Autor Tópico: ortopedia: tratamento conservativo  (Lida 3825 vezes)

Offline enfenf1

• Novato
  • **
    • Ver Perfil
ortopedia: tratamento conservativo
« em: Janeiro 01, 2011, 19:12:19 »
Olá futuros colegas.

Gostaria de saber se alguém me sabe explicar ou indicar bibliografia/links acerca do tratamento conservativo, tratamento muito frequente e muito específico em serviços como ortopedia ou também em ortotraumatologia.  É um tipo de tratamento em que a pessoa fica em repouso no leito durante algumas semanas. Tenho uma ideia do que seja, e já ouvi falar muito por alto, mas não encontro nada de fidedigno. Para além disso não encontro mais nada. Se alguém me pudesse ajudar, agradecia.

Obrigada.

Offline Caldas

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
    • http://ocantosocial.blogspot.com
Re: ortopedia: tratamento conservativo
« Responder #1 em: Janeiro 01, 2011, 20:24:02 »
Acho que o que procuras é mais tratamento conservador.

Tratamento que consiste em não realização de acto cirúrgico para resolução de fracturas. Contudo, neste momento apenas se usa em casos temporários pré-operatório e em situações que requeiram impossibilidade cirúrgica.

Mais comuns são:
Imobilização gessada - tala gessada posterior, bota gessada, cilindro gessado, tala de zimer, etc
Tracção Cutânea - estas já quase só se usam mesmo para fracturas do fémur.

Offline enfenf1

• Novato
  • **
    • Ver Perfil
« Responder #2 em: Janeiro 01, 2011, 20:51:41 »
Citação de: Caldas
Acho que o que procuras é mais tratamento conservador.

Tratamento que consiste em não realização de acto cirúrgico para resolução de fracturas. Contudo, neste momento apenas se usa em casos temporários pré-operatório e em situações que requeiram impossibilidade cirúrgica.

Mais comuns são:
Imobilização gessada - tala gessada posterior, bota gessada, cilindro gessado, tala de zimer, etc
Tracção Cutânea - estas já quase só se usam mesmo para fracturas do fémur.

sim, tratamento conservador, lapso meu

obrigada

Offline Forever enfermagem

• Iniciante
  • *
    • Ver Perfil
« Responder #3 em: Outubro 27, 2011, 12:02:20 »
Boa tarde!

Sou aluna do 3º ano do curso de enfermagem. Tenho dúvidas de como ocorre a espondilolistese e se pode causar estreitamento do canal cervical. Já pesquisei várias bibliografias mas não encontrei ainda nada fidedigno.

E uma outra dúvida é qual a diferença entre ligadura em espiga e circular, ou seja, qual a função de cada uma.

Agradecia uma resposta o mais breve possível e se possível com bibliografia.