Autor Tópico: o que acham do hipoclorito??  (Lida 43192 vezes)

Offline enfarfr

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
Re: o que acham do hipoclorito??
« Responder #60 em: Janeiro 28, 2009, 17:52:01 »
Citação de: npires
Bem então não percebo pk dentro de revistas cientificas existem umas que tem maior fiabilidade que outras....

Ultimamente tenho ouvido com mais frequência pessoas ligadas ao tratamento de feridas com reconhecimento nacional e algumas com reconhecimento internacional e a opinião é unânime...Soluto de Dakin, já era e NUNCA utilizar em feridas...

Será que pode disponibilizar artigos de revistas cientificas onde venha essa informação relatada?

Offline npires

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
« Responder #61 em: Janeiro 29, 2009, 13:59:48 »
Serão de confiança:

Dr. Justiniano (APTF)
Katia Furtado (GAIF)
Anneke (EWMA)
Dr. Pereira Albino (Cirurgião Vascular- GAIF)
Enfª. Anabela (APTF)
Entre mts outros....

POde experimentar mandar um mail á APTF e GAIF para ver a sugestão deles....

Offline npires

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
« Responder #62 em: Janeiro 29, 2009, 14:07:12 »
"É incrível! Não conheço mais nenhum pais na Europa que ainda use o Soluto de Dakin. Quando fiz a
minha 2ª edição do meu livro, fiz uma pesquisa até meados dos anos 80, e na altura existiam 113-115 artigos
sobre Soluto de Dakin. Em 1995, encontrei 2 artigos sobre este produto. Em Inglaterra, é um tema que já não
é discutido, as pessoas não se interessam por ele."

Carol Dealey

Offline enfarfr

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
« Responder #63 em: Janeiro 29, 2009, 18:20:57 »
"É incrível! Não conheço mais nenhum pais na Europa que ainda use o Soluto de Dakin. Quando fiz a
minha 2ª edição do meu livro, fiz uma pesquisa até meados dos anos 80, e na altura existiam 113-115 artigos
sobre Soluto de Dakin. Em 1995, encontrei 2 artigos sobre este produto. Em Inglaterra, é um tema que já não
é discutido, as pessoas não se interessam por ele."

Carol Dealey

Qual a base científica dessas declarações?

Serão de confiança:

Dr. Justiniano (APTF)
Katia Furtado (GAIF)
Anneke (EWMA)
Dr. Pereira Albino (Cirurgião Vascular- GAIF)
Enfª. Anabela (APTF)
Entre mts outros....

POde experimentar mandar um mail á APTF e GAIF para ver a sugestão deles....

Eu não me guio por opiniões... Guio-me por evidências...

Offline npires

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
« Responder #64 em: Janeiro 30, 2009, 10:53:55 »
Que evidências?!

As opiniões (por exemplo do Dr. Justiniano e Anneke) são incluidas nos novos documentos de consenso da EWMA que estão previstos sair pa Set/Out 2009....

A Carol Dealey tem mais credibilidade que alguimas evidencias...

Isto é como tudo, se axa k é vantajoso usar Soluto de Dakin use eu não o proibo apenas exponho a minha opinião no forum, que por acaso tem bastantes bases fiáveis...

Offline enfarfr

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
« Responder #65 em: Janeiro 30, 2009, 18:26:17 »
Que evidências?!

As opiniões (por exemplo do Dr. Justiniano e Anneke) são incluidas nos novos documentos de consenso da EWMA que estão previstos sair pa Set/Out 2009....

A Carol Dealey tem mais credibilidade que alguimas evidencias...

Isto é como tudo, se axa k é vantajoso usar Soluto de Dakin use eu não o proibo apenas exponho a minha opinião no forum, que por acaso tem bastantes bases fiáveis...

Uma opinião ter mais credibilidade que uma evidência parece-me ser algo irreal...

Em relação ao uso: Nunca usei. Mas conheço casos de feridas que para evoluírem necessitaram da sua aplicação.

