Início Em análise 3 Anos de Forumenfermagem

3 Anos de Forumenfermagem

303
0
3 Anos de Forumenfermagem

O Forumenfermagem celebra neste mês 3 anos de existência e realiza uma entrevista aos administradores e revela dados estatísticos.

Este mês o Forumenfermagem celebra 3 anos de existência.

É com muito orgulho que agradecemos aos  membros que nos acompanharam desde a sua fundação, os novos membros e aos nossos colaboradores, pela participação e ajuda no crescimento deste projecto que é de todos nós.

Resolvemos então fazer uma entrevista aos administradores deste site e mostrar as opiniões de alguns membros sobre o Forumenfermagem, bem como dar a conhecer os últimos dados estatísticos.

Pedro José Silva (PJS)

Administrador do Forumenfermagem

Pedro Miguel Machado (PMM)

Co-Administrador do Forumenfermagem

PMM – Porquê o nome Forumenfermagem?

PJS – O nome Fórumenfermagem é uma síntese do que este projecto ambiciona, ser um ponto de encontro da Enfermagem. O Fórum surgiu pela mão dos romanos e era o centro da cidade para onde diferentes vertentes da vida da mesma, comercio, politica, religião, etc…

PMM – O que te levou a fundar este projecto?

PJS – Pretendemos apostar num espaço que fosse público, democrático, em que qualquer um pudesse expor e partilhar opiniões, trabalhos, projectos, etc..

PMM – O que é necessário para iniciar um projecto como o Forumenfermagem?

PJS – Teimosia. Foi dificil partir do nada, pois não havia recursos financeiros para entregar a gestão técnica e informática do projecto a profissionais. Houve uma tentativa de que uma empresa construi-se o site, isto foi 2 anos antes de termos arrancado. Infelizmente, 800 euros depois, apresentaram apenas uma página estática.

O projecto teria acabado aí mesmo, se não tivesse decidido aprender o suficiente para construir sozinho o site. Em Junho/Julho de 2004 descobri o recurso gratuito de que necessitava (um sistema de portais open source chamado PHP-Nuke), e instalei-o num servidor também gratuito (máquina que aloja os sites na Internet). Nessa altura, o site tinha um nome (URL) muito dificil de memorizar, porque não tinha chamado “domínio”, ou seja, era qualquer coisa como http://members.lycos.co.uk/forumenfermagem/

Acho que a sorte começou então a sorrir, quando uma empresa de Coimbra chamada Seu-Dominio.com propôs uma parceria de um ano, facultando servidor e domínio durante um ano. Passado um dia ou dois, já estava online o http://www.forumenfermagem.org. Acho que esse facto foi determinante, nesse ano o site tinha 30 visitas por dia (actualmente tem cerca de 1100 visitantes por dia e continua a crescer.

PMM – É possível e fácil gerir um projecto deste encargo sozinho?

PJS – O site é impossível de ser gerido por uma pessoa. E não é gerido por uma, mas sim por duas pessoas. Embora, algumas pessoas não acreditem, é gerido no tempo livre dos dois administradores.

Nomeadamente a parte técnica de um site com está envergadura (podemos considerar média) é inacessível  aos leigos. O número de horas que se dispende a resolver pequenos problemas técnicos informáticos é absurda.

Depois há toda uma gestão de conteúdos a fazer, e que é difícil pois eles simplesmente não existem na Internet em português para os enfermeiros (salvo algumas excepções, como o site da Ordem, ou dos sindicatos).

Ou seja, tem que se criar estratégias para termos conteúdos que interessem aos enfermeiros.

PMM – Qual o papel dos colaboradores neste projecto?

PJS – Após uns meses, de actividade começaram a surgir pessoas com vontade de participar. E conseguiram dinamizar o Fórum de discussão, que foi importante para o crescimento do número de membros.

O site começou com uma filosofia ORG (os endereços .org pertencem normalmente a organizações sem fins lucrativos), ou seja, não comercial. O voluntarismo e a participação de todos foi mote para o projecto. O site ainda mantém estes traços, e temos vários colaboradores que vão ajudando a cobrir eventos e outros suportam na totalidade projectos que entretanto surgiram como a Base de dados de Resumos de Investigação.

