Vários weblogs são pessoais, exprimem ideias ou sentimentos do autor, outros são resultado da colaboração de um grupo de pessoas que se reúnem para actualizar um mesmo weblog.
“Quando vejo uma criança, ela inspira-me dois sentimentos: ternura, pelo que é, e respeito pelo que pode vir a ser.”
Louis Pasteur
Trabalho realizado por:
Adelaide Teixeira
Cátia Teixeira
Orlanda Carvalho
Rosa Castro
no âmbito do curso de Licenciatura em Enfermagem – 2º ano Técnicas de Comunicação –
2º semestre 2005/2006, do ISAVE (Instituto Superior de Saúde do Alto Ave )
O. Introdução
Para dar cumprimento ao plano de actividades da avaliação no âmbito da disciplina Técnicas de Comunicação I, do curso de Enfermagem do 2º ano do 2º Semestre, foram sugeridas várias formas de realização de trabalhos, sendo o weblog a opção escolhida.
Elegemos como título do nosso Weblog “Pediatria em Enfermagem”, no qual disponibilizamos informação, dicas, esclarecimento de dúvidas, acesso a links interessantes alusivos ao tema… e relacionados com o curso de Enfermagem nomeadamente a Saúde da Criança. O site do nosso blog é http://www.Pediatriaenf.blogspot.com .
Na estrutura formal deste trabalho, iremos em primeiro plano, fazer uma breve introdução sobre o que é um Weblog, qual a finalidade do Weblog, qual o tipo de informações que o nosso Weblog contem e por fim qual a razão da escolha do nosso tema.
Com a realização deste relatório pretendemos alcançar os seguintes objectivos:
Contribuir como elemento de avaliação.
Explicar o que é um Weblog;
Elucidar a razão da escolha do tema do Weblog;
Justificar a formatação / configuração da página do Weblog
Contribuir para a nossa formação académica e pessoal.
Desta forma, este trabalho surge após uma vasta investigação: pesquisa Internet (sites sobre pediatria e outros blogs sobre o tema), bibliografia e ainda o recurso á docente da disciplina Elisabete Barbosa.
A exposição deste tema é original, compreensível e está delineado de forma detalhada e descritiva.
1. O que são Weblogs
Alguns pesquisadores da história do blog afirmam ter sido usado pela primeira vez em Dezembro de 1997, por Jorn Barger para descrever sites pessoais que fossem actualizados frequentemente e contivessem comentários e links.
Blog é uma abreviação de weblog, isto é, qualquer registo frequente de informações pode ser considerado um blog, tais como as últimas notícias de um jornal online.
Para construir um weblog basta na internet digitar o seu login e senha, escrever o que quer publicar e clicar num botão. Conhecendo HTML e outras ferramentas da web permitirá criar o blog, conferindo um aspecto extremamente profissional, ou então inseri-lo dentro do site, transformando algumas secções em blogs.
Usar um weblog é como mandar uma mensagem instantânea para toda a web: pode ser escrito sempre que se tiver vontade e todos que o visitam têm acesso ao que foi introduzido. O conteúdo e tema dos weblogs pode abranger diversos assuntos entre os quais: diários, piadas, links, notícias, poesia, ideias, fotografias, enfim, tudo o que a imaginação do autor permitir.
Vários weblogs são pessoais, exprimem ideias ou sentimentos do autor, outros são resultado da colaboração de um grupo de pessoas que se reúnem para actualizar um mesmo weblog. Alguns são voltados para a diversão, outros para o trabalho e há os que misturam tudo.
Uma das ferramentas do weblog tem como vantagem permitir que os usuários publiquem o seu conteúdo, sem a necessidade de saber como são construídas as páginas na internet, ou seja, sem conhecimento técnico especializado.
Qualquer pessoa tem acesso a um weblog, tem oportunidade de tecer comentários, dar sugestões ou expor as suas dúvidas. Os weblogs também são uma excelente forma de comunicação entre a família, amigos, grupo de trabalho, ou até mesmo empresas.
Este permite que grupos se comuniquem de forma simples e organizada comparando com o e-mail ou grupos de discussão.
1.1. Utilização do Weblog na Saúde
A Internet é um meio de comunicação visitado cada vez mais por milhões de cibernautas, que procuram pesquisar os mais diversos temas, entre os quais a Saúde.
Daí, é de grande importância que se criem sites e outros meios de informação sobre esses temas.
Com a criação dos motores de busca, como o Google, tornou-se mais fácil para o cibernauta a pesquisa de temas, sendo o suficiente escrever a palavra certa, ou frase certa para encontrar o tema que se pretende.
Existem diversos tipos de Weblogs de Saúde: unsem que se dá a conhecer as diversas problemáticas existentes em saúde, tais como, as doenças sexualmente transmissíveis, cancro, doenças congénitas…, outros em que se discutem pontos de vista diferentes em relação a temas controversos, como a eutanásia, o aborto, a gravidez na adolescência, toxicodependência, entre outros. Existem ainda aqueles em que o visitante do Weblog expõe o seu problema de saúde, através de uma espécie de consulta virtual, com o objectivo de obter uma resposta do profissional de saúde – médico.
No nosso Weblog optámos por divulgar informações e dicas úteis quanto á Saúde da Criança, tais como Segurança na Estrada, Alimentação, Padrões de Sono do bebé, Cuidados com a pele, a Importância do Aleitamento, Hiperactividade… as pessoas podem também expor as suas dúvidas ou debater certos temas através de comentários ou via e-mail.
