Início Entrevistas Carlos Cargaleiro | 10 anos de FE

Carlos Cargaleiro | 10 anos de FE

157
0

O meu primeiro contacto com o Fórum Enfermagem foi através do website, em 2004. No entanto, ao longo deste últimos anos, tive a oportunidade de conhecer algumas das pessoas que estiveram por detrás do projecto e posso expressar a sua dedicação.

Para mim, este tem sido um dos seus principais trunfos: Trata-se de um sítio na Web onde todos os interessados em Enfermagem são bem-vindos e onde se pode discutir de uma forma educada diferentes pontos de vista relativos à profissão, ainda que as nossas opiniões não sejam por vezes consensuais.

Em 2004, a Enfermagem estava numa fase de grande mudança, com muitos enfermeiros a realizar o complemento de formação em Enfermagem para a obtenção do grau de licenciatura, e outros tantos a avançar para pós-graduações, mestrados e até doutoramentos. Foi uma fase de muita reflexão, de muitos projectos, muitas ideias a serem discutidas diariamente, muitos sonhos e aspirações para o futuro a serem expressadas. Muitas amizades nasceram nestas páginas, muitas sinergias se estabeleceram aqui.

Nessa altura, não havia muitos espaços na Web onde de uma forma democrática, qualquer membro pudesse exprimir os seus pensamentos, que fosse frequentado por um grande número de enfermeiros e estudantes de enfermagem. Porventura ainda hoje, mesmo com o aparecer de mais sítios e das plataformas sociais, semelhante espaço exista na Net portuguesa.

No meio de tantas alterações que afectaram o País, a Enfermagem e a Saúde em Portugal nos últimos 10 anos, em que se viu aumentar o número de Enfermeiros em exercício, também se viu crescer o número de Enfermeiros a procurar novos formas de intervenção na sociedade, demonstrando exemplos de empreendorismo e de não submissão à adversidade que demonstram o grande valor da formação feita em Portugal e do exercício aqui realizado.

O reconhecimento social do Enfermeiro como elemento activo na equipa de saúde evoluiu claramente para o português comum nestes últimos anos, ainda que por vezes este reconhecimento pareça ser menos evidente entre as elites. Muitos enfermeiros sentem manifesta preocupação com o seu futuro e dos seus familiares, amigos e colegas. Também nisso este fórum tem sido um espaço de convívio onde os seus membros podem procurar apoio e suporte.

Na minha opinião, é preocupante o cansaço manifestado por muitos dos que actualmente exercem; a saída da Enfermagem para outras profissões; assim como o número crescente dos que procuram novas experiências profissionais além fronteiras.

Eu encontro-me entre os fizeram essa opção. Após quase 20 anos de exercício, optei por procurar uma nova realidade laboral noutro país da União Europeia. Esta decisão tem-me permitido uma evolução profissional que já não julgava possível.

O participar regularmente no Fórum Enfermagem tem sido uma das formas de me manter em contacto com a Enfermagem em Português. Tem sido uma forma de continuar presente, de me manter actualizado em relação aos problemas e aspirações da Enfermagem Portuguesa. Tem sido também uma forma de retribuir o apoio sempre manifestado por muitos dos que se cruzaram comigo nestas páginas.

Os meus votos que este espaço permaneça por mais 10 anos; onde todos os interessados possam continuar a trabalhar por uma Enfermagem Melhor.

Carlos (Karl)