Porém, a base voluntária é insuficiente para a continuidade do site. A colaboração está dependente da disponibilidade dos colaboradores e está não constante. É necessário encontrar uma base mais sólida na mesma proporção em que o site vai crescendo.

Porém, há uma pessoa que gostaria de salientar, não é por acaso que é co-administrador deste projecto.

O Enf. Pedro Machado (aka Roten_Boy, que é um autêntico membro da Cyberculture, criador de páginas como a da FNAEE) era o elemento que o Forumenfermagem necessitava desde o início. O site cresceu muito em qualidade, após alguns ajustes efectuados pelo Pedro, trabalhosos do ponto de vista gráfico como técnico. Ainda bem, que a Enfermagem tem um “enfermático” como ele.

PMM – Após 3 anos de Forumenfermagem, que balanço fazes?

PJS – O balanço é positivo. Criámos um espaço para a Enfermagem que não existia na Internet. Sempre pensei que alguma instituição o iria fazer, mas isso, por várias razões não aconteceu. A ideia em Julho de 2004, era dar de certa forma o exemplo, que existia interesse em ter conteúdos online para enfermeiros. Afinal o interesse existia.

PMM – Quais os pontos mais importantes que destacas no site?

PJS – O facto de ser actualizado diariamente, com notícias, mensagens no Fórum de Discussão, etc…

PMM – Que objectivos traças para 2008?

PJS – Penso que o projecto precisa de ser equilibrado com outro investimento, e para isso são necessários patrocínios. O meu desejo é que em 2008, consigamos pelo menos compensar os custos da actividade do site. Neste momento, é tudo por carolice.

Ao mesmo tempo, manter a nossa independência. E claro, ultrapassar os 10000 membros inscritos no site, que acredito que aconteça no inicio de 2008.

PMM – Com que novidades poderão os membros e visitantes deste site a curto e longo prazo contar?

PJS – A longo prazo, não faço ideia. Estamos num campo onde desbravamos terreno e é difícil prever até onde podemos ir.

A curto prazo, existem várias alterações que os membros mais antigos vão perceber facilmente. Um Fórum de Discussão renovado, vários melhoramentos na home page, e estamos a trabalhar no sentido de ser aliciante não só consultar os site, como também activamente enviar artigos, noticias, etc…

PMM – Tendo em conta o panorama actual de desemprego em enfermagem, considera o Forumenfermagem um ponto de encontro para os recém-licenciados e desempregados?

PJS – Acho que o Fórum de Discussão do site espelha as preocupações de quem o visita. E sem dúvida a empregabilidade é uma preocupação constante, coisa que a uns anos era impensável. Desse ponto de vista, penso que se tornou mais visível o problema. Penso até, que algumas pessoas tomaram um papel mais activo na divulgação do desemprego após se terem conhecido através do Forumenfermagem

PJS – Como conheceste o Forumenfermagem?

PMM – Simplesmente encontrei-o como um dos resultados do Google na minha pesquisa, que de momento não me recordo o que procurava, mas devia ter algo haver com algum tema de trabalho que estava a desenvolver na altura. Mas desde logo o coloquei nos “favoritos”. E porquê? Devido aos vários conteúdos que apresentava. Para quê ter vários sites guardados quando um deles tem aquilo que se quer e até mais que os outros disponibilizam? Foi então assim que as minhas visitas ao Forumenfermagem começaram a ter mais frequência e com o fórum de discussão, a assiduidade era quase diária. Neste momento é várias vezes ao dia.

PJS – O que te motivou a entrar neste projecto? Continuas motivado?

PMM – Sem dúvida que foi o gosto pela informática associada à área da saúde e à minha área de actuação, a enfermagem. Este conjunto foi essencial para despertar o interesse e entrega a este projecto.

Não me poderia ter “entranhado” tanto no Forumenfermagem como agora se não fosse a confiança depositada pelo Pedro José Silva em mim, desde que nos conhecemos e gradualmente até hoje. E continuo motivado, não fosse pelo crescimento visível desta comunidade e pelo feedback de membros e pessoas que fazem do Forumenfermagem o seu destino diário.

