Autor Tópico: Enfermagem em Bloco Operatório  (Lida 14538 vezes)

Offline Elsa Marina

• Novato
  • **
    • Ver Perfil
Enfermagem em Bloco Operatório
« em: Junho 08, 2010, 14:48:11 »
Ola pessoal....preciso da vossa ajuda.... ;D

Recibi uma proposta de emprego para Bloco Operatório....mas eu não tenho qualquer experiência, nem em estágio....!!!

Podem dizer-me quais são as principais funções/papeis do enfermeiro em Bloco Operatório?Quais as principais tarefas?Podem também contar-me algumas histórias que vos tenham marcado em Bloco Operatório!Podem dar-me expemplos praticos do que se passa na realidade em Bloco Operatório...!!!

Obrigado.... ;)

Offline Ark

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
Re: Enfermagem em Bloco Operatório
« Responder #1 em: Julho 04, 2010, 21:51:26 »
Olá!
Terminei recentemente o meu estágio de integração numa unidade de cuidados pós-anestésicos integrada em B.O, não sei se a consigo ajudar, mas cá vai.

Enfermeiro recentemente admitido em B.O, quando sem experiência alguma desta vertente, é colocado a fazer integração em recobro durante 6-12 meses, sendo enfermeiro de unidade de cuidados pós-anestésicos, posteriormente, poderá fazer integração nas salas, sendo que aí desempenhará as seguintes funções:

- enfermeiro circulante
 - enfermeiro de anestesia
 - enfermeiro instrumentista

passando um mês a desempenhar tais funções, por cada sala de especialidade cirúrgica do B.O.
Esta é a versão simplificada da realidade que conheci...
Literatura que a pode ajudar a compreender as competências e funções desempenhadas por cada tipo de enfermeiro é: Enfermagem perioperatória: da filosofia à prática dos cuidados (2006) da AESOP - é uma das bíblias.
Ambiente de B.O é muito competitivo, chegando mesmo a ser de "cortar à faca", é necessário ter um conjunto de características pessoais que ajudem, pois gostar por si só não ajuda. Lembrando que se está em ambiente "fechado"...

Desempenhei funções de enfermeiro de UCPA, que passam por distribuir as salas pelas unidade tendo em conta os programas operatórios para esse dia, antecipar os cuidados seja que o doente venha ventilado e tenha que montar o ventilador, punção arterial, conhecimento sobre SBV e SAV e algoritmos de reanimação, conhecimento sobre modalidades anestésicas e fármacos específicos, registo em escala de Aldrete,...

Offline Esquiloatento

• Membro
    • Ver Perfil
« Responder #2 em: Julho 05, 2010, 00:31:11 »
Desculpem-me la meter o bedelho na conversa, mas nao resisti.
Primeiro de tudo parabens à colega pelo emprego, e pela respectiva cunha.
Depois pergunto-me onde estamos...acabou agora o curso e nao sabe quais as competencias que deve ter. Procure, ou para alem de lhe arranjarem emprego tambem quer que vao trabalhar por si.

Offline Mauro Germano

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
    • http://saudeeportugal.blogspot.com
« Responder #3 em: Fevereiro 18, 2011, 02:27:23 »
Parecer da OE sobre dotações de enfermeiros no BO:

Na sequência de um pedido formulado por um membro da Ordem dos Enfermeiros, o Conselho de Enfermagem elaborou o parecer que aqui se apresenta sobre dotações de enfermeiros em Bloco Operatório

In: http://www.ordemenfermeiros.pt/document ... irosBO.pdf

Offline persepolis

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
« Responder #4 em: Fevereiro 19, 2011, 04:09:31 »
Citação de: Esquiloatento
Desculpem-me la meter o bedelho na conversa, mas nao resisti.
Primeiro de tudo parabens à colega pelo emprego, e pela respectiva cunha.
Depois pergunto-me onde estamos...acabou agora o curso e nao sabe quais as competencias que deve ter. Procure, ou para alem de lhe arranjarem emprego tambem quer que vao trabalhar por si.

Desnecessario...
"We know that while living we are more or less exposed to envy ...
but after our death our enemies no longer hate us "
Demóstenes

Offline pedrojosesilva

• Administrador
  • Membro Veterano
    • Ver Perfil
    • http://www.forumenfermagem.org
« Responder #5 em: Fevereiro 19, 2011, 04:55:30 »
@ Esquiloatento

Um fórum de discussão deve ser um espaço de partilha e entreajuda. Esse é o espirito de quem frequenta o FE, gostaríamos que em vez de criticar a pessoa que coloca a pergunta, ajude a construir a resposta. No futuro os papeis podem inverter-se. Mais humildade....

Offline Amelie_Poulain

• Novato
  • **
    • Ver Perfil
« Responder #6 em: Fevereiro 21, 2011, 21:51:02 »
Xiii Que agressividade colega equiloatento LOL
Olhe eu começei há 3 dias a trabalhar no BO... e caro colega não me dê os parabéns pela cunha, mas pela ousadia de me mandar do nosso país. Há pessoas que procuram obter as coisas por mérito proprio em vez de se ficarem a queixar da vida e dos males do mundo. Aconselho-o a repensar a sua forma de estar ;)
Bom, mas o que de facto interessa neste tópico: colega Elsa, venho acrescentar um pouco o que ja foi dito...eu vou estar 6 meses em integração. No inicio o principal é perceber como decorrem as cirurgias, apreender noções de assepsia (apesar de parecer uma seca, peça para ver o serviço de esterilização do hosp e para lhe darem noções básicas disso, para treinar a abertura de pacotes esterilizados, calçar luvas, vestir batas... eu tive sorte de ter tido formação no curso base). Depois tudo que é mais especifico vai surgindo com o tempo: anatomia, conhecimentos dos procedimentos cirúrgicos e dos materiais utilizados, medicação utilizada, etc, etc. Se estiver num BO especifico para um tipo de cirurgias, o estudo fica mais limitado e desenvolverá mais rapidamente.
Ah...tome sempre um bom pequeno almoço antes de ir trabalhar... há sempre uma certa tensão dentro do bloco (não tanto pela competição, mas pelo risco em que a pessoa que está a ser operada corre), estar demasiado tempo de pé e sem mexer muito...vai deixa-la exausta.
espero ter ajudado.

