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III Congresso de Urgência e Emergência do Alto Tâmega e Barroso

É com enorme satisfação que vos convidamos a participar no III Congresso de Urgência e Emergência do Alto Tâmega e Barroso – Quando o (In)Esperado Acontece. Este evento de destaque realizar-se-á na pitoresca cidade de Chaves, no dia 19 de setembro de 2025, continuando a trajetória de sucesso e excelência estabelecida nas edições anteriores.
Este congresso é dedicado a fomentar o intercâmbio e a atualização de conhecimentos, abordando temas de máxima relevância e atualidade na área de urgência e emergência. Será, mais uma vez, um espaço privilegiado para reconhecer e valorizar o papel fundamental das diversas categorias profissionais que, diariamente, atuam em cenários críticos. Para isso, contaremos com palestrantes conceituados, cuja experiência e saber garantirão momentos de aprendizagem enriquecedores.
O programa científico deste ano promete ser abrangente e dinâmico, contemplando áreas essenciais como urgência/emergência. Adicionalmente, os participantes poderão beneficiar de cursos pré-congresso, mesas redondas interativas, simpósios especializados e análise detalhada de casos clínicos. Estas atividades visam proporcionar uma experiência imersiva, promovendo um verdadeiro ambiente de troca de saberes e construção de conhecimento.
Estamos confiantes de que este congresso será um marco significativo, promovendo o diálogo, a inovação e a excelência na prática clínica. Junte-se a nós neste evento imperdível e venha contribuir para o avanço contínuo no cuidado ao doente crítico.
Aguardamos a sua presença!
Médicos, enfermeiros, técnicos de emergência pré-hospitalar, bombeiros e outros profissionais de saúde
Custo da inscrição
O valor da inscrição apenas no congresso é de 35€.
O valor do pagamento deve incluir a inscrição no jantar, caso a tenha realizado.
O pagamento deve ser efetuado depois de realizar a inscrição, por transferência bancária, com o envio do comprovativo por e-mail para apsatinscricoes@gmail.com, mencionando o nome completo do inscrito.
Dados para transferência:
NIB: 0036 01639 9100 0685 4902
IBAN: PT50 0036 01639 9100 0685 4902
Receberá, alguns dias depois, a validação da inscrição.
Não serão emitidos reembolsos dos valores pagos, salvo em situações, de excepção, previstas na lei.
Certificação
A certificação de presença no congresso será efetuada pelo Centro de Formação da Unidade Local de Saúde de Trás-os-Montes e Alto Douro.
A certificação de presença nos cursos pré-congresso será da responsabilidade das entidades que os vão realizar.
Comissão Organizadora
Ana Maria Carvalho
Ana Maldonado
Ana Rodrigues de Carvalho
Anabela Pimenta
Ana Rita Magalhães
Carla Barroso
Carlos Chaves
Cristiana Sousa
Daniela Azevedo
Fátima Peixoto
Isabel Rodrigues
Jose Carlos Lage
Maria Elisabete Reis
Maria Luís Domingues
Maria Lurdes Santos
Miguel Dias
Miguel Teixeira
Mónica Chaves
Nuno Pires
Pedro Almeida
Sara Ribeiro
Sofia Bernardino
Vera Teixeira
Comissão Científica
Ana Rodrigues de Carvalho
Anabela Pimenta
Carla Barroso
Carlos Ferreira
Cristina Imaginário
Cristiana Sousa
Daniela Azevedo
Fernanda Queiroga
José Lage
Maria Elisabete Reis
Maria Luís Domingues
Marta Rodrigues
Miguel Dias
Nuno Pires
Olivia Cardoso
Sandra Tavares
Sara Ribeiro
Sofia Bernardino
Teresa Magalhães
Vitor Machado
Lotação
Limitada ao número de lugares do auditório.
Submissão de resumos
Os resumos devem ser submetidos através da resposta ao questionário (clica aqui)
Regulamento dos resumos
Pode consultar, seguidamente, as condições gerais sobre a submissão dos resumos.
Condições obrigatórias e cumulativas para submissão de resumo:
1. O tema é referente à urgência/emergência.
2. O resumo é original.
3. O resumo está redigido em português.
4. O resumo não se encontra publicado ou em apreciação, na íntegra ou em partes, em outro evento científico, revista científica, livro de atas ou capítulo de livro.
5. O texto do resumo não tem plágio e cumpre com as regras de referenciação e citação.
6. O resumo descreve com precisão o cumprimento de todos os aspetos ético-legais para realização da investigação.
7. Não haverá direito a revisão do resumo por parte do(s) autor(es) depois da submissão do mesmo.
8. Compete à comissão científica a decisão da devolução dos resumos para correções pontuais.
9. O(s) autor(es) será(ão) notificado(s) por e-mail da aceitação ou recusa do resumo para envio à Comissão Científica, da aceitação ou não aceitação pela Comissão Científica e do tipo de aceitação (para comunicação oral ou póster).
10. Caso o resumo seja aceite (para comunicação oral ou póster), o(s) autor(es) declara(m) aceitar a publicação do resumo em livro de atas (em formato eletrónico com atribuição de ISBN), que será publicado em https://www.apsat.pt.
11. Caso seja aceite a apresentação de comunicação livre ou póster, o(s) autor(es) declara(m) aceitar a elaboração da comunicação oral ou póster de acordo com template a fornecer pela organização.
12. Caso seja aceite a apresentação de póster, o(s) autor(es) declara(m) aceitar a publicação do póster na página https://www.apsat.pt.
13. Todos os autores têm que estar inscritos e ter a inscrição validada à data de submissão do presente resumo.
14. Os autores que sejam palestrantes convidados do presente evento estão dispensados do previsto no ponto 13.
15. Na eventualidade dos autores pertencerem à comissão organizadora ou à comissão científica deste evento, o resumo não é candidato a prémio.
16. Podem integrar a elaboração do resumo um máximo de 5 autores, não sendo permitido a submissão de resumos em nome de pessoa coletiva (entenda-se associações, ordens profissionais e outras entidades similares).
17. A todos os autores será emitida declaração de elaboração de resumo.
Data limite para submissão de resumos: 20 de agosto de 2025, às 23:59h.
Data limite para comunicação da decisão da Comissão Científica: 10 de setembro de 2025, às 23:59h.
Em caso de dúvida, deve contactar-nos para geral@apsat.pt, expondo a situação, previamente à submissão do resumo.









