Autor Tópico: Licenciados em 2010  (Lida 22956 vezes)

Offline Ninja

• Novato
  • **
    • Ver Perfil
Re: Licenciados em 2010
« Responder #15 em: Agosto 31, 2010, 23:25:15 »
também terminei a 16 de julho e até agora nada  :-

Offline Carina_ESEP

• Membro
    • Ver Perfil
« Responder #16 em: Agosto 31, 2010, 23:27:33 »
Eu também terminei o curso em julho e como a maioria ainda espero, procurando, por emprego.
Isto está muito mau mesmo... E eu pondero a ida para o estrangeiro...pelo menos pelo que tenho lido é bastante aliciante...e muito diferente desta espera que desespera!
Em relação à cédula...na inscrição na ordem deram-me o recibo e disseram que serviria para nos candidatarmos mas não para exercer! Sou do norte...existe mais algum documento que se possa pedir durante estes três meses?
Eu desconheço...

Mas na bolsa para o centro hospitalar de Gaia aceitaram o recibo...já não chega o desemprego que por aqui anda...só me faltava mesmo esta montanha de burocracias...
Boa sorte a todos e para mim também..que nunca é demais!

Offline Apex cordis

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
« Responder #17 em: Setembro 01, 2010, 10:26:30 »
O comprovativo de inscrição serve para candidatar a concursos, no entanto, legalmente não se pode exercer sem a cédula profissional. O documento que aqui se fala só pode ser obtido após a atribuição de nº de membro, o que pode acontecer antes da chegada da cédula profissional...por isso convém ir contactando a OE para saber...mas na secção do centro a cerimónia de vinculação e atribuição de cédulas é no dia 24 de Set...tinha-me sido dito que apenas quem fosse convidado é que poderia ir mas entretanto apareceu no site da OE o anúncio/convite por isso não sei se é para todos irem. Se for, aí já recebem a cédula e já podem trabalhar legalmente.
Cumps

Offline crfg1234

• Membro
    • Ver Perfil
« Responder #18 em: Setembro 01, 2010, 11:22:33 »
Ponto 1: Comprovativo de inscrição na Ordem: pela ordem podem concorrer mas não podem exercer, como vem muito bem referenciado no mesmo documento. Ou seja, podemos concorrer como os restantes enfermeiros mas na hora de exercer ou apresentamos comprovativo legal ou cédula ou nada para ninguém (isto no país das maravilhas, dado que conheço casos caricatos).

Ponto 2: Sim, há uma ceriménia de vinculação, no caso do Norte é dia 2 de Outubro, e pelo que sei há data de inscrição e podemos todos ir. Nessa cerimónia e-nos dada a cédula e oficialmente podemos exercer. Para quem não vai à cerimónia, receb depois por correio.

Ponto 3: Podem sim levantar um documento antes do dia da cerimónia, que é uma declaração da ordem, onde vem o número da célula (que foi atribuído) e a dizer que estamos autorizados a exercer enfermagem no perido de 3 meses apos emissao da dita declaração. Ou seja, provisoriamente vem substituir a cédula, que não é mais que um cartao de demora a ser feito. :D

Resumindo: podem trabalhar legalmente antes do dia da cerimonia de vinculação...é só pedirem esta declaração (isto se a sua situação legal estiver em ordem).

Carina ESEP, somos da mesma escola:d e sim, eu também não sabia que isso era possível, só soube na passada sexta por outras colegas e já fui à ordem tratar da minha vida:D

Boa sorte a todos!

Offline Sílvia Melo

• Novato
  • **
    • Ver Perfil
« Responder #19 em: Setembro 01, 2010, 12:21:13 »
Boas.
Também sou recém-licenciada e ainda não tenho emprego.
Lamento o facto de as pessoas se importarem mais com se o outro entrou por cunha ou não (coisa que não acho justo, mas quem se atreve, nos dias de hoje, a dizer não?) em vez de se dar prioridade à união da profissão. É de lastimar que existam Enfermeiros que se preocupem em "lixar" a vida ao colega de trabalho do que apenas se limitar a exercer a sua profissão - e já tem muito no que trabalhar. (Assiste-se a cada coisa, quando somos alunos…. :s)
A inveja é um sentimento vil… se outros conseguiram colocação temos é que os felicitar e se ficarmos revoltados não é com eles mas sim com o sistema que temos actualmente, e para isso a Enfermagem terá de se unir de uma vez por todas!
Todas as outras profissões são unidas e não tentam transparecer os problemas para o meio exterior, então porque temos nós de “lavar a roupa suja" na praça? Se for para "lavar" algo, que o façamos unidos, pode ser que assim consigamos obter o que sempre defendemos.
Quanto ao emprego, pondero o estrangeiro mas sempre na expectativa que algo aparecerá em Portugal….