PJS – Que aspecto gostarias de realçar no site?

PMM – O facto de ser dinâmico, há sempre conteúdos novos todos os dias, bem como novos membros a registarem-se, o que demonstra a procura pelos conteúdos que apenas estão disponíveis a membros registados.

A estrutura em si facilita o alcance daquilo que o visitante pretende sem perder tempo a procurar no site; considero fácil a navegação nesse sentido, é objectiva.

PJS – As pessoas reconhecem-te na rua?

PMM – Hmm… acho que não, embora neste último ENEE tenha presenciado alguns “Déjà Vu”, mas de resto não me tenho apercebido disso. Mas se tal acontecesse seria uma prova de que o Forumenfermagem é bem conhecido pela enfermagem nacional.

PJS – Quanto tempo passas por dia em frente ao computador? Já viste o filme “hackers”?

PMM – Já não conto as horas… se contasse assustava-me, mas devo dizer que há alturas em que passo mais tempo ao PC do que passo a dormir e desde que estou no Forumenfermagem e esta comunidade tem aumentado, exigindo que se melhorem certos aspectos e se criem outros, o consumo de horas tem aumentado.

Tive uma vez um episódio de ter que andar em consultas de oftalmologia por edema das pálpebras, aparecimento de quistos e um início de pequena úlcera na córnea. Isto pela prolongada exposição à luminosidade do ecrã TFT e prurido nos olhos (efeito “piscadela”).

Confesso que ainda não vi o filme “Hackers”, mas já vi e li documentários relacionados com essa temática e até bem mais “underground” que filmes de cinema… e mais não posso dizer… 😉

PJS – Que projectos e expectativas para o próximo ano de actividade do site?

PMM – Um dos projectos seria pegar no antigo mas não deixado de fora, E-Learning, deixaria de estar integrada no Fórum de discussão e adquiriria uma plataforma única. A aposta em formação online é um dos passos a seguir em futuros desenvolvimentos. Já temos uma grande comunidade, pessoas interessadas em participar, meios podem-se desenvolver (há alguns em mente), só falta mesmo um bom patrocinador para a cobertura de custos da actividade do site, para podermos arrancar com novos projectos, visto que tudo o que é feito no site e pelo site é suportado pelos administradores.

Trazer de novo a galeria de fotos e um sistema de Streaming de vídeos e som é algo que temos em mente para breve, bem como a certificação de artigos científicos publicados em destaque mensal.

Mas outras novidades poderão surgir entretanto, fiquem atentos.

PJS – Qual o jantar de membros do Forumenfermagem que gostaste mais?

PMM – Bem, ainda não houve muitos, mas aos que fui gostei particularmente do último, as pessoas já se conheciam melhor e foi mais interessante. Pena que com uma comunidade tão grande e em tão grande crescimento, poucos tenham aderido. Mas como sempre, “o próximo será ainda melhor”!

PJS – O que nos podes dizer quanto às estatísticas do site?

PMM – As estatísticas continuam a impressionar. Desde que o Google nos dispôs a ferramenta Google Analytics (Junho 2006) que podemos observar com maior clareza e detalhe todo o conjunto de dados que nos permitem afirmar que estamos em crescimento exponencial.

Cada vez temos mais membros registados e a frequência de retorno ao site é cada vez maior.

Facilmente uma pesquisa no Google dá resultados de conteúdos referentes ao Forumenfermagem e título de curiosidade, já se vêm alguns trabalhos de estudantes e profissionais com referências bibliográficas ao site.

Podem ver alguns resumos delas no final destas entrevistas.

