Autor Tópico: O uso do hidrogel para desenvolvimento de tecido de granulação  (Lida 4785 vezes)

Offline Sanguessuga

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
ola colegas, desde que estou aqui na Espanha, descobri ha bem pouco tempo que hidrogeis como askina gel e purilon, têm uma outra função para além de promoverem desbridamento autolitico..promovem o desenvolvimento do tecido de granulação, nao o danificam, facilitando o processo de cicatrização. Para além disso, num estudo feito em 2001, em queimaduras  :o o que ja não é assim tão recente, foi cientificamente comprovado..

"Descobrimos que propriedades específicas do hidrogel, por exemplo, flexibilidade e coesão,apresentavam um surpreendente efeito escarótico e promoviam granulação e epitelização."
(SEOK CHAN EUN, 2001)

Partilho o link: http://www.coloplast.com.br/feridas_pel ... aduras.pdf

Numa epoca que em tanto se fala de desbridamento, eu pessoalmente desconhecia totalmente..pus realmente a questão em duvida, porque os enf espanhois utilizam mt e unicamente o iruxol (colagenase) para desbridar, e desconheciam totalmente que hidrogeis como purilon e askina gel tb promovem o desbridamento (para além da colagenase)..optavam assim por colocar iruxol para desbridar e purilon em todos os tecidos de granulação..e eu nunca percebia o porque deste ultimo..
Até que fiz esta pesquisa, e partilho com voces estes dados, porque eu não fazia a minima ideia de tal facto.
Cump a todos  :)

Offline paularaujobrg

• Membro
    • Ver Perfil
Re: O uso do hidrogel para desenvolvimento de tecido de granulação
« Responder #1 em: Março 31, 2011, 21:13:21 »
Olá colega! Obrigada pelo tópico.
Por acaso já tinha conhecimento disso e até costumo usar em queimaduras de 2º grau superficiais, com excelentes resultados! Principalmente porque mantém o meio húmido no leito da ferida, evitando a sensação de ardor incómoda que as queimaduras provocam.

Offline Moxi

• Membro
    • Ver Perfil
Re: O uso do hidrogel para desenvolvimento de tecido de granulação
« Responder #2 em: Abril 07, 2011, 19:13:55 »
Variando nas marcas os hidrogeis são basicamente água, que fornecem o meio húmido á ferida, promovendo o desbridamento autolitico. Se não há tecido desvitalizado para remover a aplicação em feridas com granulação não prejudica, pode até aliviar a dor. Mas nesta fase de cicatrização existem outros produtos no mercado mais eficazes.