Offline crfg1234

• Membro
    • Ver Perfil
« Responder #20 em: Setembro 01, 2010, 13:00:48 »
Concordo consigo Silvia Melo, considero que há muitos enfermeiros mais preocupados com os recém-licenciados a concorrerem do que com o sistema que se criou. Nós, individualmente, não somos os problema. Se o colega X ou Y não tem emprego não é problema dos recém-licenciados. E isso de que não deviam poder concorrer, como vêem, não é válido. Mas enfim.

Não pondero, para já, o estrangeiro, pondero muito mais depressa a realização de outro curso. Para o ano vamos ver....

Boa sorte a todos.

Offline Danizinha

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
« Responder #21 em: Setembro 01, 2010, 14:04:35 »
Caros Colegas,

Também eu sou mais uma recém-licenciada de Julho... Sou de Lisboa e estudei lá, mas vim para Santarém onde quero criar raizes. Sei que a minha felicidade passa por estar a viver aqui nesta cidade mas o emprego aqui é nulo! Fiz os meus últimos estágios aqui no Hospital, mas eles simplesmente não estão a contratar ninguém. Neste momento a minha opção é mesmo prestar cuidados ao domicilio de forma liberal, sendo que os cuidados continuados vão terminar (mais uma!).

Sinceramente ir para o estrangeiro não é de todo o meu sonho, até porque não percebo mt de inglês...  :-

Enfim, cá espero por uma mudança radical no nosso futuro!

Cumprimentos e muitas felicidades para todos

Offline Carina_ESEP

• Membro
    • Ver Perfil
« Responder #22 em: Setembro 01, 2010, 15:35:11 »
Eu também não ponho de parte a frequência de outro curso mas trava-me o facto de criar mais despesa aos meus pais, apesar de eles serem totalmente a favor se for essa a minha vontade.

Da ordem não fazia ideia...alias pensei que eles me contactassem quando tivesse o número de cédula...antes ainda da cerimónia...pelo menos foi isso que a funcionária que me atendeu na inscrição me disse.

Sair do país...por um lado é conhecer uma nova cultura, tornar-me independente..mas ia me custar muito para lá do humanamente possível...principalmente deixar por aqui o meu irmão caçula...mas se tiver que ser...assim será! Tendo em conta o estado da profissão...estar desempregada há um mês AINDA não é muito problemático...veremos as cenas dos próximos episódios!!

Offline Apex cordis

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
« Responder #23 em: Setembro 01, 2010, 15:45:00 »
Citação de: Sílvia Melo
Boas.
Também sou recém-licenciada e ainda não tenho emprego.
Lamento o facto de as pessoas se importarem mais com se o outro entrou por cunha ou não (coisa que não acho justo, mas quem se atreve, nos dias de hoje, a dizer não?) em vez de se dar prioridade à união da profissão. É de lastimar que existam Enfermeiros que se preocupem em "lixar" a vida ao colega de trabalho do que apenas se limitar a exercer a sua profissão - e já tem muito no que trabalhar. (Assiste-se a cada coisa, quando somos alunos…. :s)
A inveja é um sentimento vil… se outros conseguiram colocação temos é que os felicitar e se ficarmos revoltados não é com eles mas sim com o sistema que temos actualmente, e para isso a Enfermagem terá de se unir de uma vez por todas!
Todas as outras profissões são unidas e não tentam transparecer os problemas para o meio exterior, então porque temos nós de “lavar a roupa suja" na praça? Se for para "lavar" algo, que o façamos unidos, pode ser que assim consigamos obter o que sempre defendemos.
Quanto ao emprego, pondero o estrangeiro mas sempre na expectativa que algo aparecerá em Portugal….
Concordo. Mas é complicado saber que esses casos existem mesmo assim...se me oferecessem uma cunha aceitava?pois claro...não quero dar mais despesa à CP, preciso de me tornar activa e não um empecilho para a sociedade >:( mas iria-me sentir sempre mal...porque não é honesto,mas, perante a situação actual, aceitável... :(

