Autor Tópico: Trabalhar na Bélgica - Moving People  (Lida 69283 vezes)

Offline tfmd

• Membro
    • Ver Perfil
Trabalhar na Bélgica - Moving People
« em: Outubro 20, 2010, 17:37:25 »
Olá Colegas,

Numa época, em que se torna cada vez mais difícil encontrar trabalho em Portugal, e depois de ler algumas das duvidas que outros colegas deixaram no F. E., quanto a esta empresa, resolvi deixar-vos o meu testemunho.

Neste momento somos 4 Enfermeiras Portuguesas, na Bélgica, recrutadas através da MP. E vão chegar mais duas, no fim do mês.   

Primeiramente, vou falar em relação ao contrato de exclusividade, que segundo sei, é o que assusta mais os colegas,e a mim também me assustou. Mas na verdade, não é mais do que uma garantia para ambas as partes, pois da parte da MP, têm a garantia que vão a entrevistas de trabalho, sem terem de as procurar, e que têm 3 garantidas no mínimo, após essas 3, se resolverem rescindir o contrato têm liberdade total para isso. A MP, tem a garantia da vossa parte, que estão completamente empenhados, em ser bem sucedidos na entrevistas e no aproveitamento do curso de francês.

O curso de francês, é uma boa ajuda, de facto. Mas é um curso básico, no entanto é gratuito, no inicio dá para "desenrascar". Mas é escasso. Uma vez aqui, há que investir na formação de francês, e esse é um investimento privado.

Em relação ao processo administrativo, é longo, apesar de o Sr. Rui Peixoto falar em 2/3 meses, tal não corresponde à verdade. Assinei o contrato e segundo o Sr. Rui Peixoto entreguei toda a documentação em tempo recorde, ou seja, 2 dias. E ele disse-me que o curso de francês começaria na semana seguinte, andei neste impasse, em contacto com a sede da Empresa na Bélgica, em contacto com a Berlitz Bélgica, durante 1 mês e meio, e ninguém me sabia esclarecer nada por falta de organização da parte da Berlitz, mas também por passividade da MP Portugal. Comecei o curso de Francês no final de Maio. É também importante referir que entrei em contacto com a sede da Empresa na Bélgica, pela completa ausência do Sr. Rui Peixoto quer via telefone, quer via e-mail. E este é um comportamento comum no Sr. Rui Peixoto, pois todas as colegas do curso referiam o mesmo.

O acolhimento na Bélgica, é simplesmente magnifico. Os elementos da MP são extremamente amáveis.. Enfim, tudo o que se pode pedir de alguém quando se chega a um pais diferente. De facto, caso tenham necessidade disso, a empresa empresta dinheiro, com uma taxa de juro.

Quanto ao alojamento depende bastante das zonas, para uma pesquisa mais concreta, www.immoweb.be, e ao preço à acrescer as despesas comuns, que na maioria dos anúncios há já uma estimativa feita. Os gastos com a alimentação para o mês inteiro, fazendo um calculo por excesso, podem contar 400€/500€, caso venham sozinhos, terão de suportar tudo, vocês mesmos.

Concluindo, todas as ofertas que a MP faz são verídicas. E a questão de ser o Sr. Rui Peixoto a deslocar-se até vocês, é politica da empresa, enviarem um representante até ao entrevistado, não estranhem.

Eu compreendo que as vossas duvidas, na sua maior parte, se prendam com a credibilidade da empresa, porque é uma empresa nova, que apareceu recentemente, que recruta para o estrangeiro, entre outros aspectos; mas quero assegurar-vos que eu estou aqui e estou bem, portanto podem confiar porque eu já fiz esse processo. E aconselho cada vez mais a emigração a qualquer um dos nossos colegas, as condições são incomparaveis. A única ressalva que quero frisar bem, que é o único aspecto menos positivo, que aconteceu com a empresa até chegar aqui, relaciona-se com o representante da empresa em Portugal, uma vez que a brevidade dos prazos que ele promete, geralmente não se verificam. Portanto, a quem decidir iniciar este processo com a empresa MP (o que aconselho vivamente, especialmente face à situação actual, no pais) aconselho que se mantenha sempre e a toda hora bem presente no processo e que cobre o cumprimento dos prazos.

Espero que este pequeno post, seja útil para todos os colegas.

Cumprimentos,

Offline enf.do mundo

• Novato
  • **
    • Ver Perfil
Re: Trabalhar na Bélgica - Moving People
« Responder #1 em: Outubro 20, 2010, 18:33:17 »
Cara Colega, gostaria de saber  mais ou menos o ordenado que se ganha ai na Belgica? está a trabalhar a nivel hospitar ou lares? Quanto a cultura é muito diferente da nossa potuguesa ou nem por isso obrigado

Offline tfmd

• Membro
    • Ver Perfil
« Responder #2 em: Outubro 20, 2010, 18:44:23 »
Olá Colega,

Respondendo directamente, salário bruto para Recém-Licenciado: 2058€; salário limpo: pode variar entre os 1450€ e os 1550€.

Trabalho em contexto hospitalar.

Em relação à cultura, não é muito díspar. Sendo que o nível de vida, é, em muitas coisas, mais barato que em Portugal.

Cumprimentos,

Offline isilva

• Novato
  • **
    • Ver Perfil
« Responder #3 em: Outubro 20, 2010, 19:52:27 »
também ando a pensar trabalhar na bélgica. Em que zona está colega? Já agora não aconselha que se faça contacto directo com hospitais? è melhor por essa empresa?

Offline tfmd

• Membro
    • Ver Perfil
« Responder #4 em: Outubro 20, 2010, 20:09:57 »
Boa Noite colega,

Efectivamente existe uma enorme falta de enfermeiros aqui.