Opiniões de Membros sobre o Forumenfermagem

“Curto o fórum pois dá para ver como anda a correr a enfermagem por aí, uma vez que este ano sou finalista… é bom também pelos artigos que apresenta, que têm bastante interesse, e por divulgarem as formações que se realizam pelo país fora.”

xeli (Rachel Reis, 22 anos, estudante do 4º ano de Enfermagem, Almada)

“Considero o FE um espaço que se concretizou com o contributo de cada membro que nele participa; um espaço de partilha, de reflexão, de aprendizagem. Depositamos um pouco nele, mas retiramos muito, que nos enriquece enquanto pessoa e profissional.”

joana santos (Joana Santos, 20 anos, estudante do 3º ano de Enfermagem, Lisboa)

“O FE continua óptimo, mas desta vez com uma versão melhorada!  Para quem não conhece o site, dificilmente sentir-se-à perdido. O site é intuitivo e está bem estruturado e organizado, por isso facilmente se encontra o quer que seja. Com o aumento do espaço de armazenamento será de prever o aumento dos trabalhos alojados no site, ou seja, o FE continuará a contribuir para a divulgação de trabalhos científicos elaborados quer por estudantes, quer por enfermeiros. A inclusão de um excerto da notícia na página principal, vai permitir que qualquer utilizador leia a notícia que realmente quer, sem se deixar “enganar” pelo título.

O FE e o Forum estão mais estáveis. O Forum ganhou uma nova imagem, mais moderna, com a possibilidade de associar um ícone à mensagem. Tanto quanto sei, existem novidades para breve… Ficarei à espera!”

Leugim (Miguel Oliveira, 23 anos, profissional de enfermagem)

Forum Enfermagem … the best!
Toda a actualidade está aqui.
Uma ajuda preciosa para todos os profissionais da área e uma excelente fonte de divulgação de eventos…
PARABÉNS Fórum!!!

teresa25 (Teresa Pais, 23 anos, profissional de enfermagem, Faro)

René Descartes afirmou que “não há nada tão equitativamente distribuído no mundo como a inteligência: todos estão convencidos de que têm o suficiente”. Contudo, o Fórum Enfermagem veio provar que existe uma forma de o conhecimento ser repartido de forma igualitária a todas as pessoas que se dedicam a cuidar do outro e que, felizmente, cada vez mais se interessam pela actualização dos seus conhecimentos e pela investigação em Enfermagem, tal como o comprova o número de membros inscritos, artigos/trabalhos publicados, downloads e visitas ao site.

O FE presta, de forma filantrópica, assistência científica vasta e de qualidade aos enfermeiros e/ou estudantes de enfermagem, entre outros, apoiando a evolução da profissão e, também, a luta contra o desemprego, que se tem vindo a alastrar na nossa comunidade, através da publicação de anúncios.

Parabéns ao FE pelo belo trabalho que tem desenvolvido!

“A maior recompensa do nosso trabalho não é o que nos pagam por ele, mas aquilo em que ele nos transforma” -John Ruskin

Cátia_Sofy   (Cátia Sofia, 23 anos, Enfermeira, Lisboa)

O conhecimento adquirido é o cartão de visita de uma época. Quanto mais trabalhoso e extenuaste for, maior glória concede ao tempo que relembra. O Fórum Enfermagem é uma ferramenta que torna possível este trabalho, de forma a ser um marco na história da Enfermagem, reafirmando que a terra deixada à vontade, só dá espinhos e cardos. Por isso, só com esforço e dedicação é que conseguimos dar corpo e credibilidade à ciência que é a Enfermagem, pois já diz o provérbio “Deus dá as nozes, mas compete-nos a nós parti-las”. Este é o método de trabalho do Fórum Enfermagem, cujo objectivo primordial é providenciar uma base de apoio na formação dos profissionais de Enfermagem, através de estudos de investigação, artigos científicos e publicações periódicas, bem como proporcionando oportunidades de formação contínua através de conferências científicas por ele propagandeadas.

Trabalho com preguiça, é como um relógio sem corda. Cabe-nos a nós dar corda ao relógio da Enfermagem!

jmonteiro_enf (Joel Monteiro,  22 anos, Enfermeiro, Lisboa

Inquérito sobre as preferências de quem visita o Forumenfermagem

Número de votos  :  66

Primeiro voto  :  25 de Junho de 2007 17:06

Último voto  :  07 de Julho de 2007 02:01

Estatísticas referentes a 1 Junho de 2006 a 1 de Junho de 2007 do Forumenfermagem.org

Uso do site

 

   Visitas por Países

 

   Cidade (Portugal)

   Cidades (Brasil)

   Idiomas

   Fontes de Tráfego

   Rede utilizada para aceder ao Forumenfermagem

   Cobertura Geográfica