Offline Marmelo

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
« Responder #24 em: Setembro 01, 2010, 18:41:03 »
Citação de: enfpinto
olá colega!
Eu posso dizer que tenho tido sorte, acabei a 23 de julho 2010. Entrei no concurso daqui do site para viseu, ficando em 1º lugar na lista dos colocados, e nem tinha uma nota de licenciatura mt elevada (15). Por outro lado tenho colegas que la vão conseguindo safar-se, mas a maioria ainda não está colocada, e muito provavelmente irá para o estrangeiro. é muito triste ver a nossa nobre profissão nao ser reconhecida em portugal e no estrangeiro dizem-nos.. se tiver colegas que estejam interessados traga-os também. Aqui em Portugal, onde há isso???? NÃO HÁ!!!! temos uma OE e um sindicato que nao sei se vale a pena comentar!! Se fossemos unidos como os professores... uniram-se e tiveram o que queriam praticamente.. Deviamos ser como eles, mas não somos.. infelizmente.. O que nos resta é ir para o estrangeiro e voltar daqui por 1 ano ou 2 já com a experiência de lá e ver se cola alguma coisa por cá.
Cumps

Realmente está cá com uma sorte em que este concurso nem saiu os resultados e tinha mts entraves para entrar. para ficar colocado SEM experiência teria que ter média superior a 18, com média de 15 teria que ter experiência de 6meses  e média de 14 com 2 anos de experiência. por isso ter  sonhado...

Offline crfg1234

• Membro
    • Ver Perfil
« Responder #25 em: Setembro 01, 2010, 19:05:09 »
Sim, sem dúvida que um curso é um despesa extra. Os meus pais também não estao para aí virados, aliás, tanto não estão que a licenciatura já se sabe:D

Mas há sempre opções...trabalhar e estudar. Estudar à noite....não sei. Eu pondero seriamente tirar outro curso, já tenho algumas ideias, mas qual? Depois de enfermagem até teno receio. Cair uma vez no erro, ainda estou como o outro, mas duas vezes.....

Offline Carina_ESEP

• Membro
    • Ver Perfil
« Responder #26 em: Setembro 01, 2010, 19:43:54 »
Pois...também não sei que curso escolheria! que isto está mau em todo lado! Nem sequer sei se vale a pena continuar estudos em enfermagem nesta altura...será que isso me traria alguma vantagem? ter mais qualificações mas ainda sem experiência?

Offline BOB

• Membro Associado
    • Ver Perfil
« Responder #27 em: Setembro 01, 2010, 23:29:29 »
Conheço enfermeiros a tirar psicologia, fisioterapia, medicina e até gestão e engenharia... Os enfermeiros são muito versáteis  ;)

Offline Enf_Andre

• Novato
  • **
    • Ver Perfil
« Responder #28 em: Setembro 02, 2010, 00:44:46 »
Ola Colegas.. Fiz o registo apenas para responder neste tópico, apesar de consultar o forum diariamente.

Com o meu testemunho pertendo transmitir confiança aos novos colegas... à semelhança da maioria sou licenciado de Julho deste ano... A minha nota de final de curso foi 16... Felizmente sempre consegui tirar grds notas nos estagios (ai se as notas fossem todas assim  :D) o que me deixou ficar sempre algumas portas abertas em alguns locais por onde passei....

Ainda mal tinha começado a entregar curriculos (agosto) e surgiu-me a primeira oportunidade para começar a trabalhar num posto de colheita de sangue de um laboratorio bem perto da minha area de residencia... Apesar de serem so 2 horas por dia nao e nada mau pa começar, ate pk pagam bem... ;)

Anteontem surgiu-me uma nova proposta... Uma das instituiçoes privadas onde entrguei curriculo propos-me um estagio profissional REMUNERADO (financiado pela seg. social) de 9 meses de trabalho... Vou ganhar 2 IA (+ - 840 €) mais subsidio de alimentação e subsidio de turnos... por 35 horas semanais...No final deste tempo posso ficar ou nao.. mas isso dp vê-se....

Sei k provavelmente estou com bastante sorte (pra k fike claro NAO TIVE NENHUMA CUNHA)... e k existem mts colegas k estao ainda no desemprego mas para esses apenas deixo o meu exemplo e o desejo k se mantenham optimistas pk alguma oportunidade irá surgir...

ABRAÇO A TODOS

Offline Carina_ESEP

• Membro
    • Ver Perfil
« Responder #29 em: Setembro 02, 2010, 01:49:53 »
realmente há casos de sucesso que dão sempre alguma esperança! Boa sorte colega Enf_Andre! ;)