Autor Tópico: Proposta da Ordem para as Especialidades  (Lida 17171 vezes)

Offline Boss_Nunes

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
Proposta da Ordem para as Especialidades
« em: Março 24, 2007, 18:45:55 »
Boas, quero saber qual a vossa opinião em relação à nova proposta da ordem em relação às especialidades, focando desde já a saida da comunidade como campo de actuação, focalizando a actuação na familia e no utente.
Hugo Santos
AKA bossnunes

Offline celiamorais14

• Novato
  • **
    • Ver Perfil
« Responder #1 em: Março 26, 2007, 22:25:56 »
ola :). De certa forma, sendo a familia e utente parte integrante da comunidade, pode-se constatar que a esta não foi desintegrada no que concerne à actuaçao de enfermagem, apenas fragmentada... !! A meu ver, é mais importante intervir sobre o utente e familia, os quais contactam directamente com alguma alteração que compromete a estabilização enquanto grupo. Não tinha conhecimento desta actualização!!! Ate uma proxima. Cumprimentos.

Offline Boss_Nunes

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
Nunca
« Responder #2 em: Março 26, 2007, 22:57:47 »
Amiga Célia, nunca esta proposta pode ser encarada da maneira como o está a fazer, a comunidade implica uma actuação completamente diferente, esta visão reducionista da ordem apenas demonstra que as nossas autoridade de enfermagem se encontram completamente desfazadas do verdadeiro futuro da profissão. A deshospitalização é urgente e não encarar a comunidade é gravissimo e um claro sinal de desprezo pela mesma.
Hugo Santos
AKA bossnunes

Offline hotvitor

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
« Responder #3 em: Março 27, 2007, 08:51:25 »
Infelizmente n tou a par dessa proposta. Alguém mepode esclarecer? Comoé aproposta da Ordem?

Offline Boss_Nunes

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
« Responder #4 em: Março 29, 2007, 21:44:59 »
A proposta em termos gerais é a seguinte, grande parte das especialidades serão desmembradas em outros ramos tidos como "adequados", até aqui nada contra, o problema surge quando querem "eliminar" a comunidade como área de actuação.
Hugo Santos
AKA bossnunes

Offline hotvitor

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
« Responder #5 em: Março 31, 2007, 12:37:35 »
De facto isso não é correcto. Desmembrar a medico-cirurgica faz todo o sentido, o resto não sei.
Ouvi dizer que queria fazer as especialidades à semelhança da carreira médica, é verdade? Teriamos enf. de cardiologia, neurologia, gastro.... e por ai fora

Offline Boss_Nunes

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
« Responder #6 em: Março 31, 2007, 14:11:09 »
Isso ainda não ficou definido.
Hugo Santos
AKA bossnunes

Offline MFC

• Novato
  • **
    • Ver Perfil
« Responder #7 em: Abril 03, 2007, 08:34:27 »
Penso que tem toda a razão...

A exclusão de outros contextos, que não só o utente na familia, pode fazer-nos afastar do que mais rico temos no nosso "core": o grande contributo que podemos dar para uma efectiva promoção da saude.

Centrar-mo-nos na pessoa parece-me uma evidencia redonda e sem mais valia para a discussão - é obvio.

Mas a pessoa, ou pessoas, encontram-se em varios contextos e para além da parte penso que a Enfermagem pode dar um grande contributo para o todo, sendo que esse trabalho é maior do que a simples soma de cada uma delas.

Os nossos utentes contextualizam-se na familia, mas também com os amigos, na escola , no trabalho, na intervenção civica.... e em cada papel podem estar expostos a factores de risco diferentes e necessitarem de desenvolver diferentes competencias para elevarem o seu status de saude.

Para mim, que sou de Saude Comunitaria, ignorar o trabalho de intervenção de enfermagem nas comunidades parece-me um retrocesso e temo mesmo que seja um mero "novoriquismo".

Qual será a próxima profissão que ficará desta vez com mais esta area que vamos abandonar?

Offline Boss_Nunes

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
« Responder #8 em: Abril 03, 2007, 12:45:37 »
Concordo perfeitamente consigo. O mais grave é que são as pessoas que tomaram estas decisões que nos representam. Será que eles não percebem que o futuro da nossa profissão passa pela comunidade? será que eles não sabem que o futuro da saúde passa pela acção comunitária? Demissão destas pessoas imediatamente deveria ser a solução, e se quem for eleito tem o mesmo pensamento? .......
Hugo Santos
AKA bossnunes

Offline Parreira

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
« Responder #9 em: Abril 04, 2007, 15:17:25 »
Citação de: "hotvitor"
Infelizmente n tou a par dessa proposta. Alguém mepode esclarecer? Comoé aproposta da Ordem?

se escreveres o teu e-mail mando-te a proposta da ordem, em formato pdf

Offline mariamariamaria

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
Re: Proposta da Ordem para as Especialidades
« Responder #10 em: Julho 06, 2007, 18:42:13 »
Olá,

Nunca trabalhei em cuidados primários, e não entendo o que significa esse afastamento da comunidade.