Tudo tem a ver com o custo/beneficio... Se foi benéfico... Porquê não?

Offline npires

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
« Responder #66 em: Fevereiro 04, 2009, 18:15:08 »
E onde estão as evidências?!

Os documentos de consenso da EWMA nem sequer nomeiam o Soluto de Dakin, é uma evidência....Porque será?!

Já agr, tantos benificios que ele tem e não o utiliza?!

Parece algo irreal...

Offline Miss Nurse

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
« Responder #67 em: Fevereiro 04, 2009, 21:16:02 »
Talvaz fosse mais benéfico encontrar o produto certo para a situação que não prejudique a cicatrização antes de ir para o soluto de dakin...quanto aos custos este é mais barato obviamente e é mais rápido sim...mas tem malefícios...
Como eu ja´referi já vi este produto ser usado numa ferida com objectivo de desbridar, mas antes disso eu estava a iniciar um tipo de tratamento que estava a começar a surtir efeito e não tinha contra-indicações nenhumas e era igualmente barato...
Quando existem prejuízos no uso de um tipo de produto acho que é de ponderar o seu uso tendo em conta que existe inúmeros produtos no mercado para todo o tipo de feridas e mais alguma...é só fazer uma pequena pesquisa ou pedir amostras a um laboratório...

Offline nelson_pt

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
« Responder #68 em: Fevereiro 05, 2009, 04:31:59 »
Então é assim... Quer evidência? Aqui tem:

"Based on the findings from the three studies, no significant improvement in
wound healing is associated with the use of dressing moistened with sodium
hypochlorite (Dakin’s) solution compared to other dressings.

To date, there is no strong evidence to suggest that sodium hypochlorite
(Dakin’s) dressings are better than other types of dressings in improving
wound healing or for treating any kind of wound (infected, necrotic, or necrotic
and infected)." (Omar Abdulwadud PhD, November 2000, http://www.mihsr.monash.org/cce/res/pdf/c/443.pdf)

"Chlorinated solutions (e.g. Eusol, Dakin's solution)

* Traditionally used as desloughing agents
    * Short shelf life
    * Rapidly de-activated
    * Require frequent changes of dressings
    * Chemically unstable
    * Adverse effects - delay healing, irritant, reduce capillary flow, depress collagen synthesis, cause over-granulation, localised oedema, cell toxicity
    * Use discouraged
(http://www.infectioncontrolservices.co. ... ansing.htm)

Portanto, se o Dakin tem estes efeitos bastante indesejáveis e se, como já foi dito, existem alternativas equiparáveis, pergunto-me para quê arriscar? Ou pelo menos convém experimentar outras soluções antes do Dakin...

Offline npires

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
« Responder #69 em: Fevereiro 05, 2009, 23:12:17 »
Ora ai esta nelson_pt...

Infelizmente temos mts colegas presos a técnicas rudimentares...

Offline gerard

• Membro
    • Ver Perfil
« Responder #70 em: Fevereiro 14, 2009, 01:37:54 »
Caros colegas concordo e tudo o que se disse anteriormente em relação ao não uso d soluto de dakin ou hipoclotito para os "amigos", trata-se sem duvida nenhuma uma a"arma" do seculo passado, uma vez que existem no mercado uma panoplia de produtos e apositos em clara evidencia á cicratização em meio humido que é isso que os meus colegas evem investir e preconizar no seu dia a dia.Neste sentido dava uma sugestão ao colega que o preconiza para utilizar prontonsan que se trata de um produto com efeito surfactante nas peliculas de biofilmes protectores produzidos pelos microorganismos e assim possa resolver promover um salto na cicratização sem ir contra com principios basicos de cicratização.
Bom trabalho com juizo

