Este livro acrescenta conhecimento à compreensão dos comportamentos de cuidar e ajuda os profissionais e as escolas de enfermagem a melhorar e desenvolver aquela que é uma das competências core da profissão de enfermeiro: o Comportamento de Cuidar.
Isabel Maria Ribeiro Fernandes é enfermeira graduada a exercer funções no Instituto Português de Oncologia de Coimbra Francisco Gentil EPE.
Frequentou o Curso de Bacharelato em Enfermagem na Escola Superior de Enfermagem da Guarda com términos em 1997, tendo vindo a realizar o Curso de Complemento de Formação em Enfermagem na Escola Superior de Enfermagem Dr. Ângelo da Fonseca em 2003 para obtenção do grau de Licenciada em Enfermagem. É Mestre em Sóciopsicologia da Saúde pelo Instituto Superior de Miguel Torga (2006) e Especialista em Enfermagem Comunitária pela Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (2007).
[…] O exponencial desenvolvimento tecnológico e técnico que vamos assistindo nas Ciências da Saúde, e que possibilitam recuperações impensáveis há uma ou duas décadas, mobilizam a atenção e a aprendizagem dos vários técnicos da área, e como é revelado neste estudo, o investimento técnico constitui uma das duas dimensões mais valorizadas pelos enfermeiros.
[…] não pretendendo revelar todos os resultados da investigação, este livro acrescenta conhecimento à compreensão dos comportamentos de cuidar e ajuda os profissionais e as escolas de enfermagem a melhorar e desenvolver aquela que é uma das competências core da profissão de enfermeiro: o Comportamento de Cuidar.
In Prefácio Prof. Doutor Carlos Marques
[…] Estudar os comportamentos de cuidar dos enfermeiros e os factores que o influenciam não é tarefa de menos importância. Pensar só na complexidade do cuidar em enfermagem, ou seja do que é a enfermagem, é desde logo complexo, como complexo é também descortinar factores influenciadores da percepção dos comportamentos cuidativos dos enfermeiros. A Isabel conseguiu-o, e conseguiu-o bem.
In Prefácio Prof. Doutor Paulo Queirós