Quando um bebé nasce antes do tempo, devido a um parto prematuro, são necessários vários cuidados adicionais. A alta poderá demorar mais e tudo depende do estado do bebé. Neste Dia Mundial da Prematuridade, que se assinala esta segunda-feira, 17 de novembro, conheça alguns dos fatores de risco como é possível prevenir um parto prematuro.
“Um bebé que nasce antes das 37 semanas é considerado um bebé prematuro ou pré-termo. Ou seja, a duração normal de uma gravidez oscila entre as 37 e as 42 semanas, sendo a data do parto calculada para as 40 semanas de gestação, o que significa que um bebé que nasce antes das 37 semanas de idade gestacional é considerado prematuro”, começa por dizer o website do Serviço Nacional de Saúde (SNS).
No que diz respeito às características físicas, explicam que um bebé prematura pode ter um tamanho mais pequeno, baixo peso, pele fina e rosada, mas também dificuldades alimentares e respiração irregular.
“Os bebés prematuros necessitam, num primeiro momento, de equipas diferenciadas e multidisciplinares, que incluem pediatras/neonatologistas, enfermeiros e, podem incluir outros profissionais de saúde como, psicólogos, terapeutas da fala, entre outros.“













