Autor Tópico: Não é um anúncio mas vale a pena anunciar  (Lida 6391 vezes)

Offline aNdR3

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
Não é um anúncio mas vale a pena anunciar
« em: Julho 01, 2010, 11:45:54 »
Não sei se outros colegas têm reparado, mas cada vez mais se vêm anúncios para auxiliares de acção médica, auxiliares de enfermagem, ajudantes de enfermagem, apoio a domicílio...estamos novamente a perder terreno para novos campos de acção, para outras pessoas e "profissionais".

Esta porcaria está cada vez pior, o nosso caminho não vai bem encaminhado nem propriamente de vento em poupa, em várias vertentes!
[size=80]Quem atribui à crise os seus fracassos e penurias, violenta o seu próprio talento e respeita mais os problemas do que as soluções. A verdadeira crise, é a crise da incompetência. O inconveniente das pessoas e dos países é a negligência para encontrar as saídas e as soluções. Sem crise não há desafios, sem desafios a vida é uma rotina, uma lenta agonia. Sem crise não há méritos. É na crise que surge o melhor de cada um, porque sem crise todo o vento é uma carícia. Falar da crise é promove-la e calar-se na crise é exaltar o conformismo. Em vez disto, trabalhemos duro, acabemos de uma vez com a única crise ameaçadora, que é a tragédia de não querer lutar por superá-la.

Não pretendamos que as coisas mudem, se sempre fazemos o mesmo.
[/size]

Offline sofiaestenf

• Novato
  • **
    • Ver Perfil
Re: Não é um anúncio mas vale a pena anunciar
« Responder #1 em: Julho 01, 2010, 12:58:48 »
Tem razão colega.
Em relação a esses anúncios que pedem enfermeiros para além de prestar cuidados de enfermagem, requerem também experiência em tarefas domésticas e fazerem papel de dama de companhia.... enfim
Dá-me enorme vontade de responder a esses emails e perguntar o que julgam que os enfermeiros fazem.
Espero sinceramento que nenhum colega aceite estas condições.
Se querem dama de companhia e alguém que execute as tarefas domésticas contratem pessoas para esse fim, sem qualquer desrespeito às empregadas domésticas. :-X
Nem há palavras que exprimam a frustração de ver como a nossa profissão é cada vez mais humilhada.

Offline gatita

• Membro
    • Ver Perfil
« Responder #2 em: Julho 01, 2010, 13:39:52 »
Caros colegas,

Ontem fui contactada pela select, dizendo que estavam a precisar para repor ferias de pessoal no hospital militar e se podia ir a uma entrevista ainda no dia de ontem, la fui eu, interessava-me como é obvio.

Qual nao é o meu espanto que depois de preencher o papelzinho e entramos para a sala para a dita entrevista, entre meias palavras a senhora me disse que o lugar era para auxiliar de acçao médica e que alguns colegas entraram assim  e depois conseguiram um lugar na enfermagem! Claro que de imediato recusei a proposta, e a senhora muito rapidamente me despachou dali para fora!

É uma frustraçao, é revoltante. . . nao entendo porque nos fazem isto, porque brincam com as nossas expectativas!
Enfim, foi so um desabafo, espero que os colegas resistam e neguem este tipo de propostas!

Offline Pedro Moreira

• Membro
    • Ver Perfil
« Responder #3 em: Julho 01, 2010, 13:55:33 »
Não percebo qual é o colega capaz de fazer isso! Acho que isso merecia no mínimo uma intervenção da OE e dos sindicatos.
Mas a nós infelizmente podem-nos pisar quantas vezes quiserem, que ninguém se importa!
É triste
Pedro Moreira :)

Offline Amélie

• Membro
    • Ver Perfil
« Responder #4 em: Julho 01, 2010, 14:04:24 »
Nem os próprios enfermeiros que se sujeitam a isso... Enquanto não nos respeitarmos não podemos exigir respeito!

Offline Johnny_Girl

• Membro
    • Ver Perfil
« Responder #5 em: Julho 01, 2010, 14:56:34 »
E k se alguem pensa k a OE vai sair da sua Sede de luxo pa nos ajudar, bem pode estar enganado.

Offline SofiaIFGomes

• Iniciante
  • *
    • Ver Perfil
« Responder #6 em: Julho 01, 2010, 15:54:23 »
Ao ler todos estes comentários fico, naturalmente, triste e desapontada!
Andei de curso para curso até conseguir finalmente concretizar o meu sonho, a Enfermagem...
É realmente uma humilhação para todos os enfermeiros, e é claro k a OE nada faz...Ainda hoje recebi a cota pra pagar, mas quando precisamos k nos defendam nem sequer os vemos...
É triste...

