Início Entidades A Fundación Index e a promoção do conhecimento enfermeiro no contexto Ibero-americano

A Fundación Index e a promoção do conhecimento enfermeiro no contexto Ibero-americano

110
0
A Fundación Index e a promoção do conhecimento enfermeiro no contexto Ibero-americano

A principal característica que identifica Index é o seu carácter aberto e colaboracionista, que envolve a mais de trinta entidades nacionais e internacionais com as que tem assinados convênios de cooperação e intercâmbio científico.

Manuel Amezcua

Presidente de la Fundación Index

A Fundación Index é uma das entidades científicas com maior repercussão na enfermagem nacional e internacional, destacando-se as suas acções de promoção da investigação de cuidados de saúde no contexto Ibero-americano. Desde meados dos anos oitenta tem vindo a trabalhar na gestão do conhecimento enfermeiro desenvolvendo linhas e grupos de investigação, gerando bases de dados bibliográficas, realizando actividades formativas (cursos, seminários, actividades teórico-prácticas presenciais, ensino à distância, etc) e promovendo reuniões científicas, destacando-se a sua preocupação pela componente cultural dos cuidados e a humanização da saúde.

O projecto Index nasceu no ano de 1987 pela iniciativa dum grupo de profissionáis vinculados ao Serviço Andaluz de Saúde, que assumiram a investigação como uma estratégia para o desenvolvimento das mudanças propugnadas pela reforma sanitària. Estatutariamente constituiu-se como uma Sociedade Científica, “Centro de Documentação em Enfermagem Comunitária”, com o objectivo de desenvolver linhas de investigação no campo da documentação científica em enfermagem. Em 1994 converteu-se numa Fundação Privada sem fins lucrativos e amplía consideravelmente o seu campo de acção incorporando a investigação em outras áreas (história, identidade, cultura dos cuidados, etc) e liderando alguns dos movimentos mais importantes dos nossos días como a enfermagem baseada na evidência, a investigação qualitativa em saúde ou a antropología dos cuidados.

Na actualidade Index é gerida por uma Junta Directiva que representa ao Patronato Rector da Fundação e conta com o apoio dum Conselho Científico, constituído por membros de reconhecido prestígio no âmbito científico e académico que actúan como consultores. Index conta também com membros protectores, entre os quais encontram-se pessoas que ocupam diversos cargos públicos e autoridades de diferentes instituições académicas e sociedades científicas de âmbito nacional e internacional. O protectorado é exercido pela Consejería de Gobernación da Junta de Andalucía. A Fundação nutre-se dos fundos aportados pelos membros, dos que derivam das actividades científicas que promove e das subvenções de entidades públicas e privadas, com algumas das quais tem assinados convénios de colaboração.

A principal característica que identifica Index é o seu carácter aberto e colaboracionista, que envolve a mais de trinta entidades nacionais e internacionais com as que tem assinados convênios de cooperação e intercâmbio científico.

Morada Calle Horno de Marina, 2, 3º 2 18001 Granada ESPANHA
Morada postal Apartado de correios nº 734 18080 Granada ESPANHA
Telefone e fax  34-958-293304
E-mail secretaría
Web: www.index-f.com

Acreditações e reconhecimentos

  • Declaração de utilidade pública pela Consejería de Educación y Ciencia da Junta de Andalucía, Espanha.

  • Centro colaborador das Universidades de Granada, Alicante, Islas Baleares e Zaragoza, Espanha.

  • Centro colaborador do Serviço Andaluz de Saúde.

Onde fica Index?

Index tem a sua sede administrativa num edificio de época situado no centro histórico da cidade de Granada, perto do local onde São Jõao de Deus estabeleceu o primeiro hospital para pobres.
A Casa de Mágina, sede para actividades científicas e docentes, localiza-se no Parque Natural de Sierra Mágina, na provincia de Jaén, Andalucía, Espanha.

A sede Index-Norte sitúa-se na cidade de Zaragoza, na escola Universitária de Ciências da Saúde.

Index tem ainda centros colaboradores em outros países europeus e Latino-americanos, em Universidades e outros centros com os quais mantém convênios de cooperação.

Objectivos da Fundação

1. Contribuir para o desenvolvimento do estudo dos cuidados de saúde desde uma perspectiva multidisciplinar, incluindo o enfoque clínico, sociológico, antropológico e histórico.