Offline PCBV

• Membro
    • Ver Perfil
« Responder #71 em: Fevereiro 14, 2009, 20:50:12 »
Citação de: Álvaro Matos
Citação de: Allie
Faço minhas as suas palavras colega hotvitor, ainda só tenho um ano de experiência como enfermeira, mas como trabalho num lar onde realizo regularmente vários tratamentos a úlceras de pressão pude desmistificar que o soluto de dakin não apenas serve como "mata ratos" ou "tira nódoas". Em situações de feridas com necrose, infectadas ou com locas com exsudado pode ser um bom aliado no tratamento... Ainda assim, considero que após a ferida começar a revelar algum tecido de granulação o seu uso passa a estar contra-indicado. Bem, esta é a minha modesta opinião...
Caríssima colega se trabalha num lar e tem de fazer muitos pensos a úlceras de pressão aconselho-a seriamente a que repense toda a sua actuação, pois bons cuidados não deve estar a prestar aos utentes dessa unidade, pois se assim fosse não haveria úlceras. Já agora diga-me utilizando qualquer outro produto quantas úlceras conseguiu fechar.
 Eu nestes anos todos consegui muito poucas.
Quero aqui continuar a testemunhar a minha experiência favorável de 29 anos de utilização do soluto Dakin, quero aqui dizer que se bem utilizado pode ser muito útil. De muitos casos em que obtive sucesso relato apenas um. Fui chamado a fazer um domicílio e quando lá cheguei informaram-me que tinham assinado o termo de responsabilidade, pois a doente em causa tinha um pé diabético (gangrenado) e pretendiam fazer amputação e a família recusou. Disse que não conseguia fazer milagres, iria dar o meu melhor. Comecei por fazer banhos de agua morna com e 1/3 de S. Dakin e desbridava os tecidos que podia. Como havia trajecto entre o calcâneo e os dedos deixava compressas embebidas em Dakin. Ao fim de dois meses e meio tinha ferida cicatrizada.Tive sucesso em muitos outros casos, já fiz a experiência de suspender o banho com Dakin e fazer lavagem com sabão, sempre que o fiz as feridas regrediram.
Já aqui referi neste fórum que em Cirurgia plástica era o mesmo utilizado sobre a gaze gorda, também com óptimos resultados. Então quando comparo custos com benefícios é que fico abismado.
Mas realmente a discussão deve ser como evitar úlceras de pressão e não como trata-las.
Como devem calcular já fui a imensas formações onde dizem isso, mas ficamos naquela do porque não, e do porque sim.
Tenho em fase adiantada um estudo com uma amostra de 30 indivíduos com úlceras venosas com mais de 6 meses e quando iniciado o tratamento com soluto de Dakin em banho apresentam boa evolução, havendo algumas que em poucas semanas cicatrizaram.
Aceito outras experiência desde que confirmadas, pois de teorias estou farto, gosto de ver é factos.

Concordo plenamente com o colega Álvaro pois também já tenho alguns anitos de profissão e posso dizer que consegui fechar bastantes úlceras com o SD, desde que correctamente utilizado e protegendo toda a pele circundante com vitamina A. Agora temos uma vasta gama de materiais para o mesmo fim que nem sempre são utilizados da melhor forma, por variadas razões, e os resultados continuam a demorar e alguns deles também são bastante dolorosos. Bjs  O0

