Autor Tópico: "Rastreios"  (Lida 2381 vezes)

Offline Anaolo

• Novato
  • **
    • Ver Perfil
"Rastreios"
« em: Janeiro 12, 2011, 22:04:57 »
Boa noite a todos!

Tenho que fazer um trabalho que consiste em dizer como faria um "Rastreio" e o porquê de o fazer.

Esse rastreio seria feito de x em x tempo, em várias freguesias de um concelho e seriam avaliados os seguintes parâmetros: TA; Dx; Oximetria; espirometria; Peso e realização de ECG.

Se tiverem alguma ideia que me possa ajudar, agradecia.

Com os melhores cumprimentos,
Ana

Offline Danizinha

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
Re: "Rastreios"
« Responder #1 em: Janeiro 13, 2011, 08:43:41 »
Cara colega,

Quando se fala em Rastreio este não será sobre algo em especifico?! Rastreio do cancro do colo do útero, Rastreio da Diabetes, Rastreio à Obesidade Infantil... ?!

Offline enfermeiroUK

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
    • http://enfermeirouk.com/
« Responder #2 em: Janeiro 13, 2011, 10:32:28 »
Citação de: Danizinha
Cara colega,

Quando se fala em Rastreio este não será sobre algo em especifico?! Rastreio do cancro do colo do útero, Rastreio da Diabetes, Rastreio à Obesidade Infantil... ?!

Exacto!
Um rastreio implica "rastrear" algo!
Implica realizar um determinado teste/exame de despiste de uma determinada situação, tal como exemplificou a colega anterior!
Votos de um bom trabalho!

Citação de: Wikipédia
[font=Verdana:3lw6cty3]Rastreio, Rastreamento ou Screening pode ser definido como a identificação presumível de doença ou defeito não anteriormente conhecido, pela utilização de testes, exames e outros meios complementares de diagnóstico, os quais podem ser rapidamente aplicados. Estes testes não têm como objectivo ser um diagnóstico mas sim identificar os suspeitos de uma determinada patologia ou outra condição, prosseguindo-se posteriormente ao seu encaminhamento[/font:3lw6cty3].[/size]
"...se não receio o erro, é porque estou sempre pronto a corrigi-lo." Bento de Jesus Caraça.

http]

Offline Anaolo

• Novato
  • **
    • Ver Perfil
« Responder #3 em: Janeiro 13, 2011, 14:22:34 »
Sim, eu sei que a palavra rastreio não está a ser bem aplicada nesta situação, no entanto, como ainda não sei muito bem como vou denominar a actividade, coloquei rastreio.

De qualquer forma, obrigado

Offline Danizinha

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
« Responder #4 em: Janeiro 13, 2011, 14:49:03 »
Colega, os parâmetros a avaliar foram escolhidos por si?

Offline Anaolo

• Novato
  • **
    • Ver Perfil
« Responder #5 em: Janeiro 13, 2011, 18:49:00 »
Não, são os que são possíveis avaliar com o programa que é usado para registo.

Offline Danizinha

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
« Responder #6 em: Janeiro 14, 2011, 11:53:19 »
Ok colega,
Esses parâmetros poderiam ser conjugados de forma a construir um rastreio de alguma patologia... Ou então por simples controlo. Mas assim isoladamente não vejo que seguimento é que a colega depois poderia dar...

Offline Anaolo

• Novato
  • **
    • Ver Perfil
« Responder #7 em: Janeiro 14, 2011, 12:27:08 »
A ideia é mesmo fazer o controlo destes parametros naquela população daquele conselho, tendo em conta as dificulades das populações em se deslocarem aos CS e hospitais. Para além de que, muitas pessoas, principalmente pessoas ainda no activo não dão importância ao controlo destes parametros.