Autor Tópico: Algaliação  (Lida 23263 vezes)

Offline garcsa

• Membro
    • Ver Perfil
Algaliação
« Responder #15 em: Outubro 25, 2006, 15:51:20 »
No meu serviço (principalmente na Consulta Externa) usamos a técnica de algaliação bastantes vezes,e usamos Betadine e temos tido bons resultados.. :D

Offline lbotelho

• Membro
    • Ver Perfil
Algaliação
« Responder #16 em: Outubro 25, 2006, 16:25:23 »
Citação de: "Darth_Vader"
Nem sempre os microorganismos "mais fortes" são os mais patogenicos ou os mais virulentos

Mas podem ser...Nem sempre é verdade mas são quase sempre...
vale a pena o risco?
Já usei iodopovidona muitos anos nas algaliações, actualmente uso só uma boa lavagem e os resultados comprovados estatisticamente são ligeiramente melhores...
Dá para reflectir...
yOn DaMaGe, InC.

Offline Vitor Barbosa

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
Algaliação
« Responder #17 em: Novembro 10, 2006, 23:14:13 »
No nosso hospital é de norma uma lavagem da região genital com água e sabão seguida de uma lavagem por irrigação com soro fisiológico ou água (com luvas não esterilizadas) e a introdução de gel estéril (lubrificante, anestésico e desinfectante - Instillagel, por ex.) na uretra, já com luvas esterilizadas, claro. Para além da comodidade para o cliente e da facilidade de introdução da algália, penso que a taxa de infecção é menor com o uso deste gel.

Offline Su_Nurse

• Novato
  • **
    • Ver Perfil
Algaliação
« Responder #18 em: Novembro 11, 2006, 17:33:57 »
Sou aluna de Enfermagem e na minha escola preconiza-se a lavagem com água e sabão e depois com soro fisiológico e concordo com isso.
Acho desnecessário o uso de iodopovidona, pelas razoes que algumas pessoas ja referiram aqui.
Resta-me dizer que também nao concordo com a instilaçao de iodopovidona para a bexiga, como já vi fazer.

Primeiro, porque a iodopovidona utilizada é para uso externo e segundo porque a iodopovidona é aberta, nem sequer é escrito o dia de abertura e anda lá durante uns tempos, se for preciso até se esquecem de colocar a tampa ou perdem-na e os microrganismos andam lá a proliferar e depois é maior a emenda que o soneto( e secusado será dizer k a bexiga é um orgao esteril). Também é usada em varios doentes, facilitando a contaminaçao cruzada.

Offline Roten_Boy

• Administrador
  • Membro Veterano
    • Ver Perfil
    • http://www.forumenfermagem.org
Algaliação
« Responder #19 em: Novembro 11, 2006, 17:46:17 »
Instilar iodopovidona?  :cry:  até me arrepiei   Se ainda fosse o Instillagel como refere o Vitor Barbosa...

:?

Offline Darth_Vader

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
Algaliação
« Responder #20 em: Novembro 12, 2006, 02:35:39 »
6 anos em urologia e nunca vi ninguem a instilar betadine para lá... Parece-me um bocado aberrante  :x  :x  :x
O gel anestesico sim, facilita muito as coisas
Homem, na tentativa de tentar provar que não é um macaco, reforça a ideia que é um burro

Offline enfsergio

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
Algaliação
« Responder #21 em: Novembro 12, 2006, 18:36:26 »
Nunca vi ninguém instilar o betadine na uretra. Pareceme completamente aberrante como já foi dito. Até me arrepiei. Ainda por cima tendo em conta que tal como a su_nurse disse, a iodopovidona é usada  sem ter em conta a assepcia do líquido dentro do respectivo frasco. As tampas perdem-se, é usado em vários doentes, podendo a abertura do frasco tocar na pele, sei lá que mais. No meu serviço, como já referi, é feita lavagem dos órgãos genitais com iodopovidona. Devia-se preconizar o uso de embalagens individuais de uso único, para a desinfecção dos genitais. Usamos depois lidocaina gel para lubrificar a sonda vesical aquando da introdução da mesma.

Offline Florence

• Iniciante
  • *
    • Ver Perfil
Tristeza!!!
« Responder #22 em: Novembro 17, 2006, 11:31:54 »
É com enorme tristeza que eu li este tópico.
A uma dúvida, legitima, de uma futura colega, foi-lhe respondido de tudo...ou seja, parece que vale tudo no reino da enfermagem. Toda a minha gente tem a sua opiniãozinha a dar e pasme-se não se inibem de a escrever.
A ignorância por si só é perigosa mas quando ela se reveste de pretenciosismo então é de clamar aos céus.
Acham sinceramente que numa questão técnica como a que está em apreço de deva responder com um "eu acho que..." ou "eu penso..." ou "eu vi fazer ..." ou outras formas similares???
Se acreditam que a enfermagem é um ciência ou que pelo menos´(ou mais) é uma disciplina que se exerce baseada em evidências cientificas então talvez devessem rever todos os vossos posts.
É com enorme pesar que assisto a este deplorável espéctaculo de pessoas que ACHAM e PENSAM sobre questões para as quais à uma resposta de base cientifica.
Shame on you...