Pode fazê-lo, mas será tudo mais complicado para si. Porque pela empresa de recrutamento, tem um curso de francês gratuito, e mais importante, eles encarregam-se de todos os trâmites legais, pedido de prática de enfermagem no ministério da saúde e equivalência do seu diploma, gratuitamente.

Mas se falar relativamente bem francês já e decidir começar a tratar dos documentos de equivalência por si própria, acredito que após ter tudo pronto - em média 2 a 3 meses, consiga empregar-se aqui rapidamente.

Mas é mais fácil e barato se o fizerem por si.

Encontro-me no sul de Bruxelas.

Boa Noite

Offline ANDREIACARVALHO

• Novato
  • **
    • Ver Perfil
« Responder #5 em: Outubro 20, 2010, 20:11:03 »
Ja sabia falar francês, ou aprendeu após ter aceite contrato..

Offline Fields

• Iniciante
  • *
    • Ver Perfil
« Responder #6 em: Outubro 20, 2010, 20:34:30 »
Olá Colega,

Aprendi após ter aceite o contrato.

Cumprimentos,

Offline tfmd

• Membro
    • Ver Perfil
« Responder #7 em: Outubro 20, 2010, 20:42:50 »
Olá Colega,

Aprendi após ter aceite o contrato.

Cumprimentos,

P.S.: Respondi-lhe através de um computador, que tinha outro Log In.

Offline Heidi.fs

• Iniciante
  • *
    • Ver Perfil
« Responder #8 em: Outubro 21, 2010, 21:27:26 »
ola colega tfmd! li o teu post com atenção uma vez que estou interessada em ir pa Bélgica, e ja tendo tido contacto com o Sr. Rui, queria te perguntar como correram os 3 primeiros meses, em média, se não fôr indiscrição quanto gastaste em média uma vez que esse é um dos meios receios (serem despesas mt elevadas) contado que à partida devo ir com uma colega e partilhar casa c a mesma, e ficando pela perferia da Bélgica..
Depois, relativamente ao curso de françes, sugeres dp de fazermos mais algum investimento pessoal, como estás a fazer isso, individualmente ou em algum curso?
Quanto às clausulas de arrendamento, o Sr. Rui informou que o minimo era de 3 anos de contrato, isso fez.me alguma confusão porque quase "obriga-nos" a ter que ficar lá esse tempo.. cm aconteceu contigo?

Obrigada pela atenção!

Cps

Offline tfmd

• Membro
    • Ver Perfil
« Responder #9 em: Outubro 22, 2010, 21:45:59 »
Olá Colega.

Estou há pouco tempo na Bélgica, para fazer essa avaliação. Ao que se refere quando diz a periferia da Bélgica?

O investimento pessoal num curso de francês, é uma boa ideia, para quem não domina bem o francês, para esclarecer dúvidas do dia-a-dia do trabalho, por exemplo.

Em relação ao contrato, existem várias hipóteses relacionadas com a duração do contrato, mas com um mínimo de um ano, sendo que, provavelmente, a caução inicial aumenta. De qualquer das formas um contrato de três anos, não é nenhuma obrigação estrita, porque pode deixar a casa, antes do terminus do contrato, perdendo assim direito ao reembolso de uma grande parte da caução inicial.

Espero ter esclarecido,

Qualquer coisa disponha,

Offline imalheiro

• Novato
  • **
    • Ver Perfil
« Responder #10 em: Outubro 30, 2010, 16:47:19 »
olá Colegas..

Eu também estou a tratar dos documentos para ir para a Bélgica. Quando vi  a oferta achei-a muito aliciante, e depois de ter a entrevista com o Sr. Rui, fiquei ainda mais entusiasmada com a proposta e com todas as facilidades. No entanto, tenho algum receio por parecer tudo tão fácil. Não sei, surgem-me algumas dúvidas...todo o acompanhamento que supostamente teremos na procura de casa, e no dia-a-dia se precisarmos, é mesmo real?? ???
já agora como funcionam as aulas de francês?

cumprimentos... :)

Offline jotix

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
« Responder #11 em: Outubro 31, 2010, 14:13:16 »
Espera aí. Para que serve a caução?

Tem-se de pagar para trabalhar?
Enfermeiro em França

Offline tfmd

• Membro
    • Ver Perfil
« Responder #12 em: Outubro 31, 2010, 14:32:36 »
Boa tarde,

Colega Imalheiro, o apoio na Bélgica, por parte da MP, é verídico. Contudo, a colega também é autónoma, e concerteza haverá coisas que fará por sua iniciativa.

As aulas de francês, se a Moving People mantiver a mesma empresa, são dadas através da internet, por um professor.

Qualquer outra duvida, disponha

Cumprimentos, 

Offline tfmd

• Membro
    • Ver Perfil
« Responder #13 em: Outubro 31, 2010, 14:36:36 »
Colega Jotix,

Em momento nenhum é referido, implicita ou explicitamente que se paga para trabalhar. A palavra caução vem num contexto especifico, contratos de arrendamento.

Todo o processo não tem qualquer custo para quem iniciar o processo com a MP.

Espero ter esclarecido.

Qualquer duvida disponha,

Cumprimentos,

Offline imalheiro

• Novato
  • **
    • Ver Perfil
« Responder #14 em: Novembro 15, 2010, 17:24:37 »
cara TFMD

conte-me um pouco como sao os cuidados de enfermagem pela bélgica???num outro post, tinha um colega a falar um bocado mal, que nao havia auxiliares e coisas do genero..é mesmo assim???

E como funciona a orde dos enfermeiros Belgas???

Saudações