Offline elianamaray

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
« Responder #7 em: Julho 01, 2010, 16:01:31 »
caros colegas
concordo plenamente com quem refere que estamos a perder terreno e competências para outras classes profissionais que com o titulo de auxiliares ou ajudantes vão tomando conta do nosso espaço e da nossa àrea de competências.
Estas foram unicamente criadas para que os empregadores podessem contratar mão de obra não qualificada a baixo preço que faz um pouco de tudo, tapando os muitisssimos defeitos e buracos que os cuidados de saúde tem no nosso pais.
Penso, no entanto, que nesta altura não se pode criticar os enfermeiros que aceitam  submeter-se a estes cargos. Os lugar nas caixas dos hipermercados começam a ser dificeis de alcançar até para nós. Há enfermeiros no desemprego com familia para sustentar, com encargos que por vezes levam a que se sujeitei a tudo o que aparece, as coisas não estão nada faceis em todas as classes profissionais na actualidade...
Culpo sim a nossa OE que unicamente se preocupa em que as nossas cotas estejam em dia e os sindicatos que parecem não saber revindicar qualquer direito, nem mesmo por vezes sabem quais são os nossos reais direitos.
Deixaram que se abrissem minhentas escolas de enfermagem que formam enfermeiros às fornadas e esqueceram-se do mercado de trabalho.
Permitiram a existencia de cursos de auxiliar, de ajudante, de assistente tudo e mais alguma coisa e deixaram os enfermeiros em segundo plano.
Agora de facto estamos num beco sem saida ganhamos menos que os outros licenciados não temos mercado de trabalho, temos os concursos mais corruptos que já alguma vez se viu e temos os nosso colegas a irem para o estrangeiro como antigamente os nossos avós iam à procura de trabalho na construção civil.
Não considero os enfermeiros culpados, mas considero que alimentamos os bolsos dos verdadeiros culpados que de cuidados de saude percebem sinceramente muito mas mesmo muito pouco.
Cumprimentos.

Offline LilianaS

• Membro
    • Ver Perfil
« Responder #8 em: Julho 01, 2010, 19:38:25 »
Queria so deixar uma pontamento....e espero que me comprendam porque contra mim falo!!!!
O facto de surgirem varias profissoes com "auxiliar de enfermagem" ((ate ja existe enfermeira veterinaria ao mesmo temopo de auxiliar de veterinaria, qual a diferença???)) tem a ver com 2 coisas no meu humilde entender: uma e que estetipo de profissao ja existe na europa (ex na suiça) ha muitos aninhos e a outra tem a ver com facto de nos, proprios enfermerios, muitas vezes delegarmos para os auxiliares aquele trabalho que nao queremos ou nao gostamosde fazer ou nao temos tempo de fazer. No entanto, se e por falta de tempo deveriamos lutar para que no nosso serviço fossem admitidos mais colegas pressionando as xefias, ao inves o que fazemos??? Delegamos cuidados de higiene (momento muito oportuno para avaliaçao do estado geral do doente), alimentaçao de doentes...etc, etc..e as vezes onde estao os enfermeiros na sala de trabalho...eu vi este filme varias vezes no meus estagios...e isto definitivamente nao nos favorece..!!
cumprimentos pessoal

Offline *Suse*

• Novato
  • **
    • Ver Perfil
« Responder #9 em: Julho 01, 2010, 20:05:53 »
Claro que é um vergonha o que acontece, nao temos uma ordem que nos defenda como deve ser.
Ma também nao compreendo como se publica aqui no forum na secção dos empregos, anuncios de recrutamento de ESTUDANTES, para funções de ENFERMEIROS! E nao aconteceu há muito tempo. Fiquei verdadeiramente espantada e desiludida.

Offline Enf Tatiana

• Novato
  • **
    • Ver Perfil
« Responder #10 em: Julho 02, 2010, 09:34:10 »
Tenho vindo a ler os comentários dos colegas e discordo com algumas das opiniões aqui reveladas. De facto o dinheiro faz falta a todos, e defendo enormemente todos aqueles que se agarram ao trabalho não esperando que os subsidios lhes venham ter a casa. Contudo, sou contra os colegas enfermeiros que aceitam trabalho em locais direccionados para a saúde mas não como enfermeiros. É preferível um supermercado, uma loja, kualker outra solução não compremetendo a classe, porque amigos, enquanto tiverem alguem por 500 nunca vão contratar outro por 1000. Também eu já recusei trabalho como auxiliar, trabalho como dama de companhia por 2.5 euros/hora, e neste momento, trabalho numa loja. Não falo por falar. Já agora, não se convençam que a ordem, deus, os santinhos ou qulquer outra entidade façam o que quer que seja por vocês (nós). Deveria ser assim, mas não é. A nossa classe, a nossa profissão tem e deve ser defendida em primeiro pelos seus profissionais. Não aceitem trabalhos precarios como enfermeiros, não deleguem funções (eu já assisti um senhor enfermeiro a ensinar uma auxiliar a trocar um saco de colostomia, por isso nao me venham falar na ordem). Portejam-se uns aos outros,unam-se..è muitos triste ver enf a falar mal de enf. E muito snceramente olhem à vossa volta, não há mal nenhum em tirar de bom aquilo que outras classes têm, aprender com elas e fazer de nós ainda melhores do que somos!

