Início Estive lá Simpósio de Enfermagem do Minho

Simpósio de Enfermagem do Minho

216
0

Decorreu no dia 16 e 17 de Junho de 2006 o Simpósio de Enfermagem do Minho “O Doente cirúrgico”, organizado pela Revista Sinais Vitais.

As temáticas abordadas neste congresso são importantes e permitem aos enfermeiros reflectir sobre as mesmas, a adesão por parte dos enfermeiros ao simpósio foi razoável.

Dos temas abordados saliento a experiência relatada pela enfermeira Ana Paula Branco da ULS Matosinhos. Nesta unidade de saúde a partilha de informação entre cuidados de saúde primários e cuidados de saúde diferenciados através do programa informático SAPE já é uma realidade. O que permite uma melhoria dos cuidados de enfermagem pois é mais fácil aceder a informação sobre os doentes. Nesta unidade há também uma maior uniformização do cuidados de saúde pois a formação e os materiais utilizados são os mesmos para o hospital e para os centros de saúde da ULS.

O prof. José Fragata deu o seu contributo sobre o erro médico e da sua apresentação destaco a necessidade de reportar os quase acidentes para aprender com os erros.

A enfermeira Helena Fernandes e a Drª Laurinda Lemos abordaram o tema da dor em contexto peri-operatório, desta apresentação saliento a necessidade de uma correcta avaliação da dor por parte dos enfermeiros a necessidade de os doentes terem contacto com as escalas da dor no pré-operatório para que a avaliação nos pós-operatório seja o mais correcta possível e deste modo se evitem casos de sub e supra medicação.

A avaliação pré-anestésica do doente é importante e permite ao anestesista elaborar um plano anestésico e a analgésico de acordo com as necessidades do doente.

Segundo a Enfº Helena não é humano, não tratar devidamente a dor.

Este congresso permitiu o enriquecimento profissional de quem o frequentou, aguardam-se novos eventos elaborados pela sinais vitais.