cumprimentos
Amelie Poulaine

Offline x_di

• Novato
  • **
    • Ver Perfil
« Responder #7 em: Março 03, 2011, 12:29:53 »
Olá colega Elsa!! O post já foi à uns tempos mas comentarei à mesma :D

Estou a frequentar uma pós graduação em enfermagem perioperatória no Instituto Politecnico de Setubal, que tem uma parceria com a AESOP (associação de enfermeiros de sala de operações portuguesas) e recomendo vivamente as publicações deles, tanto o livro mais antigo (Enfermagem Perioperatória - da filosofia à prática dos cuidados) como o livro mais recente das Práticas Recomendadas em Bloco Operatório (actual e baseado na evidência). Existe ainda o "Alexander's Care of the Patient in Surgery (de Jane C Rothrock) que é mais abrangente mas é muito mais caro e a versão da Lusodidacta está muito abrasileirada pró meu gosto  ::)

Pode visitar o site da mesma associação: http://www.aesop-enfermeiros.org/

Deixo também estes sites de referência: http://www.aorn.org/
                                                      http://www.eorna.eu/
                                                      http://oenfermeironobloco.blogspot.com/
                                                      http://enfermeiro-de-anestesia.blogspot.com/

Os blogs têm outros links que poderão ser uteis...

Boa sorte nesta nova fase, eu também fui chamada recentemente para trabalhar no bloco, que era o meu desejo, e não tive cunha... Acontece quando menos esperamos.

Cumprimentos a todos,
"All of old. Nothing else ever. Ever tried. Ever failed. No matter. Try again. Fail again. Fail better." Samuel Beckett

Offline Daniel ops

• Membro
    • Ver Perfil
    • http://picasaweb.google.com/manhon.ptah
« Responder #8 em: Abril 11, 2011, 23:47:28 »
Trabalho num BO há 7 anos, desde que acabei o curso.
Quando me informaram que ia para ali, não gostei... simplesmente porque tinha em mente o mito que no BO não se prestam "verdadeiros cuidados de Enfermagem". Nada mais falso! Gosto do que faço e faço-o com profundo orgulho!  Como costumo dizer, prestam-se cuidados de Enfermagem num curto espaço de tempo (às vezes) mas num âmbito e profundeza tão grande que 5 min de cuidados ali equivalem a 1 hora de cuidados ditos gerais. O poder de acalmar através do conhecimento/informação um doente ansioso, o alívio da dor entre muitos outros momentos são muito importantes!
Outro mito, é o de que no BO "não se faz nada"....  é muito cansativo Elsa!! Desde as já referidas horas em pé, aos jejuns forçados, ao estar "fechados"...passando pela carga psicológica inerente...
Enfim, é tanta coisa que se passa ali...dava um livro!!

Um conselho, entrega-te e aprende.... ao fim de 1-2 anos faz um balanço.
Ho!Ho!Ho!

Offline Benzodiazepina

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
    • http://artedecuidar.wordpress.com
« Responder #9 em: Julho 05, 2011, 22:31:40 »
Citação de: Daniel ops
Trabalho num BO há 7 anos, desde que acabei o curso.
Quando me informaram que ia para ali, não gostei... simplesmente porque tinha em mente o mito que no BO não se prestam "verdadeiros cuidados de Enfermagem". Nada mais falso! Gosto do que faço e faço-o com profundo orgulho!  Como costumo dizer, prestam-se cuidados de Enfermagem num curto espaço de tempo (às vezes) mas num âmbito e profundeza tão grande que 5 min de cuidados ali equivalem a 1 hora de cuidados ditos gerais. O poder de acalmar através do conhecimento/informação um doente ansioso, o alívio da dor entre muitos outros momentos são muito importantes!
Outro mito, é o de que no BO "não se faz nada"....  é muito cansativo Elsa!! Desde as já referidas horas em pé, aos jejuns forçados, ao estar "fechados"...passando pela carga psicológica inerente...
Enfim, é tanta coisa que se passa ali...dava um livro!!

Um conselho, entrega-te e aprende.... ao fim de 1-2 anos faz um balanço.
Bloco sinceramente ou se gosta ou entao simplesmente nao dá,quase todos os dias almoco por volta das 16h e chego a casa cheia de dores nas costas e pernas muito mais intensas que qualquer semana num internamento. É um trabalho pesado, mas há que se gostar para vencer :) trabalho no bloco há sensivelmente 1 ano e meio

Offline Herodes

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
« Responder #10 em: Março 12, 2012, 03:33:33 »
E depois tambem ha os blocos de urgencia.
Adrenalina ate dizer chega.
 ;)

Offline cspm25

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
« Responder #11 em: Abril 25, 2012, 14:10:17 »
Alguém conhece a realidade dos BO's no Reino Unido?
Obrigada :)

Offline Benzodiazepina

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
    • http://artedecuidar.wordpress.com
« Responder #12 em: Abril 29, 2012, 21:36:09 »
Citação de: "cspm25"
Alguém conhece a realidade dos BO's no Reino Unido?
Obrigada :)
Sim, trabalho num.