Início Profissão Pelo menos 19 mortos em cheias na Tailândia. Água subiu três metros

Pelo menos 19 mortos em cheias na Tailândia. Água subiu três metros

37
0

Pelo menos 19  pessoas morreram devido a incidentes causados pelas inundações massivas que assolam o sul da Tailândia. Desde segunda-feira que chove torrencialmente.

 

A cidade de Hat Yai é a que está a ser mais afetada pelos aguaceiros, registando “a maior quantidade de chuva em 300 anos”, segundo o Departamento Real de Irrigação tailandês, citado pela CNN. 

Em imagens partilhadas nas redes sociais, é possível ver o  nível elevado a que a água chegou, obrigando a que, quem consegue, ande nas linhas de alta tensão para alcançar pontos mais altos e seguros.

Veja as imagens na nossa galeria.

Segundo as autoridades locais, a água subiu entre 2,5 a 3 metros de altura, chegando mesmo a cortar o acesso a uma maternidade local onde 30 bebés recém-nascidos estão a ser seguidos.

“O hospital tem de cuidar deles”, afirmou a enfermeira Fasiya Fatonni, que trabalha nesta maternidade, acrescentando que os pais das crianças “estão preocupados, mas não conseguem chegar [ao hospital]. A água continua a subir e todos os transportes estão inoperacionais”.

A maternidade situa-se no terceiro piso do hospital, o que levou a que as autoridades considerassem que, por enquanto, não é necessário pedir a evacuação do local. No entanto, uma outra enfermeira, Pattiya Ruamsook, mostrou-se preocupada com a crescente subida do nível das cheias: “Ontem, a água cobria apenas o primeiro piso. Agora já chega ao segundo”.

Ao todo, cerca de 500 pessoas estão no hospital, incluindo 200 utentes.

Fora das paredes hospitalares, o cenário de caos marca Hat Yai. As ruas estão completamente submersas, com as casas a caminhar no mesmo sentido. Enquanto isso, as autoridades de emergência deslocam-se de barco pelas estradas da cidade para auxiliar residentes e entregar os víveres necessários para ultrapassarem as cheias.

Os últimos dados afirmam que nove províncias ao longo do sul da Tailândia estão a sofrer atualmente com inundações, afetando um total de 127 mil famílias. As autoridades esperam que, com o fim das chuvas, as cheias “vão diminuindo gradualmente”, apesar de manterem uma “atenção especial” a áreas mais baixas.

Nos países vizinhos, os aguaceiros também se fizeram sentir. Na Malásia, diz a Reuters, mais de 15 mil pessoas tiveram de se retirar das suas casas e mudar-se para abrigos temporários devido às inundações.

No Vietname, a semana passada, cheias e deslizamentos de terras fizeram 91 mortos e deixaram mais de um milhão de casas e empresas sem eletricidade. Só na segunda-feira é que o nível da água começou a descer.

 

Leia na íntegra em Notícias ao Minuto