Início Opinião Salário dos Enfermeiros: dados da OCDE…

Salário dos Enfermeiros: dados da OCDE…

143
0
Salário dos Enfermeiros: dados da OCDE...

Saiu recentemente o relatório da OCDE, relativamente ao Estado da Saúde dos Vários países membros desta organização e de entre todos os dados começo hoje por explanar aqui o relativo à comparação entre o salário médio dum Enfermeiro e o salário médio do país.

 

Vejamos:

remuneracao

Uma vez que a tabela é omissa quanto a Portugal, vá-se lá saber porquê, ficam aqui os valores

Salário Médio Português(Líquido): 805 , dados do INE

Salário de um enfermeiro no SNS: 1020,06 euros

Salário Mensal Líquido de um enfermeiro no SNS : 760.17

Dados da Pordata

Calculador dos Descontos

 No caso Português dará algo como uma razão de 0.94, ou seja, bem no fundo da tabela!!!

 

Algumas considerações sobre este índice

 

Pergunto-me também acerca do porquê de incluir apenas os enfermeiros que exercem em Hospital, uma vez que estes têm compensações por horas penosas ( em Portugal não é assim sendo incoerente e errático o método) podendo alterar a comparação com o salário médio, fazendo-a ser mais alta do que realmente é comparando exclusivamente as remunerações-base.

A definição do que é enfermeiro é variável, assim como a formação, nos diferentes países.

Nuns casos são incluídos todos os níveis de formação( com auxiliares de enfermagem + enfermeiros) e noutros casos apenas existe um nível de educação (como é o caso português).

Ora isto altera totalmente a percepção e informação, sendo que nos países onde incluem todos os níveis de educação, a relação seria maior do que a explanada nos dados se incluísse apenas o nível superior(como é o caso da educação em Enfermagem em Portugal) e mostraria que o caso Português é de facto calamitoso dado que remunera enfermeiros licenciados abaixo do que remunera enfermeiros, licenciados e auxiliares, noutros países.

A população portuguesa tem uma taxa de licenciados abaixo do valor médio da OCDE pelo que os enfermeiros são dos profissionais com melhores qualificações sendo que mesmo assim, face a uma população com um nível médio baixo em termo de qualificações académicas… ainda continuam a ser mal pagos!

Não se compreende de facto esta actuação dos Governos Portugueses… nem de alguns Portugueses que acham que até estamos muito bem para a realidade do País…