Autor Tópico: Ferida traumatica com inxerto de calcaneo e osteomielite (MUITO URGENTE)  (Lida 6094 vezes)

Offline plug in baby

• Novato
  • **
    • Ver Perfil
Ola colegas. Ja faz muito tempo que nao frequento o forum. Preciso de "alguma" sugestao que me ajude urgentemente. Tenho um paciente que a 4 anos atras sofreu um acidente numa obra que lhe destruiu completamente o calcaneo, depois de sujeito a 18 operacoes uma ostiomielite anterior em que rejeitou um inxerto de calcaneo, espaçadores de calcaneo e mil coisas mais realizaram outro inxerto de calcaneo, ha dois anos que estou com este paciente o ultimo inxerto vai mais ou menos para 6 meses que o fizeram, tem uma nova osteomielite, aparte de tudo isso agora tem tambem uma infeçao na fistula que da acesso ao calcaneo por (S. epidermidis (resistente a meticilina) y Kocuria cristinae.) ja lhe fizemos tudo e mais alguma coisa mas nao ha maneira de que a ferida deixe de drenar pus e secreçao serosa, o antibiotico termina dentro de 2 semanas e se com este antibiotico nao resolve o problema a soluçao vai ser amputar porque por outro antibiotico nao é opçao porque ja os fez (todos). Estar sem antibiotico nao é opçao porque pode fazer uma sepsis e em 24/48 horas morrer.Assim que aceito sugestoes.
Um abraço
 Para os que entendem espanhol deixo um pequeno resumo:

Varón de 42 años que tras precipitación en diciembre 2005 sufrió fractura calcáneo derecho, fractura de mandíbula y fractura cúpula radial. Fue intervenido mediante osteosíntesis de la fractura de calcáneo (3-1-06). Se realizó EMO por infección de herida quirúrgica con SAMR (21-3-06).  Posteriormente se le han realizado diversas intervenciones médico-quirúrgicas:
1º: ( 7-4-06 )  SAMR en tratamiento con teiplanina IV. Ingreso 65 días.
2º (2-5-06) nuevo desbridamiento   y tratamiento con Linezolid.
3º (24-10-06) nuevo desbridamiento
4º (18-1-07) nuevo desbridamiento
5º (5 y 10 -07-07) nuevo desbridamiento
6º (12-07-07): calcanectomía y colocación de espaciador de cemento.
7º (15-11-07): retirada del espaciador de cemento y aporte de aloinjerto de calcáneo comprobando su adaptación al espacio y congruencia con articulaciones calcáneo-cuboidea y subastragalina y posterior estabilización con 2 tornillos de 7 mm a calcáneo y con placa Pedus a cuboides.
8º (30-06-09): extracción de material de osteosíntesis (tornillos canulados).
9º (29-10-09): se programa toma de biopsia de calcáneo. En el acto quirúrgico se observa aloinjerto óseo desvitalizado y totalmente fragmentado. Se procedió a desbridar tejidos necrosados con toma de muestra de aloinjerto para cultivo, se coloca espaciador de cemento y se extrae placa calcáneo-cuboidea.
10º (04-02-10): extracción de espaciador de cemento y colocación de aloinjerto de calcáneo.
11º (29-4-10): se desbridan los tejidos necrosados y limpieza de la herida.

Offline Enf_SH

• Membro Associado
    • Ver Perfil
Re: Ferida traumatica com inxerto de calcaneo e osteomielite (MUITO URGENTE)
« Responder #1 em: Setembro 29, 2010, 21:19:20 »
Boa noite,

