Autor Tópico: Extracção manual de fezes no domicilio.... FIQUEI SEM PALAVRAS!  (Lida 6389 vezes)

Offline superpeixao

• Membro
    • Ver Perfil
COLEGAS ATENÇÃO A ISTO....

Um utente contactou o CS porque precisava de extracção manual de fezes umas 2 vezes por semana, em regime privado. A colega falou comigo porque não se sentia a vontade e deu lhe o meu numero de tlm. Porque é na zona onde moro e tenho pratica de outros serviços onde trabalhei, disse que sim. Entretanto ele fez questão em enviar um guia do procedimento, segundo ele escrito por a enfermeira do UK. Levantaram se varias questões no decorrer a situação, até acabar por desistir e aconselhar a ir a uma urgencia hospitalar.
1- Ficar com o dedo lá colocado até o sup se dissolver?
2- Massagem na cabeça e nas costas?
3- Por sms disse me que quem colocava o sup era a enf?
4- Por sms alertou me que devia levar luvas, fralda e almofada?? (eu sei das luvas e algo que recolha as fezes. Almofada?)
5- Por sms perguntei carta de medico, relatorio, não tinha nada ? ??
6- Como não me identifiquei com os procedimentos e até já estava a ajuizar (fetiches por ex), decidi dizer que não podia, que surgiu um compromisso. Ele disse logo que não queria ir ao hospital porque era dificil de dizer a enfermeiras estrangeiras o seu problema???
7- Que problema de saude tem o senhor que em 2 meses fez SO RX? Bloqueio na parte superior do intestino?? E vou usar só glicerina porque? Enemas não??? E porque não extrai diariamente? Claro que com 3 a 4 dias esta sem duvida obstipado.... No tal guia ainda diz " se ele tiver muito obstipado" ????
DECIDI enviar tudo isto pra ORDEM dos ENFERMEIROS ao cuidado da SrªÂ  Enfª Bastonaria.

Digo vos colegas, estou muito triste se for o que penso.... se estiver a interpretar mal tudo isto, que alguem consiga cuidar do senhor como merece.
Abraço para todos

Nurse / Caregiver

When John is very constipated, he needs suppositories / manual evacuation to clear the bowel.  There is a blockage somewhere in the upper bowel and they want to do further X-Rays later this year.  I have been giving him this medicine for the past 2 months.

He needs 1 Dulcolax supp and - 4 Glycerine Supps inserted.  (you can insert more or less supps depending how constipated he is – ie first insert finger to check).  Sometimes the Glycerin supps work by themselves without giving the Dulcolax.  You will know best as you go along.  I used to give him enemas but they were irritating the bowel wall which is very sensitive. 

It is important to insert the supps very slowly as he feels very uncomfortable when I am inserting them .  So, insert the supps slowly and up as far as possible.  I keep finger inserted as far as possible afterward as he tends to return the supps before they have fully dissolved.    Allow the Suppositories 30 - 45 minutes or so to dissolve before doing the evacuation.  Keep massaging the head and back to get John to relax. 

John is very embarrassed about needing this treatment so I try to get him to relax.  I find it best to put him kneeling forward in the knee-chest position on the bed for the procedure.  I also put him lying across the knee to change the postion and keep pressure on the stomach.  You can massage the head / and lower back to get him to relax as he is usually very tense.

You can insert the supps one at a time - maybe 1-2 minutes between each insertion.  After all the supps are inserted, keep the finger inserted fully so that he can retain the supps.  They should all be fully dissolved after 30-40 minutes. 

When giving the Manual evacuation you can attach one of the diaper pads.  He should have some there.  I then generally give 1-2  Dulcolax supps before giving the evacuation. Keep finger inserted fully and get him to push on the bowel to release the stools.  You can leave him on knee-chest position or lying across knee for evacuation.

as i mentioned, John is very embarrassed about having to get this treatment but otherwise he is no trouble.  Just be firm with him – ie ensure the medicine is fully dissolved and that he clears the bowel fully during the evacuation.   
He was used to me using this method and also with the previous Nurse in UK and it usually works. 
If he is very upset or very uncomfortable getting this medicine, just massage the head and lower back to get him to relax.  John is embarrassed about having this treatment but otherwise he is no trouble

Thank you for taking care of John,

Claire Ambrose

Offline lightover

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
Re: Extracção manual de fezes no domicilio.... FIQUEI SEM PALAVRAS!
« Responder #1 em: Agosto 31, 2011, 19:42:25 »
Citação de: superpeixao

COLEGAS ATENÇÃO A ISTO....

