Autor Tópico: Enfermagem em Bloco Operatório  (Lida 14538 vezes)

Offline Elsa Marina

• Novato
  • **
    • Ver Perfil
Enfermagem em Bloco Operatório
« em: Junho 08, 2010, 14:48:11 »
Ola pessoal....preciso da vossa ajuda.... ;D

Recibi uma proposta de emprego para Bloco Operatório....mas eu não tenho qualquer experiência, nem em estágio....!!!

Podem dizer-me quais são as principais funções/papeis do enfermeiro em Bloco Operatório?Quais as principais tarefas?Podem também contar-me algumas histórias que vos tenham marcado em Bloco Operatório!Podem dar-me expemplos praticos do que se passa na realidade em Bloco Operatório...!!!

Obrigado.... ;)

Offline Ark

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
Re: Enfermagem em Bloco Operatório
« Responder #1 em: Julho 04, 2010, 21:51:26 »
Olá!
Terminei recentemente o meu estágio de integração numa unidade de cuidados pós-anestésicos integrada em B.O, não sei se a consigo ajudar, mas cá vai.

Enfermeiro recentemente admitido em B.O, quando sem experiência alguma desta vertente, é colocado a fazer integração em recobro durante 6-12 meses, sendo enfermeiro de unidade de cuidados pós-anestésicos, posteriormente, poderá fazer integração nas salas, sendo que aí desempenhará as seguintes funções:

- enfermeiro circulante
 - enfermeiro de anestesia
 - enfermeiro instrumentista

passando um mês a desempenhar tais funções, por cada sala de especialidade cirúrgica do B.O.
Esta é a versão simplificada da realidade que conheci...
Literatura que a pode ajudar a compreender as competências e funções desempenhadas por cada tipo de enfermeiro é: Enfermagem perioperatória: da filosofia à prática dos cuidados (2006) da AESOP - é uma das bíblias.
Ambiente de B.O é muito competitivo, chegando mesmo a ser de "cortar à faca", é necessário ter um conjunto de características pessoais que ajudem, pois gostar por si só não ajuda. Lembrando que se está em ambiente "fechado"...