O Centro de Atendimento Clínico de Sete Rios atendeu mais de 10 mil utentes desde que entrou em funcionamento, em agosto de 2024.
Em comunicado enviado às redações, a Unidade Local de Saúde Santa Maria, em Lisboa, avança que o primeiro centro de atendimento clínico (CAC) a abrir no país deu resposta a um total de 10.179 utentes entre 1 de agosto e 13 de fevereiro.
O CAC de Sete Rios já realizou 703 atendimentos, numa média de 54 utentes por dia, apenas durante o mês em vigor, o que considera “um aumento expressivo em relação às primeiras semanas de funcionamento, que demonstra uma cada vez maior adesão da população a esta resposta de proximidade”.
Entre estes atendimentos, o centro divulga que teve apenas necessidade de encaminhar 59 utentes (0,5% do total) para a Urgência de Santa Maria, números que considera que demonstram a adequação da referenciação para o Centro de Atendimento Clínico, com um balanço geral de rapidez na resposta e satisfação por parte dos utentes e profissionais.
A ULS referiu também que desde o início da atividade do Centro de Sete Rios as equipas “realizaram ainda perto de 1.500 exames de diagnóstico, entre análises, raio-X e eletrocardiogramas, garantindo acesso alargado a cuidados de saúde”.
O CAC de Sete Rios funciona sete dias por semana, entre as 08h00 e as 20h00, e conta com uma equipa de médicos, enfermeiros, técnicos de diagnóstico e terapêutica, assistentes administrativos e técnicos auxiliares de saúde e com os adequados meios de diagnóstico.
Segundo a mesma nota, o centro pretende dar resposta aos cidadãos “em situações de menor gravidade” para resolver “a sua situação de saúde de forma mais rápida e confortável”.
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