Offline joanaoliveirasilva

• Membro
    • Ver Perfil
Algaliação
« Responder #23 em: Novembro 17, 2006, 12:22:59 »
Cara Tanya:

A algaliação faz-se com equipamento esterilizado e tecnica asséptica, porque a bexiga é um órgão estéril susceptível de ser infectado por micróbios.

A tecnica asséptica cirúrgica é usada durante certos procedimentos nos quais se verifica a interrupção de continuidade de pele e mucosas (por exemplo no caso de acessos hemáticos) mas também quando se executa um procedimento dentro ou para uma zona estéril do organismo - como a bexiga (exactamente para se prevenir a introdução de mocroorganismos na bexiga estéril).

Concordo em pleno que a solução antisséptica a ser utilizada deve ser individual.

Dou-te uma sugestão de leitura:
- SORENSEN e LUCKMAN - Enfermagem Fundamental. Abordagem Psicofisiológica. Capítulos 28 e 44. Lusodidacta

Espero ter-te sido útil.
Com os melhores cumprimentos,
Joana Silva

Offline Roten_Boy

• Administrador
  • Membro Veterano
    • Ver Perfil
Algaliação
« Responder #24 em: Novembro 17, 2006, 13:42:44 »
@ Florence

Olá! Desde já benvinda ao Forumenfermagem!
Porque não apresentar aqui então a técnica de algaliação que executa com base científica? A sua partilha poderá ser muito proveitosa tanto para a Tanya como para os outro colegas.

Ficamos a aguardar :wink:

Offline enfsergio

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
Algaliação
« Responder #25 em: Novembro 18, 2006, 00:31:25 »
@Florence
Todos nós tentamos ajudar a colega, dizendo aquilo que fazemos no nosso dia a dia. Todos nós tentamos ajudar com a nossa experiência. Este fórum é mesmo para troca de experiências. Cada um dizer como faz, e juntos tentarmos ver o que está bem...o que está mal. Tentar ver o que fazemos mal e tentarmos mudar, corrigindo o que está mal, melhorando as nossas práticas diárias. Ninguém é perfeito. Ninguém sabe tudo. Ninguém é o dono do saber total.
Mas já agora colega como se algalia no seu serviço? Como faz a desinfecção?Lava...não lava...desinfecta...não desinfecta...então? E como justifica o que faz?Em que bases cientificas?
Ah pois é...criticar...critica...ajudar...não ajuda
Tenho dito...

Offline Roten_Boy

• Administrador
  • Membro Veterano
    • Ver Perfil
Algaliação
« Responder #26 em: Novembro 18, 2006, 19:00:59 »
Os destaques mensais de Janeiro de 2005 já estão on-line.

Podem ver aqui um dos artigos com o tema "Por entre algálias e algaliações" que poderá elucidar melhor sobre o que se tem aqui discutido.

http://www.forumenfermagem.org/componen ... cle/id,64/

Até ao final deste mês todos os destaques mensais estarão online. Podem aceder no canto inferior esquerdo do site.

Offline Ena Rot

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
    • http://enarot.blogs.sapo.pt/
Algaliação
« Responder #27 em: Dezembro 01, 2006, 20:54:51 »
Penso que a morada destas recomendações do Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge já está no fórum e que foi de cá que a recolhi, de qualquer modo aqui fica ela novamente.

http://www.insarj.pt/site/resources/images/PNCI/Recomend_infec_urin.pdf
.: Navegando e tentando Cuidar de outros Navegares :.

Google Reader -Ena Rot's shared items
Rabiscos
what am I doing...

Offline cougar391

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
lavagem dos genitais
« Responder #28 em: Janeiro 01, 2007, 22:01:28 »
há também uma outra questão que se prende com a utilização de antissépticos na lavagem dos genitais em utentes que estejam algaliados... ora, a utilização do antisseptico por si só pode serdesnecessária para a prevenção das infecções urinárias como também pode proporcionar um meio para que elas ocorram, pois a lavagem c antisseptico irá remover a flra transitória e também parte da residente que será essencial para prevenir a infecção... faço esta afirmação baseado em pesquisas e em discussões com professores e enfermeiros do serviço onde faço o meu ensino clinico.