Tem a ver com aquelas campanhas de ensino e avaliação nas escolas e coisas assim?

Desculpa, mas estou fora dessa realidade. Concretamente implicaria deixar de fazer o quê?

Obrigada e abraço.

Offline isaura

• Novato
  • **
    • Ver Perfil
« Responder #11 em: Agosto 07, 2007, 19:23:11 »
segundo um encontro que houve no ano passado em Famalicão, as especialidades vão se basear pelo ciclo de vida do ser humano, daí haverá enfermeiros de pediatria I e II (divisão entre 0 a 5/6 anos e dos 6 aos 18) salvo erro, enfermeiros dos adultos e os de geriatria..segundo a especialidade de saúde comunítária esta será dividida como enfermeira de familia... quanto enfermeiros que exercem suas funções nas unidades (cuidados intensivos), internamentos, centros de saúde, para além da especialidade terão uma pós graduação espcífica que lhe permite ter conhecimentos para desenvolver os seus cuidados dentro da área que ele exerce.

acho sinceramente que estamos a inventar e perder tempo. ninguém sabe tudo de todas as áreas de saúde. penso que é altura de efectuar especializações mediante uma área específica. vejamos o nutricionista entende de nutrição (curso de base) e depois especializa-se dentro duma área ele ficará como o melhor entendedor dessa área. tem um determinado domínio no qual pode pesquisar, aperfeiçoar e investigar. os médicos o mesmo, eles tem um curso de base e formam-se numa determinada área. podem achar reducionista contudo a vida é feita de opções e o enfermeiro ao escolher a sua área de especialização deverá ter consciência daquilo que realmente quer fazer na enfermagem e não tirar uma especialidade por tirar.

por exemplo se o enfermeiro é interessado para a área cardíaca então que faça a sua especialização em torno da cardiologia (vertente enfermagem, algo de construído para os enfermeiros), todo o circuito que o doente pode eventualmente fazer UCI coronárias, internamento cirurgia cardíaca, consultas de cardiologia. acho que a área é uma, mas a utilidade do enfermeiro que possua todos esses conhecimentos sobre essa área terá uma intervenção mais dirigida, mais focalizada no utente/doente cardíaco. pode investigar e criar ciência de enfermagem. é minha opinião.

Offline mariamariamaria

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
« Responder #12 em: Agosto 07, 2007, 19:52:36 »
Olá,

Não posso concordar mais com a Isaura. É isso que também penso há muito tempo.

Abraço.

Offline pedrojosesilva

• Administrador
  • Membro Veterano
    • Ver Perfil
    • http://www.forumenfermagem.org
« Responder #13 em: Agosto 07, 2007, 22:57:04 »
Concordo com a Isaura  :)
Concordo com as novas especialidades em enfermagem dirigida ao doente crítico (a meu ver deve englobar cuidados em emergência, cuidados intensivos e bloco operatório), enfermagem no idoso (um campo vasto de actuação, muitas vezes entregue a profissionais dos serviços sociais que não têm capacidade nem conhecimentos específicos  para lidar com a complexidade do envelhecer.

Outras poderão no futuro surgir (enf no desporto, no trabalho) e outras consolidar ou desaparecer (reabilitação), tudo depende da dinamização da prática e investigação dos enfermeiros nestas áreas especificas da actividade humana onde existem vários campos profissionais que concorrem entre si.

Offline mariamariamaria

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
« Responder #14 em: Agosto 08, 2007, 20:18:51 »
Olá Pedro,

Infelizmente, nem tudo depende da dinamização do enfermeiro e empenho em determinada área, pois, como deves saber, os Conselhos de Administração, se acharem que és menos simpático para eles, depressa te colocam numa área que desconheces, onde não tens "forças para medir", onde tens de recomeçar.

A única forma de lutar contra estas arbitrariedades é os enfermeiros enveredarem por uma especialização. E logo de base de partida. Pois, se forem integrados na especialidade preferida, e todos temos uma (que seria do azul, se todos gostassem do amarelo...), então poderemos investir a sério naquilo que idealizámos um dia.

Se não houver necessidade, vamos para o fundo de desemprego, mas os que continuarem activos, serão pró-activos.

Por isso, acho que isto tem de ser definido por lei; as especialidades conferidas por exame à OE, com exame ou certificação de competências, como eles acharem melhor. Mas tem de ser matéria urgente.

Abraço.