Autor Tópico: Centro de Enfermagem/Lar de idosos  (Lida 3932 vezes)

Offline Mveri

• Membro Associado
    • Ver Perfil
Centro de Enfermagem/Lar de idosos
« em: Junho 04, 2010, 22:40:28 »
Boa noite, sou enfermeiro e tenho um casal amigo que me aluga um espaço com area de 90 m2 por 300 euros em Lordelo-Parede (Distrito do Porto).

O que eu tinha pensado fazer primeiro era uma especie de estudo de mercado, onde aplicariamos um questionário às pessoas de Lordelo e arredores, quantas as necessidades da freguesia, serviços que deveriam existir, o valor que estariam dispostos a pagar por cada tipo de serviço, entre outros, de modo a podermos ver se irá ser rentável e de encontro aos possíveis utilizadores. Após aplicarmos o questionário e obtermos os resultados pretendidos, avancariamos para a criação de uma Sociedade por cotas.
Procurariamos tambem saber que apoios podemos ter do Centro de Emprego, relativos a fundo da maneio, ou se recorreriamos ao microcrédito.

O projecto teria por base abrir um "Espaço: Saúde & Conforto", onde fariamos análises (parceria de um laboratório), consultas e tratamentos de enfermagem, terapia da fala, psicologia(orientação escolar), podologia, nutricionista, fisioterapeutas e um médico. Não havendo a possibilidade de obter um médico, tentariamos arranjar um do centro de saude que reencaminhase alguns utentes para o nosso serviço em troca de uma percentagem por cliente enviado.Os outros intervenientes teriam um perido semanal para o qual podessem agendar consulta.(Terapia da fala, psicologia, podologia..etc)

O projecto evoluiria mais tarde para apoio domiciliario com serviços de saude, alimentação e tratamento de roupas.

Outra hipotese que haveria, e este num outro local seria abrir um lar de idosos novamente numa sociedade por quotas na zona de Paços de Ferreira.

No fundo existe o espaço, existe as ideias, existem pessoas para trabalhar, só falta verificarmos a viabilidade de todo este "sonho"., tendo em conta os interessados no financiamento.

Comentem o que acham desta ideia e se estariam dispostos a entrar no projecto ou em algo identico.

Offline criss*

• Iniciante
  • *
    • Ver Perfil
Re: Centro de Enfermagem/Lar de idosos
« Responder #1 em: Junho 07, 2010, 19:16:37 »
Tipo eu alinhava num projecto desses, claro que tinha que ser de forma responsável e muito bem pensado.

Offline Enf. Rute

• Membro
    • Ver Perfil
« Responder #2 em: Junho 07, 2010, 22:51:06 »
Acho a ideia muito bem pensada...:)

Offline Mveri

• Membro Associado
    • Ver Perfil
« Responder #3 em: Junho 07, 2010, 22:53:50 »
mas alinham? em kual das hipoteses'

Offline julim

• Novato
  • **
    • Ver Perfil
« Responder #4 em: Junho 07, 2010, 23:49:14 »
olá colega Marco...

Claro que alinharia, mas optaria pelo centro de enfermagem, dado me parecer mais fácil...
Penso que muitos de nós temos este SONHO mas depois falta-nos concretizar a ideia. Penso que sozinha não conseguiria, mas alguns de nós em parceria talvez conseguissemos dar o passo que nos falta.
É uma ideia com pernas para andar. Faltava-nos apenas contrato com seguradoras dos acidentes de trabalho, pois isso poderia trazer muitos clientes e claro trabalho...

Quem sabe não nos tornamos sócios?lol... ;D

Cumprimentos a todos

Offline susanario

• Novato
  • **
    • Ver Perfil
« Responder #5 em: Junho 08, 2010, 01:11:32 »
Olá Enfermeiro Marco,

Eu acho que ambas as ideias são óptimas mas se calhar a primeira seria mais rentável, porque se prestariam mais cuidados à população em geral e não estaria restringida à população idosa, como aconteceria num lar.
Já pensei em algo semelhante, mas na zona de Gaia onde vivo (já que pude comprovar que a população estava a necessitar de um espaço destes) mas como um dos Colegas anteriormente disse, é dificil investir num projecto desta envergadura sozinho (principalmente no meu caso, que sou recém-licenciada e ainda sem emprego). No entanto, encontrando Enfermeiros que estivessem dispostos a arriscar, estaria disposta a ajudá-los e a investir no projecto.

Cumprimentos,

Offline enfARodrigues

• Novato
  • **
    • Ver Perfil
« Responder #6 em: Junho 08, 2010, 08:25:17 »
Olá!

Ambas as ideias são bastante tentadoras, é claro que seria mais uma pessoa a por mãos a obra e arriscar.
Para ínicio penso que a ideia do centro de enfermagem seria mais pretinente, e depois quem sabe com o desenvolver do projecto não poderiamos concretizar a ideia do lar :P
Tal como a colega já pensei bastantes vezes na abertura de um centro de enfermagem englobando a zona do porto e gaia, mas estando nas mesmas condições e sem quem queira arriscar vai sendo uma ideia adiada....
É uma optima ideia Enfermeiro Marco....

Offline Enf. Rute

• Membro
    • Ver Perfil
« Responder #7 em: Junho 08, 2010, 14:22:59 »
Claro k teria k ser um assunto mt bem pensado...mas alinharia numa ideia dessas sendo td mt bem planeado...mas é uma grande ideia com pernas pra andar...:)...estas a pensar em pessoas daí d perto d paços?ou quem se mostre intressado?:)

Offline Mveri

• Membro Associado
    • Ver Perfil
« Responder #8 em: Junho 09, 2010, 19:42:01 »
ja somos uns kuantos, se calhar com mais alguns interessados dava mesmo para avançar com isto, e quando todos ajudam nada custa.

Offline NunoUKnurse

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
    • http://www.diasporadosenfermeiros.com
« Responder #9 em: Junho 10, 2010, 22:55:21 »
amigos,

eu tenho uma clinica na zona do Porto e o unico conselho que posso dar e que realmente se informem muito bem em relacao a rentabilidade do negocio. Da minha propria experiencia posso dizer que enfermagem e infelizmente a actividade menos rentavel do centro (talvez seja porque pago aos meus enfermeiros :)!).

A ideia do lar parece-me melhor por variadas razoes. Primeiro, porque permitiria mostrar o papel da enfermagem no cuidado ao idoso (isto se o projecto for de qualidade) e depois por implicar servicos mais bem remunerados e poderem aceitar utentes da seguranca social. A unica questao e o facto dos utentes serem limitados e desde logo, as receitas tambem o sao...Logo so poderao aumentar a margem do lucro na vertente da despesa (ja pareco o ministro das financas1 :P). Agora, ha medidas que podem tomar e melhorar as perspectivas de negocio.

Se precisarem de ajuda, enviem mensagem e terei todo o gosto em ajudar.

Cumprimentos,
Nuno