, mas sim sobre o ponto de vista organizacional. Era uma área de negócio que exigia um esforço económico relevante para arrancar e existia uma necessidade constante de formação e actualização com novas técnicas. Com a TV Enfermagem em vista, cedo se decidiu que seria necessária a execução de vários trabalhos antes de Lázaro se poder dedicar à sua visão, que se apresentava como um projecto herculiano.
Anos passaram e a estrutura do Estúdio Digital cresceu, a equipa foi aumentada. Foram desenvolvidos inúmeros projectos privados, assim como reportagens para televisão e programas para a RTP.
Em 2009, em sede de reunião, foi definido que as condições para avançar com a TV Enfermagem estavam criadas. Era o nascer de um sonho. Nesse mesmo ano começaram os trabalhos de preparação e os primeiros desafios vieram a lume.
Era inconcebível desenvolver um projecto totalmente dedicado à profissão de Enfermagem sem o envolvimento directo dos profissionais. A equipa foi dividida em três áreas distintas. A área de Gestão, responsável pela dinamização, planeamento de projectos e produções; a equipa técnica, composta por jornalistas, repórteres, operadores de câmara, editores, gestores de recursos humanos e produtores recrutados especificamente para esta iniciativa; a equipa de saúde, um conjunto de enfermeiros que se predispuseram a dar todo o apoio a uma iniciativa cujo objectivo final é enaltecer a sua profissão.
Todos os recursos disponíveis foram alocados à TV Enfermagem na fase inicial o que levou a um obstáculo imprevisto. Os custos associados a um projecto com esta dimensão superaram largamente as expectativas, colocando a continuação do projecto em causa. Era necessário determinar a viabilidade do projecto antes de prosseguir com investimentos adicionais. Assim, em 2010, foi lançada uma versão Beta da página de modo a aferir se os profissionais de saúde de Enfermagem acolheriam este projecto de bom grado. A página obteve mais de 30.000 visitas no decorrer do primeiro mês. A decisão estava tomada, os Enfermeiros tinham dado o seu aval e a equipa da TV Enfermagem queria corresponder às expectativas. A página foi colocada offline e os trabalhos retomados. E todo este processo através de fundos próprios, sem apoios externos.
Na criação de qualquer projecto de sucesso dois pontos devem estar bem definidos. Os objectivos do mesmo e o percurso para atingir os mesmos. O primeiro estava bem definido, obter um perfil de referência nacional e garantir que os enfermeiros eram reconhecidos como elementos essenciais da sociedade, mostrando imagens reais dos trabalhos e funções desenvolvidos pelos mesmos no seu dia-a-dia. No segundo o lema da equipa era a inovação constante, a criação de conteúdos com uma qualidade acima da média e a sua disponibilização regular. Adicionalmente, uma preocupação constante em consultar os Enfermeiros sobre quais as suas necessidades e moldar os conteúdos às mesmas.
Após quatro meses a TV Enfermagem superou as 150.000 visualizações de páginas, os pedidos diários de registo aumentam progressivamente e as interacções via redes sociais superam as 10.000/mês. É uma aprovação tácita por parte dos Enfermeiros que este projecto deve evoluir para o seu próximo nível. Todo o feedback recebido é de extrema importância para a melhoria constante. Ideias, críticas construtivas, comentários aos vídeos, opiniões através de email ou via redes sociais, todos estas actividades auxiliam a equipa na tomada de decisões sobre os conteúdos a disponibilizar e a desenvolver.
Com este último pressuposto, já a partir de Setembro, sairão novidades relacionadas com a TV Enfermagem. A página oficial de Facebook vai passar a disponibilizar mais informação e, dado o número de registos e feedback recebido, a TV Enfermagem vai apostar fortemente em conteúdos de formação.
No espírito do empreendedorismo, existe uma máxima que é constantemente recordada. “Rodeia-te de bons profissionais e estes far-te-ão crescer”. A TV Enfermagem apenas foi possível graças ao esforço e dedicação de toda a equipa que a incorpora, que todos os dias procura novas formas de trazer informação aos enfermeiros e população em geral.
A TV Enfermagem é uma parceria directa entre a equipa de produção e todos aqueles ligados à profissão de Enfermagem. É um projecto aberto a todos os que queiram nele colaborar. Conta também actualmente, com vários estagiários de Enfermagem e Jornalismo, envolvidos directamente na criação e produção de conteúdos.
Face ao volume de produção de conteúdos actual, a TV Enfermagem está neste momento a criar uma equipa de Enfermeiros para a gestão e produção de novos conteúdos. Todas as sugestões e apoios são bem-vindos nesta luta para elevar e enaltecer a profissão de Enfermagem, sejam eles provenientes de estudantes de Enfermagem ou Enfermeiros.
Contamos com todos para tornarem o que foi a visão de um Enfermeiro numa visão global para Enfermagem, a glorificação e reconhecimento de uma profissão fundamental na sociedade actual.