Autor Tópico: Enfermagem em lares racio enfermeiro/utentes  (Lida 8244 vezes)

Offline crfg1234

• Membro
    • Ver Perfil
Enfermagem em lares racio enfermeiro/utentes
« em: Janeiro 24, 2011, 21:31:44 »
Boa noite a todos!

Peço desculpa se este tópico já foi iniciado (pela breve pesquisa que fiz, penso que não).

A minha questão é a seguinte: existe uma lei que obriga a ter enfermeiros nos lares de idosos no período diurno. Mas quantos enfermeiros por quantos utentes? Basta ter um independentemente do número de utentes?

Muito obrigada desde já!

Offline persepolis

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
Re: Enfermagem em lares racio enfermeiro/utentes
« Responder #1 em: Janeiro 24, 2011, 21:57:30 »
Colega tentou procurar essa lei? ;)
"We know that while living we are more or less exposed to envy ...
but after our death our enemies no longer hate us "
Demóstenes

Offline sonanro

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
« Responder #2 em: Janeiro 24, 2011, 22:36:43 »
Segundo o que eu consegui encontrar é 1 enfermeiro por 40 utentes.

veja aqui: http://www.anje.pt/academia/media/guia_ ... _n_6.htm#3

a meu ver é pouco mas eles lá devem saber...
Cumprimentos

Offline sergiojorge

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
« Responder #3 em: Janeiro 24, 2011, 23:42:02 »
Citação de: *PerséPolis*
Colega tentou procurar essa lei? ;)

Parece que isso dá muito trabalho.
Mas como eu até estou com tempo para ajudar o colega aqui vai a papinha toda feita.

Offline MariaF

• Membro
    • Ver Perfil
« Responder #4 em: Janeiro 25, 2011, 13:13:22 »
"Sempre que o estabelecimento acolha idosos em situação de grande dependência, as unidades de pessoal de enfermagem, ajudante de lar e auxiliar serão as seguintes:
a)Um enfermeiro por cada 20 idosos;
b)Um ajudante de lar por cada 5 idosos;
c)Um empregado auxiliar por cada 15 idosos."

Neste caso a coisa muda... Não é um enfermeiro para cada 40, mas sim 1 enfermeiro para cada 20!!!
"A solidariedade, o respeito pela dignidade humana, a igualdade, a tolerância, o empenhamento pessoal"...
"A única coisa que o mal precisa para triunfar, é que os homens não façam nada."
Digam NÃO à indiferença perante a violação dos direitos humanos, à injustiça, à desigualdade social, à hipocrisia!!!

http://www.youtube.com/watch?v=cs5-rbwU ... re=related

Offline MariaF

• Membro
    • Ver Perfil
« Responder #5 em: Janeiro 25, 2011, 13:15:38 »
Uma grande maioria dos lares propriamente ditos e dos "lares" disfarçados em Portugal são uma pouca vergonha...

Enfim...
"A solidariedade, o respeito pela dignidade humana, a igualdade, a tolerância, o empenhamento pessoal"...
"A única coisa que o mal precisa para triunfar, é que os homens não façam nada."
Digam NÃO à indiferença perante a violação dos direitos humanos, à injustiça, à desigualdade social, à hipocrisia!!!

http://www.youtube.com/watch?v=cs5-rbwU ... re=related

Offline crfg1234

• Membro
    • Ver Perfil
« Responder #6 em: Janeiro 25, 2011, 16:00:31 »
Obrigada a todos:)

De facto não procurei "com olhos de ver":S!

Pois, bem me parecia que onde eu estou é muita gente para uma pessoa só!!!! Ao menos, pelo que sei, se ocorrer algum problema tenho, em parte, justificação!

Muito obrigada!

Offline persepolis

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
« Responder #7 em: Janeiro 25, 2011, 20:20:25 »
Citação de: MariaF
"Sempre que o estabelecimento acolha idosos em situação de grande dependência, as unidades de pessoal de enfermagem, ajudante de lar e auxiliar serão as seguintes:
a)Um enfermeiro por cada 20 idosos;
b)Um ajudante de lar por cada 5 idosos;
c)Um empregado auxiliar por cada 15 idosos."