Um utente contactou o CS porque precisava de extracção manual de fezes umas 2 vezes por semana, em regime privado. A colega falou comigo porque não se sentia a vontade e deu lhe o meu numero de tlm. Porque é na zona onde moro e tenho pratica de outros serviços onde trabalhei, disse que sim. Entretanto ele fez questão em enviar um guia do procedimento, segundo ele escrito por a enfermeira do UK. Levantaram se varias questões no decorrer a situação, até acabar por desistir e aconselhar a ir a uma urgencia hospitalar.
1- Ficar com o dedo lá colocado até o sup se dissolver?
2- Massagem na cabeça e nas costas?
3- Por sms disse me que quem colocava o sup era a enf?
4- Por sms alertou me que devia levar luvas, fralda e almofada?? (eu sei das luvas e algo que recolha as fezes. Almofada?)
5- Por sms perguntei carta de medico, relatorio, não tinha nada ? ??
6- Como não me identifiquei com os procedimentos e até já estava a ajuizar (fetiches por ex), decidi dizer que não podia, que surgiu um compromisso. Ele disse logo que não queria ir ao hospital porque era dificil de dizer a enfermeiras estrangeiras o seu problema???
7- Que problema de saude tem o senhor que em 2 meses fez SO RX? Bloqueio na parte superior do intestino?? E vou usar só glicerina porque? Enemas não??? E porque não extrai diariamente? Claro que com 3 a 4 dias esta sem duvida obstipado.... No tal guia ainda diz " se ele tiver muito obstipado" ????
DECIDI enviar tudo isto pra ORDEM dos ENFERMEIROS ao cuidado da SrªÂ  Enfª Bastonaria.

Digo vos colegas, estou muito triste se for o que penso.... se estiver a interpretar mal tudo isto, que alguem consiga cuidar do senhor como merece.
Abraço para todos

Nurse / Caregiver

When John is very constipated, he needs suppositories / manual evacuation to clear the bowel.  There is a blockage somewhere in the upper bowel and they want to do further X-Rays later this year.  I have been giving him this medicine for the past 2 months.

He needs 1 Dulcolax supp and - 4 Glycerine Supps inserted.  (you can insert more or less supps depending how constipated he is – ie first insert finger to check).  Sometimes the Glycerin supps work by themselves without giving the Dulcolax.  You will know best as you go along.  I used to give him enemas but they were irritating the bowel wall which is very sensitive. 

It is important to insert the supps very slowly as he feels very uncomfortable when I am inserting them .  So, insert the supps slowly and up as far as possible.  I keep finger inserted as far as possible afterward as he tends to return the supps before they have fully dissolved.    Allow the Suppositories 30 - 45 minutes or so to dissolve before doing the evacuation.  Keep massaging the head and back to get John to relax. 

John is very embarrassed about needing this treatment so I try to get him to relax.  I find it best to put him kneeling forward in the knee-chest position on the bed for the procedure.  I also put him lying across the knee to change the postion and keep pressure on the stomach.  You can massage the head / and lower back to get him to relax as he is usually very tense.

You can insert the supps one at a time - maybe 1-2 minutes between each insertion.  After all the supps are inserted, keep the finger inserted fully so that he can retain the supps.  They should all be fully dissolved after 30-40 minutes. 

When giving the Manual evacuation you can attach one of the diaper pads.  He should have some there.  I then generally give 1-2  Dulcolax supps before giving the evacuation. Keep finger inserted fully and get him to push on the bowel to release the stools.  You can leave him on knee-chest position or lying across knee for evacuation.

as i mentioned, John is very embarrassed about having to get this treatment but otherwise he is no trouble.  Just be firm with him – ie ensure the medicine is fully dissolved and that he clears the bowel fully during the evacuation.   
He was used to me using this method and also with the previous Nurse in UK and it usually works. 
If he is very upset or very uncomfortable getting this medicine, just massage the head and lower back to get him to relax.  John is embarrassed about having this treatment but otherwise he is no trouble

Thank you for taking care of John,

Claire Ambrose

Isto é muito estranho...
Normalmente com obstrução intestinal alta as fezes nao costumam chegar ao recto, ou estou errada? Nao seria necessaria uma intervenção cirurgica?!
Ha qq coisa aí mal contada!!

Offline superpeixao

• Membro
    • Ver Perfil
« Responder #2 em: Agosto 31, 2011, 19:52:11 »
Pois está a pensar o mesmo que eu?
Olhe eu só pensei que ia ser paga pra satisfazer um fetiche.... acredite! Estou aqui só consigo pensar nisto. Com um filho para criar, sabe se lá dentro de uma casa o que mais poderia acontecer. E ele disse logo que hospitais não podiam ajuda lo!
Já andei a ler sobre satisfação anal, e é obtida exactamente por acção do toque suave e persistente pois atinge a prostata, chegando a ter orgasmos.
Talvez pela falta de respeito e por ser um acto que não associava a pratica num serviço de saude, estou boquiaberta!!! Só me ocorre o pior, caso tivesse cedido. :(

Offline coelhinha

• Membro
    • Ver Perfil
« Responder #3 em: Agosto 31, 2011, 20:50:17 »
a carta da enfermeira que cuidava dele, é absurda! Parece-me tão dificil ter sido realmente uma enfermeira a escreve-la... Eu já escrevi várias cartas de recomendações, mas nunca detalhei como fazer determindado procedimento...Ja imaginaram escrever uma carta de alta a pedir aos colegas do CS para proceder á entubação NG a um doente, e descrever o procedimento?? Parece-me realmente um fetiche, ou algo do género... Colega, peço-lhe que assim que tiver algum parecer da ordem, partilhe as novidades connosco! Obrigado

