Início Entrevistas Terapias Integrativas e Complementares | Entrevista a Rogério Ribeiro

Terapias Integrativas e Complementares | Entrevista a Rogério Ribeiro

392
0

Fomos entrevistar o Enfermeiro Rogério Ribeiro, que para além de ser Especialista e Mestre de Enfermagem de Reabilitação, também é formado em Medicina Tradicional Chinesa, desenvolvendo uma prática inclusiva dentro destas áreas e em particular, a Massagem Tui-Na.

1. Quem é o Rogério Ribeiro?

Esta é uma daquelas perguntas difíceis de responder… Não costuma ser fácil descrevermo-nos a nós próprios, mas vou tentar. Sou humilde, responsável, trabalhador e procuro sempre aprender coisas novas, no sentido de me aperfeiçoar diariamente enquanto pessoa e enquanto profissional de saúde.

2. Quais têm sido as experiências profissionais mais marcantes?

Sou enfermeiro desde 2006 e enquanto me for possível, continuarei a sê-lo! Desde 2012 que trabalho na área das terapêuticas não convencionais, mais concretamente na área da Medicina Tradicional Chinesa, onde se inclui a massagem Tui-na e a partir de 2013 (altura em terminei o curso de especialização em Enfermagem de Reabilitação) passei a desenvolver de forma integrada as duas actividades.

3. O que o levou a interessar-se pelas Terapias Integrativas e Complementares em geral e pelas Terapêuticas Não Convencionais em particular?

O meu interesse pelas terapêuticas não convencionais surgiu duma “insatisfação” diária na prestação de cuidados, onde tinha a sensação de que faltava algo para complementar os cuidados que prestava aos meus utentes… Comecei a investigar e então descobri a Medicina Tradicional Chinesa, que veio trazer uma visão mais ampla, mais holística e abrangente do ser humano. Iniciei o curso em 2007, terminei no final de 2011 e, desde então, tento conjugar as Ciências da Enfermagem (onde se inclui a Enfermagem de Reabilitação) com a sabedoria milenar da Medicina Tradicional Chinesa (onde se inclui a Massagem Tui-Na).

4. Rogério, como se desenvolvem estas duas áreas do conhecimento, na prática quotidiana?

Sempre que possível, tento conjugar os conhecimentos provenientes da Enfermagem de Reabilitação com os conhecimentos provenientes da Medicina Tradicional Chinesa. Todos os pacientes que recebo, tanto na equipa de cuidados continuados integrados como a nível particular são tratados com técnicas oriundas tanto da Medicina Tradicional Chinesa (principalmente com massagem Tui-Na) como com técnicas da Enfermagem de Reabilitação. No fundo, o que faço é uma integração das duas áreas de modo a prestar os melhores cuidados possíveis a todos os meus pacientes.

5. É formador do Foramplus para a Massagem Tui-Na.
O que é a Massagem Tui-Na?

A Massagem Tui Na é um dos métodos terapêuticos utilizados na Medicina Tradicional Chinesa (MTC), juntamente com outros métodos tais como a acupuntura e a moxibustão. Baseia-se nas diversas teorias da MTC, como por exemplo a teoria Yin-Yang, a teoria dos Cinco Movimentos, a teoria de Meridianos e do fluxo de energia (Qi), entre outras.
Utiliza técnicas sobre os tecidos moles (músculos e tendões), assim como a acupressão em pontos específicos do corpo de modo a actuar directamente sobre o fluxo de Qi ao longo dos meridianos. Pode ser aplicada especificamente nos locais dolorosos, nos pontos de acupuntura, ao longo dos meridianos de energia, e ainda sobre os músculos, tendões e articulações. É frequentemente utilizada para o tratamento de problemas músculo-esqueléticos, distúrbios do aparelho digestivo e respiratório, entre outros.

TuiNa banner home

6. Dentro desta prática terapêutica o que pode o profissional de saúde e o enfermeiro em particular, vir a desenvolver com o nível básico? E com o nível avançado?

Com o nível básico, os formandos irão conhecer e dominar do ponto de vista teórico-prático os principais conceitos associados à massagem Tui-Na, assim como irão desenvolver a capacidade de aplicar algumas das técnicas básicas de massagem Tui-Na para o tratamento de patologias do sistema músculo-esquelético e articular.
Com o nível avançado serão abordados aspectos relacionados com os sistemas de meridianos e acupontos mais utilizados na massagem Tui-Na e serão abordadas propostas de tratamento a patologias específicas.

7. Projetos futuros?

Os meus projectos futuros passam por desenvolver e ampliar os meus conhecimentos e prática, tanto ao nível da Enfermagem de Reabilitação, como da Medicina Chinesa (mais concretamente a Massagem Tui-Na) e da Osteopatia, tentando conjugar ao máximo os saberes e técnicas de cada área para melhorar a minha intervenção como profissional de saúde. Pretendo também frequentar um Doutoramento, no qual tentarei desenvolver de forma mais específica e à luz do conhecimento cientifico, as áreas da Medicina Tradicional Chinesa, da Osteopatia e da Enfermagem de Reabilitação.