Neste caso a coisa muda... Não é um enfermeiro para cada 40, mas sim 1 enfermeiro para cada 20!!!

da que pensar.... o ajudante de lar e empregado auxiliar sao mais importantes que o enfermeiro  ??? sempre pensei que as dependencias dos doentes se baseassem na necessidade da prestacao de cuidados...
"We know that while living we are more or less exposed to envy ...
but after our death our enemies no longer hate us "
Demóstenes

Offline LilianaS

• Membro
    • Ver Perfil
« Responder #8 em: Janeiro 26, 2011, 22:11:21 »
Boa noite!Eu tinha uma ideia desta lei...eu trablho num lar sozinha e tenho das 8h as 16h 70 idosos internos do lar mais cerca de 30 no centrode dia...e claro que quando isto descamba e impossivel (e so horas extra que nao sao pagas)...para alem de que passamos a vida a delegar coisas que os auxiliares nao fazem nada bem (nao tem competencias e nao querem saber)e muitas vezes levamos na cabeça porque fazem mal...!!
A realidade daenfermagem geriatricas ainda esta nos livros...so!

Offline SaraTkMy

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
« Responder #9 em: Fevereiro 01, 2011, 20:53:21 »
Cara colega, penso que também depende um pouco de nós fazer valer a nossa posição nessas instituições. Trabalho num lar de idosos com 30 internos mais 30 de CD. No princípio estava completamente sozinha, para tudo! Mas lutei contra isso, fiz perceber à direcção que era simplesmente impossível! Que eu não podia simplesmente 'viver lá' cm praticamente acontecia!!! Não foi fácil! Mas neste momento já tenho duas colegas em part time, que complementam a minha ausência. Continuo a dar horas extra que não vêm qq tipo de agradecimento, mas são de longe bem menos do que as que dava!
Como disse, não foi fácil, implicou confrontos com o presidente da direcção, um 'homem das cavernas' que não tinha a mínima ideia do que era gerir e fazer funcionar um lar de idosos! Mas desde que as nossas intervenções sejam fundamentadas temos tudo a nosso favor. Foi só começar a falar-lhe em leis, em multas e etc que a coisa mudou logo de figura!!!
;)
Boa sorte

Offline sonanro

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
« Responder #10 em: Fevereiro 01, 2011, 21:27:02 »
Citação de: "SaraTkMy"
Cara colega, penso que também depende um pouco de nós fazer valer a nossa posição nessas instituições. Trabalho num lar de idosos com 30 internos mais 30 de CD. No princípio estava completamente sozinha, para tudo! Mas lutei contra isso, fiz perceber à direcção que era simplesmente impossível! Que eu não podia simplesmente 'viver lá' cm praticamente acontecia!!! Não foi fácil! Mas neste momento já tenho duas colegas em part time, que complementam a minha ausência. Continuo a dar horas extra que não vêm qq tipo de agradecimento, mas são de longe bem menos do que as que dava!
Como disse, não foi fácil, implicou confrontos com o presidente da direcção, um 'homem das cavernas' que não tinha a mínima ideia do que era gerir e fazer funcionar um lar de idosos! Mas desde que as nossas intervenções sejam fundamentadas temos tudo a nosso favor. Foi só começar a falar-lhe em leis, em multas e etc que a coisa mudou logo de figura!!!
;)
Boa sorte

Boa!!! Meus parabéns!

Offline White Wolf

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
« Responder #11 em: Fevereiro 03, 2011, 21:08:12 »
Eu trabalhei num lar lar. Era um enfermeiro/30 idosos. Acontece que os lares pouco ou nada querem mudar esta filosofia. Só importam os €€€.

Offline Xarabaneca

• Iniciante
  • *
    • Ver Perfil
« Responder #12 em: Fevereiro 04, 2011, 19:21:53 »
Olá boas, eu também trabalho num lar com cerca de 20 idosos, como prestadora de serviços (recibos verdes). Não percebi uma coisa, o enfermeiro (neste caso eu/nós) tem de estar o periodo diurno permanentemente no lar??? Isso é obrigatório??
Onde trabalho não funciona assim. E se me poderem ajudar a verificar se isso é ou não legal agradecia.

Cumprimentos.