2. O Nosso Weblog – “Pediatria em Enfermagem”
Depois de nos darem a conhecer as diferentes formas de realização de trabalhos para a disciplina, achamos interessante optar pela criação de um weblog tendo em conta que todos os elementos do nosso grupo possam participar na criação do mesmo, pesquisando e colocando informação que consideravam relevante, tendo em conta o tema abordado, para que os visitantes pudessem ter acesso e possibilidade de comentar de forma a ajudar a melhorar o conteúdo do mesmo.
É também algo inovador para a maioria dos elementos do grupo que consideraram muito importante a divulgação de assuntos sobre a promoção da Saúde por todo Mundo.
Optámos por abordar este tema “Pediatria em Enfermagem”, uma vez que a enfermagem procura actuar na área da prevenção e promoção da saúde, prevenindo deste modo, doenças futuras.
2.1 A Configuração do Weblog
2.1.1 Cores
Em relação ao fundo do nosso weblog pensamos em utilizar um conjunto de cores e não uma cor única, para chamar a atenção da maioria dos cibernautas, tornando a consulta deste mais agradável para fugir à monotonia.
As cores do template são tons rosa pelos seguintes motivos: são as cores favoritas de muitas crianças e de muitos pais, são cores associadas às meninas, são cores suaves, ternas e alegres…
2.1.2- Tipo /Tamanho de letra
Relativamente ao tipo/tamanho da letra, utilizamos a letra-tipo do template. Consideramos que o tamanho e o tipo de letra são de boa leitura dado que é atractiva e bastante legível.
2.1.3- Música
Uma vez que ler é uma prática que muita gente não gosta de fazer, decidimos então colocar uma música agradável ao ouvido de forma que a pessoa se sinta descontraída e ganhe vontade de o visitar mais vezes.
2.1.4- Imagens
Colocamos diversas imagens ao longo dos post para tornar a leitura mais aliciante e agradável. As imagens são de bebés associados ao tema.
Colocamos também uma fotografia da nossa infância para mostrar aos nossos leitores que um dia todos fomos crianças.
2.1.5- Side-Bar
Relativamente ao Side-Bar, colocamos sites interessantes sobre o tema de modo a que os visitantes possam visita-los e saber um pouco mais sobre os diversos assuntos expostos no blog.
Uma vez que este blog é dedicado a crianças e a pais dedicados, achamos indispensável divulgar algumas campanhas de sensibilização (como “Tampinhas” e promoção à “Adopção de crianças”) de forma a dar a conhecer aos adultos como podem contribuir para a felicidade, alegria e bem-estar das crianças
Seleccionamos algumas fotografias da nossa infância para demonstrar que todas nós fomos crianças.
Personalizamos também o ponteiro do rato, e colocamos também um relógio e um calendário de forma a orientar os nossos visitantes no tempo.
2.1.6- Conteúdo
Visto que este blog é dedicado a crianças e pais não poderíamos deixar de abordar temas dirigidos para tais faixas etárias. Desta forma desenvolvemos temas de maior interesse tendo como finalidade a promoção da Saúde através do ensino a crianças e a adultos:
Diminuição da Mortalidade Infantil;
Dar destaque ao aleitamento materno, como um critério de qualidade dos cuidados de saúde perinatais.
Esperar ganhos bastante significativos na área de comportamentos Saudáveis
Sensibilizar como prevenir traumatismos, ferimentos e acidentes
Evitar formas de uma criança vir a sofrer de problemas/doenças futuras.
No entanto outros novos conteúdos vão surgindo necessariamente pois pretendemos actualizar a nossa página.
Também poderão surgir novas ideias no que respeita ao aspecto gráfico do weblog
2.2- Estratégias para a divulgação do nosso Weblog
Para que o blog fosse visitado por um maior número de pessoas, procuramos convidar os nossos amigos por via e-mail a visitarem este.
Convidamos também autores de weblogs sobre criança , tais como “O meu bebé”, “Fraldinhas”, “O meu Picaxu”…, que demonstraram interesse e empenho, com o objectivo de ajudarem na construção deste nosso trabalho, expondo dúvidas, tecendo críticas e divulgando o nosso blog em blogs amigos.
Colocamos também a nossa página no Google e no Yahoo, para divulgar ainda mais a nossa página.
Conclusão
Uma sociedade que se baseia na informação necessita de uma boa relação entre todas as áreas, por esta razão a saúde é uma das áreas em que se tem necessidade de progredir e aprofundar constantemente.
Deste modo, os profissionais de saúde e organismos responsáveis pela saúde têm desenvolvido acções educativas de promoção de saúde para incutir na população a importância de prevenir a doença.
No decorrer da elaboração deste trabalho sentimos algumas dificuldades, uma vez que a maioria dos elementos do grupo não tem, normalmente, acesso á internet, o que dificultou a construção do weblog nomeadamente a colocação de postagens.
Apesar de todas as dificuldades sentidas, este trabalho foi para o nosso grupo uma mais valia, uma vez que aperfeiçoamos competências num dos maiores meios da comunicação – a Internet – com o qual foi possível concretizar todos os objectivos propostos para este trabalho.
Além disso, o feedback que nos foi emitido por alguns dos visitantes do nosso weblog, através dos comentários, demonstrou-nos o valor do nosso trabalho e deu-nos força para continuar a melhorá-lo.
Bibliografia
http://ajuda.sapo.pt/comunicacao/blogs/geral/O_que_um_Blog_.html
http://blog.uol.com.br/stc/passeio_virtual.html
Exemplos de alguns blogs de enfermeiros: