Autor Tópico: SAPE na UCI  (Lida 6930 vezes)

Offline ucipista

• Novato
  • **
    • Ver Perfil
SAPE na UCI
« em: Novembro 12, 2011, 22:52:47 »
Alá colegas!
Talvez um pouco fora de tempo mas este sistema de informação está a ser implementado na minha instituição e por consequencia na UCI onde trabalho.
Estamos com alguymas dificuldades porque o sistema parece desenhado para uma realidade que não os cuidados intensivos.
Algum colega dos cuidados intensivos me pode dar feed-back da sua experiência com SAPE.
Obrigado.

Offline lizardu

• Iniciante
  • *
    • Ver Perfil
Re: SAPE na UCI
« Responder #1 em: Novembro 21, 2011, 21:57:32 »
boas
Tb trabalho numa UCI em LX e era com mt agrado que via o SAPE a entrar portas a dentro!
Fala com alguém do Curry que já utilizam na uci à uns 6/7 anos...fiz la estágio gostei muito, em LX é único sitio que utiliza SAPE
cumps

Offline ucipista

• Novato
  • **
    • Ver Perfil
« Responder #2 em: Junho 19, 2013, 12:23:30 »
Alguns anos passaram desde que coloquei este post e tudo continua na mesma.
Existe alguma pressão para implementar este sistema nas UCI mas a falta de adequação permanece.
A maior parte das UCI continua a utilizar suporte de papel para os seus registos.
Será este grupo de colegas, que lida diáriamente com equipamentos informáticos e mecânicos de grande complexidade, renitente às novas tecnologias? Não me parece ser o caso!
Então porque continua tudo na mesma?
Quem tem dinheiro, o que é uma raridade hoje em dia, compra sistemas informáticos especificos que, esses sim, facilitam bastante o trabalho de uma equipa multidisciplinar em cuidados intensivos.
Quem não tem dinheiro, e para a enfermagem raramente à dinheiro, continua com o papel!
Também aqui parece apliar-se a regra de que "quanto mais pobre mais doente e quanto mais doente mais pobre" porque o papel = falta de indicadores = menos financiamento!
Mesmo os mais audases, que apesar das dificuldades ousaram (ou foram simplesmente obrigados) utilizar o SAPE, fazem metade do registo no programa e a outra metade no papel...
Se aguém tiver experiencia diferente por favor partilhe, eu já procurei bastante e não consegui encontrar.
Cumprimentos a todos.

Offline Call 911

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
« Responder #3 em: Julho 19, 2013, 18:28:52 »
Terminei há pouco tempo o meu ultimo EC da licenciatura numa Unidade de Cuidados Intensivos. Os registos eram "multiplicados" por 3: folha CIPE, SAPE e B-Simple. Entretanto a folha de registos CIPE desapareceu (constava esquematicamente toda a medicação prescrita, SV e exames/observações). O SAPE ainda estará em vigor enquanto estiverem a aperfeiçoar e a adequar o B-Simple ao serviço.
Do que eu já vi, o B-Simple é o prototipo de plataforma ideal de registos.

Offline ucipista

• Novato
  • **
    • Ver Perfil
« Responder #4 em: Junho 20, 2014, 12:29:28 »
Muito tempo passado e continua tudo igual!
Parece que ninguem sabe efetivamente o que fazer e como fazer, ou se sabe não se interessa minimamente. Sugestões já seguiram umas quantas, respostas é que nem ve-las!
O Balanço Hidrico não se adequa.
A monitorização da ventilação é uma brincadeira.
O registo de sinais vitais uma trabalheira.
A classificação de doentes não existe.
Retirar indicadores... ninguém sabe como.

A opção passa mesmo por abrir os cordões à bolsa e investir num sistema à séria. O que não faz muito sentido quando se fala nos cortes na saúde.
Deixo uma alternativa para quem queira investir: http://www.b-simple.pt/

Cumprimentos a todos.