Este livro surge na necessidade de compilar um conjunto de informação relevante para a prática de Enfermagem, no contexto da Saúde Mental e Psiquiatria
Carlos Sequeira Edição:1.ª ISBN : 989-558-083-5 |
Síntese do livro
INTRODUÇÃO À PRÁTICA CLÍNICA: DO DIAGNÓSTICO À INTERVENÇÃO EM ENFERMAGEM DE SAÚDE MENTAL E PSIQUIATRIA.
Este livro surge na necessidade de compilar um conjunto de informação relevante para a prática de Enfermagem, no contexto da Saúde Mental e Psiquiatria. Não se pretende com o mesmo, abordar de uma forma exaustiva as diferentes problemáticas expostas, nem tão pouco limitar o campo de observação às mesmas, apenas se pretende fornecer um instrumento aglutinador de alguns conhecimentos considerados fundamentais e relevantes para a prática, fomentando o desenvolvimento do espírito científico e do pensamento reflexivo.
Os diagnósticos e as intervenções de Enfermagem descritas neste livro tiveram por matriz a metodologia e a linguagem preconizada pela Classificação Internacional Para Prática de Enfermagem em articulação com a Classificação Internacional das Intervenções de Enfermagem e a Classificação Internacional dos Resultados de Enfermagem. O seu contributo no Contexto da Enfermagem em Saúde Mental e Psiquiatria, reside nas possibilidades de documentação e reflexão do trabalho autónomo do Enfermeiro sobre a forma de Diagnósticos e Intervenções, de modo a facilitar a construção de indicadores de qualidade de acordo com os ganhos associados ao trabalho dos Enfermeiros.
A revalorização das práticas dos enfermeiros terá como consequência: a promoção da saúde mental, a redução da morbilidade, a diminuição dos custos associados, bem como uma maior satisfação dos profissionais.
É constituído por uma parte teórica que enquadra a Enfermagem em Saúde Mental/Psiquiatria, pela teorização sobre alguns focos de atenção no domínio do auto-conhecimento, dos recursos pessoais e da relação.
Uma parte essencialmente prática que consiste na descrição dos DIAGNÓSTICOS E INTERVENÇÕES DE ENFERMAGEM nos seguintes domínios:
Consciência;
Pensamento;
Memória;
Orientação;
Aprendizagem;
Humor;
Vontade De Viver;
Imagem Corporal;
Auto-Estima;
Autocontrolo;
Coping;
Stresse;
Ansiedade;
Tristeza;
Solidão;
Euforia;
Obsessão;
Alucinação;
Insónia;
Agitação;
Convulsão;
Dor;
Tentativa De Suicídio;
Uso De Álcool;
Uso De Drogas;
Interacção Social/Relação.
É um livro orientado para os enfermeiros do contexto da Saúde mental e Psiquiatria, mas que também pode fornecer contributos para os enfermeiros de outros contextos (oncologia, comunidade, etc.).
Índice: Agradecimentos I PARTE CONSIDERAÇÕES TEÓRICAS RELEVANTES PARA A PRÁTICA DE ENFERMAGEM 1. Introdução II PARTE FOCOS DE ATENÇÃO PARA A PRÁTICA DE ENFERMAGEM 1. Ansiedade III PARTE DIAGNÓSTICOS E INTERVENÇÕES DE ENFERMAGEM 1. Consciência Referências bibliográficas |
Mais informações: http://quartetoeditora.regiaocentro.net/olivro/default.asp?PnIDLivro=352
AUTOR:
Carlos Alberto da Cruz Sequeira
Professor Adjunto: Escola Superior de Enfermagem de São João
Especialista em Enfermagem Saúde Mental e Psiquiátrica
Mestre e Doutorando em Ciências de Enfermagem
Mail: Carlossequeira@esenf.pt