2. Promover acções para apoiar a investigação no campo dos cuidados de saúde realizada por grupos de investigadores, associações ou sociedades científicas sem fins lucrativos.

3. Melhorar a difusão da informação científica especializada em cuidados de saúde, favorecendo a acessibilidade de profissionais e investigadores às fontes e fundos de documentação.

4. Facilitar os meios para a formação e acessoria dos profissionais e investigadores, com especial enfoque ao uso de ferramentas de investigação e a capacitar a redação científica.

5. Desenvolver projectos que motivem a participação dos sectores sociais no âmbito da Saúde Comunitária, propiciando linhas de trabalho conjunto com associações de ajuda mútua, associações de vecinhos, associações de mulheres e jovens, e outros colectivos surgidos no seio da comunidade.

6. Realizar actividades relacionadas com a cooperação ao desenvolvimento e fomento da solidariedade entre os povos ou à sensibilização à população dos países desenvolvidos da situação do Terceiro Mundo, com especial referência ao fomento do papel da mulher como cuidadora e educadora , à atenção materno-infantil, ao apoio a jovens marginalizados, idosos, etc e em geral ao apoio e promoção de acções de saúde comunitária e educação para a saúde e o desenvolvimento, que ajudem a fomentar a igualdade e a dignidade humana.

Postulados de Index

A estratégia de Index para promover e divulgar a investigação em Enfermagem abarca o ciclo completo de produção de conhecimento enfermeiro, com acções de construção teórica, descobrimento (investigações primárias e secundárias) e aplicações práticas, que se realizam desde os seguintes postulados:

– Realiza-se desde a diversidade de teorias, de disciplinas, de métodos e de culturas, adoptando a complementariedade como estratégia de integração do conhecimento.

– A independência do projecto Index permite trabalhar desde uma posição de livre pensamento que estimula a crítica e a criatividade,  deixando à margem dogmatismos académicos ou políticos.

– Parte do reconhecimento da validez da língua espanhola para a expressão científica e reivindica a sua potencialidade para gerar conhecimento próprio e válido universalmente, adoptando uma posição crítica perante a hegemonia excluinte de outras áreas linguísticas e geográficas.

– Concebe-se desde a periferia, no sentido geográfico e disciplinar, já que reclama a capacidade científica dos sectores sociais menos favorecidos pelo desenvolvimento tecnológico e invisíveis para a ciência hegemónica.

– O projecto Index é uma criação e uma construção produzida por e para os investigadores, embora esteja aberta à diversidade de opiniões e aportações. Não tem fins lucrativos pelo que todos os profissionais vinculados à Index desenvolvem a sua actividade de colaboração de maneira altruísta, supondo uma filosofia de redes sem barreiras que reúne o esforço duma dialéctica criativa e colectiva.

Grupos de Investigação 

Grupo de Estudos Documentàis de Enfermagem

Laboratório de Investigação Qualitativa

Observatório de Enfermagem Baseada na Evidência

Rede Internacional de História e Pensamento Enfermeiro

Conselho Ibero-americano de Editores de Revistas de Enfermagem e Afins (CIBERE)

Proyectos e actividades

Reuniões Científicas Periódicas 

  • Jornadas Científicas da Fundação Index (Documentação Científica e Cuidados de Saúde; O Diagnóstico de Enfermagem em Espanha; O diálogo entre leitores, autores e editores científicos; Alma-Ata vinte anos depois; Os jovens e a saúde; Cuidados de Enfermagem numa Sociedade Multicultural; As enfermeiras e as Organizações: encontros e desencontros; Historia, magistra vitae; Antropología dos Cuidados; etc)

  • Conferéncia Ibero-americana de Editores de Revistas de Enfermagem

  • Reunião sobre Investigação Qualitativa em Saúde (A Investigação Participativa em Saúde, Metodologías para um análise social e cultural dos cuidados, A entrevista em profundidade, Os modos de análise em investigação qualitativa, Os estudos etnográficos nas instituições sanitárias, Enfermagem e História Oral, etc)

  • Reunião sobre Enfermagem Baseada na Evidência

  • Reunião de Responsáveis de Investigação em Enfermagem de Instituições Sanitárias

  • Encontros Ibero-americanos sobre Cooperação e Saúde

  • Encontro de Enfermeiras e Enfermeiros Antropólogos

  • Reunião Forándalus de Promoção da Investigação em Enfermagem

  • As Segundas-feiras Científicas de Index