“O centro de saúde sofreu várias obras, nomeadamente nas acessibilidades, com novos acessos, parque de estacionamento, passeios e jardim. Ainda no exterior foi colocada nova iluminação, com lâmpadas LED”, adiantou João Valério.
No edifício em si e no seu interior, acrescentou o autarca, foram requalificados os gabinetes, pintadas as paredes, substituídas a iluminação e as janelas e instalados painéis solares, “tudo a pensar na eficiência energética” das instalações.
“Também reabrimos a antiga porta principal do centro de saúde, que com a covid-19 passou a ficar fechada, e era usada a porta das urgências, e agora voltamos ao acesso pela secretaria. Hoje também entregamos a viatura para os domicílios”, adiantou.
Estas obras de requalificação contaram com um investimento “de cerca de 800 mil euros, praticamente todo ele financiado pelo PRR [Plano de Recuperação e Resiliência]”, acrescentou.
O Município de Oliveira de Frades, no distrito de Viseu, “contribuiu com muito pouco, cerca de 50 mil euros”, essencialmente no exterior, “nos jardins e arranjos”, notou João Valério
Na inauguração da requalificação, hoje, participou o ministro da Presidência, António Leitão Amaro.
O Centro de Saúde de Oliveira de Frades, que alberga a Unidade de Saúde Familiar (USF) de Lafões, conta com “seis a sete médicos e seis enfermeiros” e funcionários administrativos.
Estas unidade “servia cerca de 10.500 utentes, mas tendo em conta que a população migrante tem vindo a crescer no concelho, atualmente, serve, com certeza, mais de 11 mil utentes”, estimou João Valério.
Leia Também: Famalicão investe 2,6 milhões na requalificação do Centro de Saúde