Início Artigos de Autor Escala de Classificação das Perdas Sanguíneas através da Urina

Escala de Classificação das Perdas Sanguíneas através da Urina

124
0
Artigos de Autor

As perdas sanguíneas através do cateter urinário/algália são uma situação comum no pós – operatório das intervenções cirúrgicas no cliente urológico, bem como nos clientes com tumores vesicais e outros do sistema urogenital

Eurico Fraga
Enfermeiro ORL/Urologia 6ºPiso, Hospital Egas Moniz

Uma dificuldade dos profissionais de Saúde que trabalham no serviço de Urologia revela-se na uniformização dos critérios de classificação das hematúrias (perdas sanguíneas através do sistema urogenital). Isto pois geralmente as hematúrias são geralmente classificadas apenas tendo em conta serem macroscópicas ou microscópicas. Nesse sentido achou-se pertinente criar uma escala que permitisse então a uniformização da classificação em relação às hematúrias macroscópicas.

As perdas sanguíneas através do cateter urinário/algália são uma situação comum no pós – operatório das intervenções cirúrgicas no cliente urológico, bem como nos clientes com tumores vesicais e outros do sistema urogenital. O objectivo do enfermeiro que cuida do cliente com perdas sanguíneas é manter a permeabilidade da algália. A presença de coágulos intravesicais pode perpetuar as perdas sanguíneas. Esta situação pode ser reduzida recorrendo à irrigaçãoda bexiga, que pode ser Irrigação Vesical Continua e/ou à irrigação Vesical Sob Pressão.

Todo o conjunto de cuidados de Enfermagem contribui significativamente para os “ganhos em saúde” dos clientes. Daí a importância da classificação, que será apresentada de seguida, para os cuidados de enfermagem.

Objectivo

– Uniformizar os critérios quanto a classificação das perdas sanguíneas, de acordo com a escala (Perdas sanguíneas em Grau muito elevado, elevado, moderado e reduzido).

A urina deve portanto ser classificada, de acordo com a cor da mesma e o aspecto, variando desde uma urina: vermelha escura, quase acastanhada até uma urina quase clara.

Quadro de Classificação das perdas sanguíneas através da urina

Cor da urina

Classificação

Vermelha escura com coágulos em grande quantidade com urina viscosa.

Grau muito elevado

Vermelha com ou sem coágulos

Grau elevado

Rosada viva

Grau moderado

Levemente rosada, quase clara

Grau Reduzido

Conceitos

1- Perda Sanguínea: É um tipo de Função Vascular com as características específicas: perda de sangue a partir do sistema vascular associada à lesão de um ou mais vasos sanguíneos, fluxo de sangue através de um orifício ou de uma solução de continuidade da pele ou de uma cavidade, órgão ou espaço entre os tecidos.

2- Irrigar: É um tipo de lavar com as características específicas: lavar alguma coisa com fluxo constante de líquido.

3- Irrigar sob pressão: é um tipo de lavar com as características específicas: Limpar ou lavar com um fluxo de água sob pressão.

Bibliografia Utilizada

  • ALKEN Carl-Erich, SOKELAND Jurgen- Urologia, Guia de Diagnótstico e Terapêutica; Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian, 1984

  • BOenges, Marrilynne, MOORHOUSE, Many Francês, GEISSLER, Alice. Plano de cuidados em Enfermagem, Rico, 5.ª edição, Editora Guanabara, 2003.

  • Concelho Internacional de Enfermeiras (2000) . CIPE – Classificação Internacional para a Prática de Enfermagem – versão β2: Lisboa . Gráfica 2000

  • Concelho Internacional de Enfermeiras (2005) . CIPE – Classificação Internacional para a Prática de Enfermagem – versão 1.0: Lisboa . Gráfica 2006
    PITREZ A.B Fernando, COLLS Sérgio R. Pionner – Pré e Pós Operatório em Cirurgia Geral Especializada. Porto Alegre, ARTMED, 1999, ISBN 857307-481-7.

  • RESNICK Artin, NOVICK Andrew C. Segredos em Urologia, Porto Alegre, Artes Médicas, 1996.