Início Formasau Enfermagem em Ortotraumatologia

Enfermagem em Ortotraumatologia

162
0
Enfermagem em Ortotraumatologia

Os problemas de saúde provenientes de alterações a nível do sistema locomotor, seja de causa traumática ou não traumática, têm vindo a aumentar nos últimos anos.

Enfermagem em Ortotraumatologia

SUMÁRIO

1 – AVALIAÇÃO DA PESSOA COM ALTERAÇÕES MÚSCULO-ESQUELÉTICAS

2 – MEIOS COMPLEMENTARES DE DIAGNÓSTICO EM ORTOTRAUMATOLOGIA

3 – LESÕES TRAUMÁTICAS DO APARELHO LOCOMOTOR

4 – INTERVENÇÕES DE ENFERMAGEM A PESSOAS SUBMETIDAS A TRACÇÃO

5 – INTERVENÇÕES DE ENFERMAGEM NA IMOBILIZAÇÃO GESSADA E/OU COM LIGADURAS

6 – INTERVENÇÃO DE ENFERMAGEM À PESSOA SUBMETIDA A TRATAMENTO CIRÚRGICO ORTOPÉDICO E TRAUMATOLÓGICO

6.1 – Artroplastia da Anca

6.2 – Artroplastia do Joelho

6.3 – Fracturas do terço superior do Fémur

6.4 – Lesões do Ligamento cruzado anterior

7 – INTERVENÇÕES DE ENFERMAGEM EM PESSOAS COM ALTERAÇÕES DA MOBILIDADE DO OMBRO

8 – CUIDADOS DE ENFERMAGEM À PESSOA COM PROBLEMAS ARTICULARES DEGENERATIVOS

9 – CUIDADOS DE ENFERMAGEM À PESSOA SUBMETIDA A AMPUTAÇÃO

10 – CUIDADOS DE ENFERMAGEM NOS TUMORES ÓSSEOS

NOTA EDITORIAL

Os problemas de saúde provenientes de alterações a nível do sistema locomotor, seja de causa traumática ou não traumática, têm vindo a aumentar nos últimos anos. Para acompanhar esta situação têm sido desenvolvidos novos métodos de diagnóstico e tratamento que têm contribuído para reduzir os riscos de intervenção cirúrgica e outras intervenções mais conservadoras, diminuindo os tempos de internamento e de imobilização, permitindo níveis de cuidados mais eficazes e de melhor qualidade.

Esta situação exige dos profissionais de saúde uma actualização de conhecimentos contínua e permanente, pois só assim poderão prestar melhores cuidados, prevenir, manter e aumentar a capacidade funcional das pessoas e famílias, contribuindo para uma melhor qualidade de vida.

Este livro é constituído por uma colectânea de textos de diversos autores a nível nacional, provenientes de vários serviços de ortopedia e traumatologia, com experiências diversas e porventura alguns dos melhores especialistas de enfermagem nesta área clínica.

Pretende-se analisar e reflectir, embora duma forma sintética e global, sobre alguns dos métodos de avaliação mais usados, sobre alguns dos problemas mais comuns das pessoas que recorrem aos nossos serviços de ortopedia e traumatologia, sejam eles a nível hospitalar ou a nível comunitário, e as principais intervenções de enfermagem para minimizar os referidos problemas.

Esta publicação, sem substituir a consulta de outras obras, apresenta uma estrutura e organização, com capítulos independentes, mas interrelacionados entre si, ilustrado com imagens e quadros, permitindo aos profissionais de saúde, nomeadamente, aos enfermeiros, aos estudantes de enfermagem e docentes que se interessam por esta área, relembrar, adquirir, aumentar e completar os seus conhecimentos técnico-cientificos.

Terminamos esta nota, agradecendo a participação e colaboração dos diversos enfermeiros que permitiram a concretização deste projecto.

Os Coordenadores de Edição