Colega @plug in baby, se percebi o caso exposto apenas posso deixar a minha opinião.
Parece-me que o seu doente não pode estar sem ABT, vejo que já realizou teicoplamina e linezolida, no entanto já experimentaram vancomicina? Será uma hipótese visto que alguns estudos revelam que algumas estirpes de S. epidermis (Gram +) são resistentes à Teico mas sensíveis à Vanco.
A Vancomicina é um antibiótico glicopéptidico usado no tratamento das infecções bacterianas. É um péptido tricíclico glicosilado não produzido em ribossoma, mas sim por enzimas específicas. Não é absorvida no intestino e é administrada via intravenosa, exceto no tratamento de infecções do próprio intestino.
Não apresenta actuação sobre bactérias Gram-negativas, micobactérias e fungos. Ativo sobre Gram-positivos. Porém algumas cepas de Staphylococcus epidermidis, Staphylococcus haemoliticus e Staphylococcus aureus sejam resistente a teicoplanina, entretanto sensíveis a vancomicina.
Não deixar de ponderar as associações de ATB!

Depois o outro passo importante será o penso!

Aqui não posso opinar muito dado que não conheço o aspecto da lesão, mas se é tão exsudativa como diz Hidrofibras ou alginatos com prata terão de ser a solução e esperar que o ATB actue!

Deixo alguns estudos na área e espero que ajudem.

http://www.recoa.org/Papers/2009/3cl604.pdf

http://www.tudoresidenciamedica.hpg.ig. ... ielite.htm

http://www.rbo.org.br/materia.asp?idIdioma=1&mt=514
Cumps
Somos aquilo que fazemos consistentemente...Assim a excelência não é um acto mas um hábito!

Offline plug in baby

• Novato
  • **
    • Ver Perfil
« Responder #2 em: Setembro 30, 2010, 08:50:59 »
Ja usei alginatos e agora estou com aquacell ag  a mais de um mes. O problema vai ser mesmo a osteomielite, obrigado pela sugestao da vanco que na realidade nao sei se ja fez, mas vou ver bem a historia clinica. Obrigada pelo aporte.
Um abraço

Offline plug in baby

• Novato
  • **
    • Ver Perfil
« Responder #3 em: Setembro 30, 2010, 10:53:59 »
Ja fez vanco, fizeram-lhe um antibiograma e ja fez todos os antibioticos possiveis. Ta mesmo dificil este caso..Obrigado de tds formas.

Offline Caldas

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
    • http://ocantosocial.blogspot.com
« Responder #4 em: Outubro 02, 2010, 12:27:55 »
Plug in baby aconselho-lhe a ler sobre Osteomielite crónica. Parece-me que a solução que apresentou é a mesmo a única possível.

Offline Me_She

• Membro
    • Ver Perfil
« Responder #5 em: Outubro 03, 2010, 02:01:43 »
Gostaria de saber quantas mg de teicoplmina vez o seu paciente por dia?

Offline Me_She

• Membro
    • Ver Perfil

Offline plug in baby

• Novato
  • **
    • Ver Perfil
« Responder #7 em: Outubro 05, 2010, 09:02:59 »
Citação de: Me_She
Gostaria de saber quantas mg de teicoplmina vez o seu paciente por dia?
Ola colega, nao consigo obter esse tipo de informaçao porque a teico fe-la num hospital em Madrid e nao tenho acesso. De todas as formas penso que tera sido uma dose standart.

Um abraço

Offline plug in baby

• Novato
  • **
    • Ver Perfil
« Responder #8 em: Outubro 08, 2010, 08:31:31 »
Citação de: Me_She
Colega Plug in baby,
quanto ao penso,deixo estes  links para ver:

http://www.medcenter.com/medscape/Content.aspx?id=23725

www.forma-te.com/.../5202-utilizacao_do ... ridas.html

www.medihoney.com/ProductWoundCare.htm

Cumps

Ola colega obrigado pelos url´s ja fizemos pensos com açucar a algum tempo que é parecido a faze-lo com mel ainda que o mel nao macere tanto e lhe atribuem mais propriedades, de todas formas o mecanismo basico é o mesmo (alimentar tecido de granulaçao) e neste paciente nao os posso aplicar senao crio um meio propicio para as bacterias. Tenho que criar um meio que seja adverso para a (kocuria) que esta no leito da ferida e que é uma infeccao secundaria á osteomielite.
Um abraço