Autor Tópico: o que acham do hipoclorito??  (Lida 44280 vezes)

Offline AlexGomes

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
Re: o que acham do hipoclorito??
« Responder #30 em: Março 02, 2008, 18:39:54 »
Citação de: charlie_ze
O soluto de Dakin é descartável à luz da panóplia de opções que actualmente temos....
Concordo integralmente.
om a vastidão de produtos no mercado, só se utlizaria em caso de não existir,nenhum outro produto!

Offline nunobatista

• Membro
    • Ver Perfil
« Responder #31 em: Março 02, 2008, 20:04:11 »
Apesar da panóplia de produtos indicados no tratamento de feridas, eu pessoalmente continuo a acreditar nos benefícios do soluto de Dakin. Se bem utilizado, com certeza promove a cicatrização de alguns tipos de feridas.
Tenho alguma experiência já que vi muitos "pés" não serem amputados à custa do referido soluto.
Apesar de serem tentados outros produtos considerados "exponencialmente melhores", nenhum deles "salvou" um pé que fosse.
Contudo, dou o benefício da dúvida e, claro, para melhor muda-se sempre (desde que seja efectivamente melhor para o doente e não apenas para o grupo farmacêutico).

Offline xenio

• Novato
  • **
    • Ver Perfil
« Responder #32 em: Abril 14, 2008, 22:08:15 »
Olá!

Na minha opinião, quem utiliza o soluto de Dakin é poque não faz a menor ideia da fisiologia do processo de cicatrização das feridas.
Este é um produto que claramente já devia ter sido retirado do mercado ou proibida a sua aplicação tópica em pessoas.
Eu comparo este produto, em jeito de graça, à quimioterapia, pois destrói tudo á sua volta independentemente de ser bom ou mau.
Enfim, já existem outros produtos claramente muito mais eficazes para serem utilizados em tratamento de feridas do que este produto de tortura da era mediéval.

- No entanto, há quem argumente que tiveram bons resultados com o dito produto, e eu digo que se fizerem um estudo e lavarem as feridas com urina seguido da colocação de um penso primário adequado também poderão obter bons resultados e isso não faz da urina um excelente produto...pois não?

bem haja...
Xénio

Offline xenio

• Novato
  • **
    • Ver Perfil
« Responder #33 em: Abril 14, 2008, 22:33:27 »
Peço desculpa pelo exemplo.  :- Fui infeliz.

No entanto, quero acrescentar que foram efectuadas várias investigações que sugerem que os hipocloritos podem ter poucos efeitos benéficos e causar irritação quer á ferida quer à pele circundante. Constatou-se ainda que tem efeito cumulativo, causando rubor, dor e edema e que prolonga ainda mais a fase inflamatória do processo de cicatrização. São também citotoxicos para os fibroblastos a menos que estejam diluidos numa concentração 0,5 ml por cada litro de solvente e retardam a epitelização. Outros investigadores descobriram que causam um dano considerável à microcirculação presente no leito da ferida e que o efeito anti-séptico do produto perde-se em contacto com material orgânico como pus ou gaze.
resumindo, é um produto desactualizado, cujas desvantagens excedem em muito a pequena vantagem que pode existir no seu emprego. 
(Carol Dealey, 2007)

Bem haja,
Xénio

Offline enfarfr

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
« Responder #34 em: Abril 14, 2008, 23:58:04 »
Citação de: xenio

Eu comparo este produto, em jeito de graça, à quimioterapia, pois destrói tudo á sua volta independentemente de ser bom ou mau.

Pois penso que essa comparação não foi muito feliz... Aliás, a quimioterapia é actualmente uma grande mais valia para milhões de pessoas para todo o mundo... E não é verdade que destrói tudo à sua volta... Como sabe de certeza...

Posso dizer que uso Dakin, conheço mais enfermeiros a usar Dakin, e a obter resultados onde colagenase e hidrogel não tiveram efeito... E não sou o único a reconhece-lo...

Trata-se de ter o discernimento necessário para avaliar os riscos/benefícios da utilização de cada produto... E no caso do Dakin aplica-se a mesma regra...

Agora dizer que Dakin, tal como peróxido de hidrogénio são baratos e não trazem lucros astronómicos às farmacêuticas e aparecem estudos a comprovar esses malefícios que enunciou... E que eu saiba as entidades competentes (DGS, Infarmed) não retiraram Dakin do mercado...

Quem usa deve assumir a responsabilidade do seu uso... E nunca que esqueçam que o que nada é imutável...

Offline Son_Goku

• Membro Associado
    • Ver Perfil
« Responder #35 em: Abril 15, 2008, 00:43:25 »
Não se trata de achar mas sim procurar o que diz a evidência científica. Em suma essa evidência científica diz nem sempre nem nunca!

