Início Formasau A Influência da Família e da Escola na Sexualidade do Adolescente

A Influência da Família e da Escola na Sexualidade do Adolescente

253
0
A Influência da Família e da Escola na Sexualidade do Adolescente

Estas temáticas constituem um particular interesse na medida em que o actual contexto preconiza uma efectiva educação sexual nas instituições escolares.

A Influência da Família e da Escola na Sexualidade do Adolescente

JOSÉ VILELAS é licenciado em Enfermagem pela Escola Superior de Enfermagem S. João de Deus, em Évora. É pós-graduado em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica pela Escola Superior de Enfermagem S. Vicente Paulo, em Lisboa.

O seu percurso académico contempla, ainda, o Mestrado em Saúde Escolar e o Doutoramento em Novos Contextos de Intervenção Psicológica em Educação, Saúde e Qualidade de vida.

Possui, também, a licenciatura em Organização e Gestão de Empresas pela Universidade Moderna.

É Professor Adjunto na Escola Superior de Saúde Egas Moniz, em Almada, onde é responsável pelas cadeiras de Enfermagem à Criança e de Investigação.

Actualmente é investigador na Unidade de Investigação e Desenvolvimento de Enfermagem (UI&DE), da Escola Superior de Enfermagem de Lisboa – ESEL.

Este livro, resultado de um estudo de investigação, pretende evidenciar o facto de a sexualidade não consistir somente no acto físico de um só momento, mas que é  uma componente importante na vida do adolescente, a qual envolve sentimentos, sensações, desejos, emoções e sonhos. O propósito desta obra é proporcionar a informação básica necessária para determinar a profundidade da experiência sexual dos adolescentes e facilitar uma descrição objectiva da realidade da conduta, atitudes, opiniões dos próprios adolescentes, pais e professores.

Cada capítulo analisa distintos aspectos da educação sexual: o desenvolvimento dos adolescentes, a desigualdade de género, o papel da família e da escola na educação sexual dos adolescentes e a prevenção dos comportamentos de risco. Estas temáticas constituem um particular interesse na medida em que o actual contexto preconiza uma efectiva educação sexual nas instituições escolares.