Autor Tópico: Tempo de sondas vesicais de Folley  (Lida 14924 vezes)

Offline Mauro Germano

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
    • http://saudeeportugal.blogspot.com
Re: Tempo de sondas vesicais de Folley
« Responder #15 em: Agosto 06, 2010, 04:25:56 »
Marko_Pires

Trabalho no SU do HSJ e a falta de tempo é algo de que só não se pode queixar quem efectivamente não trabalha, digo isto com todas as letras e sem qualquer problema em desmentir quem quer que seja.

A falta de tempo não se aplica só no tempo de execução das técnicas mas também na entrega de documentação onde os colegas dos CSP podem ter acesso aos registos necessários à continuidade de cuidados assim como por vezes os utentes não "passam" por nós o devido tempo de forma a prestar cuidados como educação para a saúde ou para apenas receberem a carta de alta de enfermagem, entre aspas.

Se me diz que trabalhou no SU do HGSA aí já acredito... (uma pequena picardia saudável visto terem um menor volume de utentes que o HSJ ;) )

Está em processo de planeamento uma alteração a este paradigma no SU do HSJ, para uma efectiva preparação dos utentes/família para a alta do SU assim como para uma melhor interacção com os colegas dos CSP... Para breve...

Offline Mauro Germano

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
    • http://saudeeportugal.blogspot.com
« Responder #16 em: Agosto 06, 2010, 04:28:24 »
Em relação ao tempo de permanência das sondas vesicais... acima de tudo deve respeitar-se a melhor evidência científica disponível e, por exemplo, tomar em conta que por exemplo o facto de o utente poder ser realgaliado várias vezes pode ser melhor/mais confortável do que um internamento prolongado numa UCI por Sépsis...

Offline margarida1975

• Iniciante
  • *
    • Ver Perfil
« Responder #17 em: Agosto 06, 2010, 22:38:29 »
Colegas,
na USF que trabalho normalmente quando um doente vem com carta de enfermagem respeitamos a data colocada pelas colegas, por vezes vêm com data de 10 dias que alargamos à vontade para 15 dias se necessário. Quando somos nós a colocar uma Folley(siliconizada) aguenta perfeitamente 1 mês, no entanto se a algaliação for permanente optamos sempre pelas sondas de silicone. Nada melhor do que os 90 dias.

Offline F.NIGHTINGALE

• Membro
    • Ver Perfil
« Responder #18 em: Setembro 03, 2010, 07:18:00 »
É o eterno problema dos registos.

Offline cafamesi

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
« Responder #19 em: Outubro 25, 2010, 22:15:02 »
30 dias as folley e 90 dias as de sylastic

Offline Vitor Barbosa

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
« Responder #20 em: Outubro 27, 2010, 16:10:53 »
Caros colegas, peço desculpa mas acho que se continua a não dar os nomes correctos às coisas. Foley (e não Folley como se costuma ver) é o nome que se dá ao tipo de algália desenhado pelo urologista que as inventou e que lhes deu o nome: Frederic Foley (para os interessados, ver http://en.wikipedia.org/wiki/Frederic_Foley e http://en.wikipedia.org/wiki/Foley_catheter)

As algálias que se costumam chamar de Foley deveriam ser designadas por algálias de Foley de latéx (que é apenas um dos materiais com que podem ser feitas)...

Offline EnfSmart

• Membro
    • Ver Perfil
« Responder #21 em: Novembro 15, 2010, 16:26:45 »
Colega Barbosa, tirou-me as palavras da boca. Estou farto de ouvir sempre a mesma coisa também "está algaliado com uma Foley X"...até quando era estagiário os meus orientadores diziam isso, ao que eu as vezes respondia "mas de latex ou silicone?"  ??? a resposta era quase sempre a mesma "Foley é silicone...senao dizia uma algalia normal, que é de latex"  :-X bem, com respostas destas ainda bem que eu dei á perna e sempre fui auto-didacta...senão ainda hoje dizia como alguns "o doente está com dejecções diarreicas"...é com cada um que sinceramente..