Offline nelson_pt

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
« Responder #72 em: Fevereiro 16, 2009, 18:46:10 »
Citação de: PCBV
Citação de: Álvaro Matos
Citação de: Allie
Faço minhas as suas palavras colega hotvitor, ainda só tenho um ano de experiência como enfermeira, mas como trabalho num lar onde realizo regularmente vários tratamentos a úlceras de pressão pude desmistificar que o soluto de dakin não apenas serve como "mata ratos" ou "tira nódoas". Em situações de feridas com necrose, infectadas ou com locas com exsudado pode ser um bom aliado no tratamento... Ainda assim, considero que após a ferida começar a revelar algum tecido de granulação o seu uso passa a estar contra-indicado. Bem, esta é a minha modesta opinião...
Caríssima colega se trabalha num lar e tem de fazer muitos pensos a úlceras de pressão aconselho-a seriamente a que repense toda a sua actuação, pois bons cuidados não deve estar a prestar aos utentes dessa unidade, pois se assim fosse não haveria úlceras. Já agora diga-me utilizando qualquer outro produto quantas úlceras conseguiu fechar.
 Eu nestes anos todos consegui muito poucas.
Quero aqui continuar a testemunhar a minha experiência favorável de 29 anos de utilização do soluto Dakin, quero aqui dizer que se bem utilizado pode ser muito útil. De muitos casos em que obtive sucesso relato apenas um. Fui chamado a fazer um domicílio e quando lá cheguei informaram-me que tinham assinado o termo de responsabilidade, pois a doente em causa tinha um pé diabético (gangrenado) e pretendiam fazer amputação e a família recusou. Disse que não conseguia fazer milagres, iria dar o meu melhor. Comecei por fazer banhos de agua morna com e 1/3 de S. Dakin e desbridava os tecidos que podia. Como havia trajecto entre o calcâneo e os dedos deixava compressas embebidas em Dakin. Ao fim de dois meses e meio tinha ferida cicatrizada.Tive sucesso em muitos outros casos, já fiz a experiência de suspender o banho com Dakin e fazer lavagem com sabão, sempre que o fiz as feridas regrediram.
Já aqui referi neste fórum que em Cirurgia plástica era o mesmo utilizado sobre a gaze gorda, também com óptimos resultados. Então quando comparo custos com benefícios é que fico abismado.
Mas realmente a discussão deve ser como evitar úlceras de pressão e não como trata-las.
Como devem calcular já fui a imensas formações onde dizem isso, mas ficamos naquela do porque não, e do porque sim.
Tenho em fase adiantada um estudo com uma amostra de 30 indivíduos com úlceras venosas com mais de 6 meses e quando iniciado o tratamento com soluto de Dakin em banho apresentam boa evolução, havendo algumas que em poucas semanas cicatrizaram.
Aceito outras experiência desde que confirmadas, pois de teorias estou farto, gosto de ver é factos.

Concordo plenamente com o colega Álvaro pois também já tenho alguns anitos de profissão e posso dizer que consegui fechar bastantes úlceras com o SD, desde que correctamente utilizado e protegendo toda a pele circundante com vitamina A. Agora temos uma vasta gama de materiais para o mesmo fim que nem sempre são utilizados da melhor forma, por variadas razões, e os resultados continuam a demorar e alguns deles também são bastante dolorosos. Bjs  O0

E o hipoclorito não é doloroso?? Que eu saiba esse é um dos seus (vários) problemas. Mas mais do que isto, o correcto modo de utilização do produto não é prático, pois exige mudança muito frequente dos pensos...

Offline artur_gaio

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
« Responder #73 em: Fevereiro 26, 2009, 23:16:37 »
Teoria à parte, a verdade é que toda a gente que já trabalhou com ele diz que continua a ser o melhor desbridante e eu também já tive oportunidade de ver fechar feridas de anos com soluto de dakin...
é doloroso? sem dúvida, mas uma úlcera anos a fio também não é doloroso?
Se calhar era importante era que se realizassem estudos sobre as concentrações ideiais e pensarem em fazer um combinado de hipoclorito com analgésico, para que o utente o suportasse melhor...

Offline gerard

• Membro
    • Ver Perfil
« Responder #74 em: Março 01, 2009, 22:43:12 »
Caro artur nao sera um "pouco exagerado" ter que responder a nivel terapeutico no tratamento da dor quando nem deviamos ter que inciar a causa dessa mesma dor  isto é pelo produto em causa-usado como desinfectate em superficies solidas.Neste sentido temos sim que promover desbridamentos de diversas formas ,dependendo das carateristicas das feridas mas não sempre baseadas em estrategias no-sense,este produto é amoniaco pensem se apreciavam que fosse aplicado no vosso corpo com tantas alternativas possiveis. Cumprimentos   O0