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B.D.U.M.S. – Base de Dados da Unidade Móvel de Saúde

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Artigos de Autor

Estamos na Era da Informação e das Novas Tecnologias, os Serviços de Saúde do País encontram-se num processo de informatização global e é pertinente que novos progressos sejam feitos, de forma a melhorar a qualidade da prestação de cuidados.

: : :  INTRODUÇÃO  : : :

> O Projecto

A B.D.U.M.S., Base de Dados da Unidade Móvel de Saúde, surgiu como uma forma de satisfazer uma necessidade do Centro de Saúde de Mangualde: compilar, agrupar e armazenar os dados dos utentes que utilizam a Unidade Móvel de Saúde e de forma fácil e rápida seleccionar, pesquisar e obter relatórios sobre grupos de risco.

Nessa medida, surgiu, no âmbito de um projecto de estágio de Saúde Comunitária, a ideia de criação de uma base de dados que satisfizesse essas mesmas necessidades.

Foi desenvolvida e programada na íntegra por Pedro Miguel Machado (actualmente enfermeiro) em linguagem de alta programação: Microsoft Visual Basic 6, Microsoft Access 2003 e SQL, com milhares de linhas de programação. Contou com a colaboração de Miguel Ribeiro (actualmente enfermeiro), do Enfermeiro Artur Jorge, do Enfermeiro Fernando Júlio e de Bruno Batista (actualmente enfermeiro) na definição de campos de recolha de dados e de Rui Santos (actualmente engenheiro bacharel e aluno do 5º ano de Licenciatura em Engenharia de Sistemas e Informática na ESTV).

> Lançamento

Estamos na Era da Informação e das Novas Tecnologias, os Serviços de Saúde do País encontram-se num processo de informatização global e é pertinente que novos progressos sejam feitos, de forma a melhorar a qualidade da prestação de cuidados. Foi então em 6 de Março de 2006 que nasceu a B.D.U.M.S., e testada na unidade móvel do Centro de Saúde de Mangualde. Actualmente encontra-se em funcionamento nas Unidades Móveis dos Centros de Saúde de Mangualde, Vouzela e Moimenta da Beira.

Esta Base de Dados pretende reunir a informação dos contactos com os diferentes utentes, podendo agrupá-los segundo diversos parâmetros. Facilmente se consegue fazer uma pesquisa e seleccionar o utente já inscrito e chamar para a tela do computador o seu histórico de contactos, bem como alterá-las, removê-las ou adicionar uma nova. Poder-se-ão também realizar relatórios de grupos de risco, bem como da relação de utentes existentes na base de dados, de acordo com uma prévia filtragem. Estes relatórios poderão ser posteriormente impressos.

: : :  INSTALAÇÃO  : : :

> Ambiente Windows

A instalação da BDUMS é semelhante a qualquer programa actual para ambientes MS Windows, podendo posteriormente reparar ou desinstalar a aplicação.

> Configuração inicial

Quando se executa pela primeira vez, é pedido onde se pretende que o ficheiro onde todos os dados serão guardados fique localizado e posteriormente é pedido uma palavra-passe de administrador.

Esta localização pode ser posteriormente alterada. Isto permite que num sistema em rede, se possa ter vários computadores com a BDUMS instalada e com a possibilidade de todos acederem ao ficheiro, a partir de vários terminais.

: : :  FUNCIONALIDADES  : : :

> Acesso

A BDUMS encontra-se protegida por duas palavras-passe, uma de administrador, que permitirá realizar alterações, bem como apagar utentes e registos da base de dados, entre outras funções não acessíveis com a palavra-passe de utilizador normal, o qual realizará a criação de novas fichas de utentes e adicionará novos registos.

> Painel de Administrador

Ao se aceder à BDUMS pela palavra-passe de administrador, temos à nossa disposição um painel de funções acoplado ao programa para rapidamente realizarmos alterações ao programa. Entre as funções disponíveis temos:

  • Alteração de palavras-passe (de administrador e de usuário);

  • Configurações gerais (localização do ficheiro base de dados, mostragem ou não de avisos/observações, personalização dos títulos dos cabeçalhos dos relatórios);

  • Backups (permitire realizar cópias de segurança, de forma a salvaguardar a integridade dos dados e evitar a sua perda)

  • Relatórios e Pesquisa Avançada de Identificação (permite o cruzamento de quaisquer dados, através de filtragens exaustivas para obter dados mais relevantes; ex: quais os utentes da freguesia X que são hipertensos e têm TA Sistólica > 170 e falham na medicação… entre outros; estes relatórios podem ainda ser exportados para o mais recente formato de partilha de dados: XML; foi ainda adicionado uma folha de estilos CSS para visualização do XML como se de uma página de internet se tratasse, óptimo para visualização em PDAs).

  • Gestão de várias listagens predefinidas que aparecem ao longo do programa para seleccionar como: freguesias, médicos, tipos de consultas de enfermagem, tipos de contracepção, tipo de vacinação, possíveis encaminhamentos. Nestes painéis pode-se adicionar ou remover as entradas efectuadas.