Offline npires

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
« Responder #36 em: Abril 24, 2008, 13:29:02 »
Citação de: Álvaro Matos
Sem querer ser dono de toda a verdadede o meu estudo baseia-se em casos como refiro com úlceras com mais de 6 meses de existência (as consideradss dificeis )e ao longo dos anos de experiência (admito) tentativa e erro elaborei um protocolo que temos seguido.
Basicamente o tratamento consiste em fazer banho de 20 a 30 minutos se possível 1/3 de Dakin, para 2/3 de agua. Após o banho lavagem com NaCl e de acordo com o estádio da ferida é utilizado o produto que consideramos adequado.(devo dizer que o Varihesive gel control, tem sido o que mais vezes resulta). De seguida utilizamos terapia compressiva (bota de Una) ligadura de óxido de zinco e ligadura elástica.
Há uns anos atrás utilizava as compressas embebidas em soluto Dakin e quando a ferida estava limpa gaze gorda e compressas embebidas em Dakin muito embora resultasse obrigava a pensos diários.
A minha experiência aproxima-se do que é descrito na literatura cerca de 20% dos casos não se conseguem cicatrizar.
Um destes casos recorreu à cirurgia plástica (mas tivemos de interromper o nosso tratamento pois houve indicação para fazer penso com compressas embebidas em soro fisiológico).
Quero contudo referir-lhe que cada caso é um caso e a cicatrização de uma ferida com anos de evolução depende de vários factores aliás bem descritos na literatura ,mas o nosso estudo prova que sempre que deixamos o banho com o soluto de dakin as feridas regrediram.
Quanto às contas de merceeiro é precisamente isso que eu não faço , mas acredite que faço contas e sei quanto custa ao erário público tratar (tapar) este tipo de feridas e se nos materiais  utilizados não houver critérios de custo beneficio é que um dia destes queremos material de penso e as instituições não o podem comprar. Contabilize uma situação de ulcera que cicatrizei em mais ou memos cinco meses ,o utente referi que tinha a ferida mais ou menos há 30 anos . Quanto tempo e material dispendido inutilmente?

Sem querer ofender...Caro colega parece-me que no seu comentário existem algumas lacunas...Antes demais o soluto de dakin para mim é história e quase que o coloco ao lado dos tratamentos milagrosos dos curandeiros!...Se calhar no seu tratamento, o que desbrida não é o soluto de dakin mas o varihesive gel control...apenas uma opinião de alguem com pouco tempo de actividade mas com alguma experiencia em tratamento de feridas....
Quanto há lavagem de feridas aconselho-o a contactar Associação Portuguesa do Tratamento de Feridas e a ouvir atentamente o que lhe dizem...De certeza k lhe dizem o mesmo que a mim: Água + Sabão Neutro e depois limpeza com NaCl 0.9%...
Tenho investido mt na área de tratamento de feridas pk é uma área cada vez mais importante e digo lhe que no pouco tempo de serviço que tenho consegui ter evoluções muito favoráveis e nunca mas nunca utilizei o dito produto...Tenho dito...

Mais uma vez não tenciono ofender ninguem....

Offline Son_Goku

• Membro Associado
    • Ver Perfil
« Responder #37 em: Abril 24, 2008, 18:10:49 »
Como já foi dito muita gente fala sem conhecimento do que é o S. de Dakin, muitas vezes baseado na sua opinião pessoal. A evidência científica é o único argumento válido e só este poderá ser  invocado quendo se debatem opções técnicas. Se procurarem os estudos de investigação credíveis sobre soluto de Dakin poderão tecer opiniões válidas e desprovidas de enviezamentos. Baseado nesses estudos, poderei afirmar que o Soluto de Dakin apresenta valia em algumas situações bem definidas. O grande problema não está no soluto mas sim em quem o usa!

Offline Gabriel

• Novato
  • **
    • Ver Perfil
« Responder #38 em: Abril 30, 2008, 16:09:41 »
Estive a ler este tópico desde o inicio, e este é um tema que se fala há anos e pelos visto se vai continuar a falar.
Queria dizer, em resposta às várias mensagens aqui deixadas:
- Se hoje, existem produtos que não causam dor, porquê usar dakin?
- "O dakin fecha feridas". OK, vamos aceitar isso, mas em quanto tempo, meses?, será que não há produtos mais rápidos e mais baratos (menos pensos diários)?
- O dakin a desbridar? Hummm, aquilo evapora rápido?!?!?!?
- Garrafas de 1/2 litro de dakin (não encontrei para colocar aqui, mas acho que já li um estudo em que cresceram bactérias em culturas de dakin).
- Fazer estudos com dakin, e ligaduras de compressão e hidrocolóides, nunca se vai saber qual deles fechou a ferida, se é que fechou.
- Os cirurgiões prescrevem dakin. Claro, poucos são os que voltaram a ler alguma coisa sobre feridas após a faculdade.
- Tratar UP's e UV's - não há volta a dar: 1º eliminar a causa. UP's "engordar" o doente e tirá-lo da cama, UV's: terapia de compressão.
- Desbridamento: c/ Dakin?! = dor, com bisturi = talvez dor, logo eu prefiro o bisturi (rápido e barato)

