Início Profissão Marinha e AMN alertam para ondas de 9m e rajadas de vento...

Marinha e AMN alertam para ondas de 9m e rajadas de vento até 152km/h

3
0

A Marinha e a Autoridade Marítima Nacional (AMN) alertaram, esta terça-feira, para o mau tempo em Portugal continental, sobretudo a Norte, entre quinta e sexta-feira, período em que o país será afetado pela depressão Martinho. 

 

Num comunicado conjunto, lembram que “a previsão do estado do mar aponta para um agravamento considerável das condições meteorológicas e de agitação marítima a norte de Portugal continental a partir das 06h00 de quinta-feira, 20 de março, até às 06h00 de sexta-feira, 21 de março”.

A agitação marítima, destacam, “será caracterizada por uma ondulação proveniente do quadrante sul-sudoeste, com uma altura significativa que poderá atingir os cinco metros e uma altura máxima de nove metros, com um período médio a variar entre os nove e os 12 segundos”.

São esperados “ventos provenientes do quadrante sul-sudoeste, com uma intensidade média de até 84km/h e rajadas até 152km/h”.

Desta forma, a Marinha e a AMN “alertam toda a comunidade marítima e a população em geral para os cuidados a ter, tanto na preparação de uma ida para o mar, como quando estão no mar ou em zonas costeiras”.

Deve ser reforçada “a amarração e manter uma vigilância apertada das embarcações atracadas e fundeadas”, os “passeios junto ao mar ou em zonas expostas à agitação marítima, de que são exemplo os molhes de proteção dos portos, arribas ou praias”, devem ser evitados e não se deve praticar “a atividade da pesca lúdica, em especial junto às falésias e zonas de arriba frequentemente atingidas pela rebentação das ondas, tendo sempre presente que nestas condições o mar pode facilmente alcançar zonas aparentemente seguras”. 

Vem aí o Martinho (e não é o verão). Nova depressão deixa país a laranja

Vem aí o Martinho (e não é o verão). Nova depressão deixa país a laranja

Quarta e quinta-feira são dias em que é esperada muita chuva e vento forte. Já foram emitidos vários avisos.

Notícias ao Minuto com Lusa | 07:56 – 18/03/2025

Leia Também: Vem aí o Martinho (e não é o verão). Nova depressão deixa país a laranja

 

Leia na íntegra em Notícias ao Minuto