> Novo Utente

A adição de um novo utente à base de dados é fácil, simples e rápida e possui certos campos obrigatórios. A ficha do utente, ao ser registada, é-lhe atribuída uma codificação interna que permite definir que aquele utente é único, isto é, podemos ter utentes sem número de cartão de utente e com nomes iguais e da mesma freguesia, nascidos no mesmo dia, sendo do mesmo género e mesmo assim a base de dados consegue distinguir os utentes através dessa codificação que é única e não repetida mesmo no caso desse utente ser removido da base de dados; ou até mesmo alterar-se toda a identificação da ficha do utente que a base de dados continua a associar a ficha ao utente real, e as respectivas consultas.

> Alterar Utente

Poder-se-á também, mesmo sem a palavra-passe de administrador, alterar os dados pessoais do utente, numa janela igual à de adicionar um novo utente.

> Pesquisa de Utentes

Neste painel encontra-se o motor de busca da BDUMS, permitindo pesquisar os utentes que têm uma ficha criada na base de dados. Esta pesquisa pode ser filtrada de modo cruzado por nº de cartão de utente, nome, ano de nascimento, sexo, médico de família, freguesia, se é ou não hipertenso ou diabético ou se está a ser ou não  seguido pela assistência social. Ainda permite a ordenação dos resultados por nº de cartão, freguesia, nome, sexo, freguesia, data de nascimento, de forma ascendente ou descendente.

A partir dos resultados (dá informação do número total de resultados), obtém-se assim a lista de utentes pretendida quem se pode proceder à sua impressão numa folha personalizada com cabeçalho e rodapé, com a informação devidamente formatada; pode-se exportar os dados obtidos para o formato XML e eventualmente visualizá-los, devido à existência de uma folha de estilos CSS que proporcionará a sua visualização com o aspecto de um página da Web.

A selecção de um utente na listagem dos resultados, permitirá a alteração dos dados presentes na ficha individual, a remoção desse utente da base de dados e das suas consultas associadas e permitirá também a visualização do historial de consultas ou a criação de uma nova consulta.

> Nova Consulta

Clicando em “nova consulta”, serão exibidos alguns avisos, caso tenham sido anteriormente adicionados ou activados, como por exemplo assinalar se a utente está em idade fértil ou não (à semelhança do programa SINUS). Alguns campos estarão activos e outros não, mediante se o utente em questão for do género masculino ou feminino ou se estiver assinalado como  diabético (a) ou hipertenso (a).

Os campos de recolha de dados foram seleccionados com base em necessidades levantadas em anteriores consultas. Essas mesmos porão ser visualizadas na imagem. Uma funcionalidade inovadora é o facto de se poder ter uma escala da dor electrónica e um botão que não só dá o valor de IMC (se for introduzido um valor de peso e de altura) como também diz onde se situa na escala e os riscos.

> Historial de Consultas

O historial de consultas é semelhante ao painel de registo de nova consulta, no entanto, dispõe de uma listagem de consultas anteriores que poderá ser ordenada por data de forma ascendente ou decrescente. As consultas poderão também ser alteradas ou removidas pelo administrador.

> Dados Estatísticos

A possibilidade de se obter dados estatísticos em termos quantitativos dos dados inseridos é uma mais valia. Depois de um dia na unidade móvel, o enfermeiro poderá no dia ou noutro verificar quantas e que actividades realizou.

> Calendário

Neste painel o administrador pode fazer as marcações das saídas da Unidade Móvel e a que freguesias irá, bem como se será no tempo da manhã ou no da tarde.

O enfermeiro pode consultar nesse calendário a que freguesias irá nesse dia e eventualmente dizer aos utentes quando voltará (se já estiver programado).

> IMC

A Unidade Móvel pode ser rentabilizada também em campanhas de rastreios. Nesse sentido possui uma calculadora do IMC com as última classificação da OMS. Possui ainda a possibilidade de ligar uma impressora ao computador e imprimir os resultados, de forma a que a pessoa possa levar para casa.

> Avisos

Esta opção permitirá permitirá que se associem avisos às fichas dos utentes. Por exemplo, um utente esqueceu-se do seu cartão de Hipertenso, onde tinha um historial de registos de valores de tensão arterial, e o enfermeiro X associa um aviso à ficha do utente. O enfermeiro Y, numa nova consulta ao mesmo utente, quando clica em “nova consulta”, verá no ecrã o aviso (aspecto de alerta) que o enfermeiro X deixou, permitindo assim que o enfermeiro seguinte tenha esse conhecimento e peça novamente o cartão ao utente.

: : :  CONCLUSÃO  : : :

> Finalidade

A BDUMS foi desenvolvida originalmente para o Centro de Saúde de Mangualde, no entanto, está também preparada para ser aplicada em outros Centros de Saúde, com o devido consentimento e não violando a autoria da mesma.

Neste momento está a ser utilizado pelos Centros de Saúde de Mangualde, Moimenta da Beira e Vouzela.

A BDUMS foi tema de discussão numa conferência intitulada “Tecnologia e Saúde: A experiência do Centro de Saúde de Mangualde” na Escola Superior de Saúde de Viseu, saindo esta em destaque mensal de Março 2006 do Forumenfermagem.

> Agradecimentos

Um agradecimento ao Enf. Júlio Pinto, chefe do Centro de Saúde de Mangualde, que desde o início apoiou este projecto, bem como toda equipa de enfermagem que disponibilizou meios e tempo para a conclusão deste projecto

> Site Oficial

Visite o site oficial da B.D.U.M.S. em bdums.forumenfermagem.org

NOTA: Esta documentação não é substituta de uma formação em serviço.