Início Profissão Gerações mais saudáveis? “Dizer não ao tabaco é um dos passos”

Gerações mais saudáveis? “Dizer não ao tabaco é um dos passos”

32
0

“No dia 17 de novembro comemora-se o Dia Mundial do Não Fumador. Porque não pensar em deixar de fumar ou mesmo não começar? O tabagismo é considerado a dependência do consumo de produtos de tabaco, causada pela presença de nicotina, uma substância psicoativa existente nas folhas da planta de tabaco.

 

Todos os produtos de tabaco são nocivos à saúde e provocam dependência, tratando-se, portanto, de um vício que diminui o número de anos de vida do fumador, traduzindo-se em média por menos 10 anos do que os não fumadores. O tabagismo é apontado como a principal causa de morte prematura na União Europeia, sendo responsável por quase 700 mil mortes por ano.

Mas o impacto do tabaco vai além da saúde humana e reflete-se também na pegada ambiental e na sustentabilidade do planeta. Em 2022, o tema do Dia Mundial Sem Tabaco, foi “Tabaco: Envenena o nosso planeta”, procurando alertar para os malefícios da cadeia de produção de produtos de tabaco, desde a produção agrícola, à transformação industrial, ao transporte e distribuição, ao consumo e à emissão de resíduos tóxicos, que contribui para a emissão de gases com efeito de estufa, com reflexo no agravamento das alterações climáticas, dissipando os recursos existentes e prejudicando os ecossistemas.

Notícias ao Minuto Tânia Costa e Teresa Amaral são ocentes da Escola de Enfermagem do Porto © Faculdade de Ciências da Saúde e Enfermagem  
Importante também refletir acerca das beatas de cigarro que contribuem com resíduos tóxicos e produtos químicos que são lançados no ar, nos recursos hídricos e no solo, constituindo ainda uma das principais fontes de poluição dos oceanos.

 

Leia na íntegra em Notícias ao Minuto