Início Profissão Caminhadas curtas vs longas. O que é melhor para o coração? A...

Caminhadas curtas vs longas. O que é melhor para o coração? A resposta

77
0

A caminhada é um dos exercícios mais básicos que pode fazer. São vários os benefícios e a verdade é que não precisa de grandes equipamentos. Na hora de partir para este exercício, prefere fazer uma mais longa ou várias curtas? A verdade é que uma delas traz mais benefícios para a saúde do seu coração.

 

Segundo um estudo recente publicado no Annals of Internal Medicine, caminhadas mais longas são mais benéficas para a saúde cardiovascular do que muitas mais curtas. Os resultados até são melhores para quem não faz muito exercício.

De acordo com a investigação, caminhar pelo menos 15 minutos sem parar é o ideal, o que equivale a cerca de 1.500 passos seguidos. O estudo analisou mais de 33 mil pessoas com idades entre os 40 e os 79 anos que caminhavam menos de oito mil passos por dia. Foram acompanhadas ao longo de oito anos.

Como melhorar a saúde do coração com caminhadas

Concluíram que pessoas que caminhavam percursos mais longos tinham menor risco de vir a ter problemas cardíacos do que as pessoas que optavam por caminhadas curtas.

“Tendemos a colocar toda a ênfase no número de passos ou na quantidade total de caminhada, mas negligenciamos o papel crucial dos padrões, por exemplo, a forma como a caminhada é feita”, começa por dizer à BBC Emmanuel Stamatakis, um dos autores do estudo. 

 

Leia na íntegra em Notícias ao Minuto