Eu não uso o dakin, e ainda não vi nenhum estudo sério e controlado (não digo que não haja), que jogue a favor do Dakin.

P.S.: Espero, relançar o debate :)
Eu sou um "aprendiz" sobre feridas, porque qt mais estudo, mais me convenço que sei pouco, mas não é por se fazer à muitos anos, que é essa a maneira correcta.

Offline npires

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
« Responder #39 em: Novembro 27, 2008, 17:36:08 »
Dps de rever os comentarios, lan;o um desafio a todos os enfs que usam dakin....

Quando tiverem uma ferida (que colocam no grupo em que se pode utilizar dakin), realizem o tratamento com dakin e dps falamos...

Para mim o dakin ]e mt bom, sim sr....mas para a marquesa e para o chao!!!!!!
 >:D

Offline maggie_daisy

• Membro
    • Ver Perfil
« Responder #40 em: Novembro 27, 2008, 18:36:24 »
a minha experiencia como enfermeira ainda não é longa,mas tenho lidado diariamente no ambito do tratamento de feridas (sejam ulceras venosas ou traumaticas da perna ou quaisquer outros locais anatomicos). Quanto ao soluto de dakin, reconheço que é agressivo para a pele periférica da ferida, daí a necessidade de a proteger aquando da utilizaçao desta solução, e que traz dor durante o período em que é utilizado, mas é um tratamento que no momento certo de evoluçao de feridas infectadas em pessoas que apresentem hipersensibilidade a outras formas de tratamento (como hidrocoloides) juntamente com uma LIMPEZA do leito da ferida eficaz (cureta, bisturi), tem revelado resultado satisfatorios na eliminaçao do foco infeccioso.
Ah! não nos podemos esquecer que nos tempos que correm, e como trabalho numa instituiçao privada em que a "reduçao de custos" está na ordem do dia, tenderwet 24 e outros desbridantes do genero estao fora de questao...   ::)

Cumps :)

Offline npires

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
« Responder #41 em: Novembro 27, 2008, 19:46:29 »
Independentemente do custo o hipoclorito no meu cs ja era...

Offline Enf. AS

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
« Responder #42 em: Novembro 27, 2008, 20:44:10 »
Não tenho nenhuma experiencia enquanto profissional, no entanto enquanto aluna lembro-me de ter utilizado o soluto de Dakin em dois Ensinos Clinícos diferentes. Nas aulas teóricas tinha apreendido que este soluto já não se utilizava no entanto a realidade foi bem diferente. Expliquei aos orientadores aquilo que sabia sobre o tema, mas eles achavam que era um produto extremamente vantajoso. Num dos utentes em que o utilizei notei algumas melhoras, no outro nem por isso. Lembro-me sim perfeitamente das dores que lhes causava enquanto fazia o penso, isso acho que nunca me vou esquecer.

Offline Caldas

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
    • http://ocantosocial.blogspot.com
« Responder #43 em: Novembro 27, 2008, 21:18:20 »
Não defendo a utilização do daikin, aliás é bom para desinfectar as bancadas e assim, mas já pensaram que todos os desbridantes causam dor ao actuar?

Offline npires

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
« Responder #44 em: Novembro 27, 2008, 22:15:57 »
Colega caldas todos os desbridantes causam dor isso é certo...mas nenhum dos que conheço diz na embalagem "Para Uso Externo"...

Olhem só o que disse Carol Dealey quando o gaif lhe disse que em Portugal ainda usava com alguma frequencia o Dakin:

"É incrível! Não conheço mais nenhum pais na Europa que ainda use o Soluto de Dakin. Quando fiz a
minha 2ª edição do meu livro, fiz uma pesquisa até meados dos anos 80, e na altura existiam 113-115 artigos
sobre Soluto de Dakin. Em 1995, encontrei 2 artigos sobre este produto. Em Inglaterra, é um tema que já não
é discutido, as pessoas não se interessam por ele."

Eu não uso...nem nunca usei....