Offline enfzara

• Membro
    • Ver Perfil
« Responder #4 em: Agosto 31, 2011, 21:15:30 »
Colega partilho da sua opinião, parece-me um fetiche do senhor... e uma vez dentro de casa do próprio... mais uma vez vimos a que tipo de situações estamos sujeitos na nossa profissão... ainda bem que questionou e percebeu que de facto a história está mal contada... se e quando obtiver resposta da OE também gostava que partilhasse

Cumprimentos

SP

Offline drg2425

• Novato
  • **
    • Ver Perfil
« Responder #5 em: Agosto 31, 2011, 22:44:37 »
Essa carta é algo de muito estranho, além de que se referem ao tal senhor pelo nome próprio, o que não é pratica normal.
Se o senhor realmente tivesse uma obstipação na parte alta do intestino, uma massagem poderia resolver o problema mas a massagem a ser feita seria no abdómen e não para efeitos de relaxamento.
Estou boquiaberto com tal situação

Offline zaza

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
« Responder #6 em: Setembro 01, 2011, 11:49:58 »
fiquei estupefacta. nunca li nada de tão absurdo... quando comecei a ler o seu post, tb me veio logo à ideia que seria fetiche. a carta nao tem "aspecto" de ser escrito por uma enf, tal como os colegas disseram se eu estou a escrever p outro colega, nao descrevo procedimentos, à partida ja todos sabem como se faz.
Essa de permanecer com o dedo no sitio para os supositorios nao saírem da vontade de rir, eu nao sei como é que ela põe os sup, mas eu aprendi que é com a parte recta p a frente, tem a ver com a propria anatomia do esfincter.... enfim adiante.
ainda bem que a colega detectou essa marosca, aguardamos entao resposta da ordem. ;)

Offline Jacto

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
« Responder #7 em: Setembro 01, 2011, 23:07:52 »
Era ir´lá com um cabo de uma vassoura... havias de ver o fetiche se não passava logo...

Offline coelhinha

• Membro
    • Ver Perfil
« Responder #8 em: Setembro 05, 2011, 13:53:24 »
Ainda nao teve noticias da ordem, colega?

Offline superpeixao

• Membro
    • Ver Perfil
« Responder #9 em: Setembro 05, 2011, 13:57:27 »
Ainda não ...deve demorar. Por telefone disseram logo que com mais rapidez só pro gabinete juridiscial, mas seria atendimento telefonico. AcHO que assim percebe se melhor todo o contexto.
Abraço e obrigado pela preocupação

Offline superpeixao

• Membro
    • Ver Perfil
« Responder #10 em: Setembro 06, 2011, 09:31:50 »
Resposta da Ordem dos enfermeiros

Boa tarde Sra. Enfª Sandra Miguel

Relativamente ao seu relato e tratando-se de um cuidado de natureza privado em regime liberal, penso que decidiu adequadamente, perante as dúvidas suscitadas, encaminhar a pessoa para o serviço de urgência.

Caso tenha sido de alguma forma desrespeitada pessoal ou profissionalmente, deve apresentar queixa ao Minstério Público.

Alguma questão mais, fico ao dispor, também via telefone.

Os meus cumprimentos,

Sérgio Deodato
Presidente do CJ da OE

Que acham? Vou enviar porque claro que me senti desrespeitada... Eu e toda a classe de enfermeiros. Afinal cada um siga as suas orientações sexuais e desejos. Agora usar quem ajuda o proximo para se satisfazer desta forma, não me identifico!
aBRAÇO

Offline RaquelSofia7

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
« Responder #11 em: Setembro 23, 2011, 22:31:07 »
Não gosto de julgar as pessoas, mas para mim é mais um tarado sexual... Acho que fez muito bem não ir. Hoje em dia há malucos para tudo... Enfim ...

Offline coelhinha

• Membro
    • Ver Perfil
« Responder #12 em: Setembro 24, 2011, 01:00:45 »
Acho a atitude da ordem inadequada. INERTE!! Então, nós pagamos quotas mensais de quase 10 euros, para que a nossa mui prezada ordem poder dizer "se não se sente profissionalmente respeitada, vá ao Ministerio Publico"! Pelo amor de deus, a ordem nao deveria proteger os seus membros destas situações??? Eu tenho as minhas quotas em dia, mas não entendo o que fazem ao meu dinheiro,,,Proteger os nossos interesses, é que não. Incrivel! Ainda bem que vem aí eleições, é dar uma vassourada nesses passivo-inertes que supostamente representam a nossa classe.

Desculpem pelo desabafo, mas fico indignada.

Colega, vá em frente e denuncie esta situação!

P.S - Será que o Ministério Publico tb aceita queixas acerca da incompetencia da OE? :)