Offline Soul

• Membro
    • Ver Perfil
« Responder #11 em: Julho 02, 2010, 12:28:10 »
Eu também nunca me quis sujeitar ao tipo de trabalhos que nos oferecem a ganhar quantias que de tão irrisórias, me custa a querer que dê para sustentar qualquer família.
A solução que encontrei foi claro emigrar, vou para Inglaterra até que alguma oportunidade digna desse nome surja em Portugal, até que os lugares das bolsas hospitalares avancem até chegar ao meu nº.

Deixava aqui uma sugestão: quando temos que trabalhar naquelas profissões incompatíveis com a prática de enfermagem, aconselham-nos a anular a inscrição. Eu sugeria que cada vez que fossemos sujeitos a condições que não são prestigiantes para qualquer pessoa que estudou na faculdade e se empenhou para desempenhar uma profissão tão complexa e abrangente como é a Enfermagem, anulasse-mos também a nossa inscrição da Ordem.

Isto no meu entender teria dois efeitos: O primeiro é que essas pessoas que têm todo o direito de procurar condições de trabalho, não trabalhassem como enfermeiros, uma vez que não são as competências adquiridas nas escolas que os seus empregadores procuram. Por outro lado se todos fossem desistindo da Ordem, ignorando aquilo que tanto trabalho nos levou a obter até que faça sentido voltar a usa-lo, talvez a Ordem começasse a sentir falta das tão abençoadas cotas e se preocupasse um pouco mais com as condições dessas pessoas que apesar de licenciadas em Enfermagem abdicavam do título para honrar a profissão.

É apenas uma sugestão e não creio que muitos estejam dispostos a isso, mas se todos estivessem, não podíamos falar em enfermeiros em condições não prestigiantes, falávamos apenas em ex-enfermeiros. Quando estes ex-enfermeiros, fossem confrontados com uma proposta de trabalho que realmente fosse digna de um enfermeiro, poderiam voltar a sê-lo e dessa forma prestar um digno serviço à sociedade.

Offline Esquiloatento

• Membro
    • Ver Perfil
« Responder #12 em: Julho 02, 2010, 12:42:45 »
Há coisas que não valem a pena o esforço e não adianta escrever direito por linhas tortas.
Os caminhos que depois se tomam são decisões, e escolher é abdicar. Há colegas que ficam eternamente à espera do que não existe e há outros que vão furando as barreiras da frustração. Acho que deviamos ser mais unidos, bem como ter uma estrutura organizacional de suporte mais edificada e forte para nos poder proteger das intemperies das crises.

Offline colorida

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
« Responder #13 em: Julho 02, 2010, 12:49:03 »
Só por curiosidade.. Alguém sabe, quais as condições que a Select oferece aos enfermeiros? Obrigada.

Offline Sanguessuga

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
« Responder #14 em: Julho 02, 2010, 20:15:33 »
ola pessoal! ;) também eu quero mostrar o meu profundo descontentamento relativamente a forma como a enfermagem está em portugal, e n só, pelo vistos também ja chegou a espanha..acreditem que os Enfermeiros vão perdendo pontos, para outras classes, que por si vão ganhando terreno, como é o caso das gerocultoras que são as ditas auxiliares em Portugal..passo de seguida a explicar. De zumaia, fui para tarazona como vos disse para outra residencia, e bm até estava contente até me deparar com certas coisas que me ESCANDALIZARAM: as auxiliares até a mh chegada faziam os tratamentos as feridas, administravam heparinas e insulinas subcutâneas, davam a medicação oral...perante isto só n algaliavam (se bem que há sitios onde ja o fazem), n faziam colheitas de sangue e n davam injectaveis intramusculares..estas 3 coisitas n o faziam..Hj eram elas que me estavam a fazer a integração, já que n tinham enfermeiro até eu chegar. Quando estavamos a fazer os tratamentos as feridas, diziam coisas do genero "nesta ferida ou úlcera eu lhe punha hidrogel para tirar a fibrina" ou "aki é melhor por silvederma" ou inicivam de imediato a colocação de uma ligadura p.ex e diziam a mim como a colocar! Isto para mim foi a gota de água, logo no primeiro dia e diziam m "eu fiz formação para aprender a colocar ligaduras" e aí eu questionei m, qual é que seria ali o meu papel??? digam m! Depois de eu avaliar uma glicemia, diziam, "aqui n faz falta por a insulina rapida, pomos só a intermédia" Eu fiquei estupefacta! Afinal quem é a Enfermeira ali?Com estas condições, digo vos, que me despedi hoje mesmo, nestas condições recusei me a trabalhar ali. Pedi o translado da ordem dos enfermeiros de zaragoza para ávila, e é para aí k vou. Pelo menos ali, pelo que me explicaram, em ávila as auxiliares n dão a medicação e mt menos fazem os tratamentos as feridas, já que há alguns dias que os residentes estavam sem os ditos tratamentos pk n tinham enfermeiro. Amanha já faço as malas e me ponho a andar daki, para portugal, depois segunda me marcho para ávila. E bm, digam de vossa justiça, o que acham disto, pk eu cada vez me desiludo mais com isto tudo..estão a denegrir a nossa classe, n sei onde vamos parar assim..
saudações