Offline iuti

• Novato
  • **
    • Ver Perfil
« Responder #22 em: Novembro 15, 2010, 19:00:25 »
No meu serviço realizámos uma formação em serviço sobre este tema e para o efeito efectuámos uma pesquisa bibliográfica criteriosa (existem muitos estudos, mas nem todos com validade/relevância científica pois não seguem as melhores metodologias /controlo de variáveis).
Assim, mudamos as sondas de latex de 10 em 10 dias (por vezes prolongamos até 15, dependendo da situação / estado geral do utente - isto tb tendo em conta as indicações do fabricante, por ventura poderão haver outros fabricantes com outras indicações).
Contudo, "O risco de adquirir uma bacteriúria é de aproximadamente 5% por cada dia de algaliação" (fonte: http://www.rncci.min-saude.pt/SiteColle ... inario.pdf).
Se ao fim de 20 dias de algaliação este risco é de 100%, devemos pensar o que é melhor para o utente...

Offline Vitor Barbosa

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
« Responder #23 em: Novembro 18, 2010, 23:25:38 »
Citação de: EnfSmart
Colega Barbosa, tirou-me as palavras da boca. Estou farto de ouvir sempre a mesma coisa também "está algaliado com uma Foley X"...até quando era estagiário os meus orientadores diziam isso, ao que eu as vezes respondia "mas de latex ou silicone?"  ??? a resposta era quase sempre a mesma "Foley é silicone...senao dizia uma algalia normal, que é de latex"  :-X bem, com respostas destas ainda bem que eu dei á perna e sempre fui auto-didacta...senão ainda hoje dizia como alguns "o doente está com dejecções diarreicas"...é com cada um que sinceramente..

Concordo consigo. Acho que um profissional deve primar pelo rigor, quer na actuação quer na linguagem que usa. Há erros que são muito comuns no dia-a-dia. O exemplo que dá é apenas um dos mais comuns. Só mais uns exemplos:

• Chamar máscara de alto débito a uma máscara de alta concentração (ou máscara de Hudson): alto débito não é necessariamente alta concentração.
  • "Oxigenoterapia" em vez de Oxigenioterapia
  • "Gasimetria" em vez de Gasometria (confesso que cometi este erro durante alguns anos  :-[)
  • Hiponatrémia ou Hipernatrémia em vez de Hiponatremia ou Hipernatremia (e muitos outros termos com o sufixo -emia)
  • ...

Podem parecer apenas preciosismos, mas a verdade é que o rigor da linguagem que um profissional utiliza pode dizer muito do seu trabalho.

Offline EnfSmart

• Membro
    • Ver Perfil
« Responder #24 em: Novembro 19, 2010, 13:30:48 »
e para bom entendedor meia palavra basta. Lamento apenas que quando certos colegas são corrigidos não admitem o seu erro, talvez por carácter, outros talvez porque depois do titulo de enfermeiro no bolso nunca se deram trabalho de se aprimorar a eles próprios. Contudo há sempre bons profissionais em todas as áreas e esses são de louvar, no entanto recai sobre eles a tarefa de limar algumas arestas que existam, para a nossa profissão se torne cada vez mais exemplar (o que se torna cada vez mais difícil nos dias actuais).
Cumprimentos

Offline Ruu

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
« Responder #25 em: Novembro 22, 2010, 22:11:51 »
Muiti bem dito EnfSmart.

Quanto às sondas vesicais, no local onde trabalho, que é em meio hospitalar, as Sondas de Latex são mudadas de 10 em 10 dias e as de Silicone de 30 em 30, no entanto isto só acontece porque estamos em meio hospitalar e a susceptibilidade de  os doentes contraírem algum tipo de infecção é maior.
Em ambulatório e segundo o que me foi explicado ( e também o que realmente aprendi na escola) é que as sondas de latex poderiam ter uma permanencia até 30 dias e as de silicone até 90 dias.
O facto de chamarem foley, é errado e a minha chefe de serviço nem sequer permite ( O que na minha opinião faz bem). Deve-se dizer o tipo de material que a sonda é constituída, quando esta é uma sonda vesical simples, para que não existam confusões nem erros.

Cumps

Offline Vitor Barbosa

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
« Responder #26 em: Novembro 23, 2010, 00:22:28 »
Citação de: Ruu
O facto de chamarem foley, é errado e a minha chefe de serviço nem sequer permite ( O que na minha opinião faz bem). Deve-se dizer o tipo de material que a sonda é constituída, quando esta é uma sonda vesical simples, para que não existam confusões nem erros.

Cumps

Caro colega, não concordo totalmente com a sua opinião (e da sua chefe) relativamente ao facto de só se chamar a algália pelo tipo de material que esta é constituída. O mais correcto é dizer o tipo de algália e o tipo de material de que é feito. Dizer apenas, por exemplo, algália de silicone não nos permite identificar o tipo de algália. O mais correcto será dizer "Algália Foley de silicone"...