Em termos gerais, o que há de comum entre os diversos conceitos é a criação de emprego, capacidade de inovação, aproveitamento de oportunidades e conquista de ganhos substanciais para os cidadãos e para a sociedade.
Sumário
1. INTRODUÇÃO
2. PROFISSÃO E PROBLEMÁTICAS DO TRABALHO
3. DA AUTONOMIA AO EMPREENDEDORISMO
4. EMPREENDEDORISMO: CONCEITOS E TEORIAS
5. EMPREENDEDORISMO EM ENFERMAGEM: QUE MODALIDADES?
6. CONCLUSÃO
7. BIBLIOGRAFIA
Prefácio
“Fruto do processo de globalização, de difusão da informação e de circulação de pessoas e de bens, as sociedades confrontam-se com realidades e desafios que tendem a repetir-se com alguma similaridade, embora as matrizes culturais continuem a condicionar os processos sociais e económicos.”
“O termo Empreendedorismo é utilizado com diversos significados, até porque se enquadra numa área profundamente condicionada por valores e ideologias. Em termos gerais, o que há de comum entre os diversos conceitos é a criação de emprego, capacidade de inovação, aproveitamento de oportunidades e conquista de ganhos substanciais para os cidadãos e para a sociedade. Atribui-se a Richard Cantillon (1697-1734) a introdução deste termo, embora esta “paternidade” seja frequentemente atribuída a outros autores. Um dos mais citados é Schumpeter.”
In Nota de Apresentação