Autor Tópico: Validades de medicamentos vencidas e margens de segurança  (Lida 3153 vezes)

Offline Enigma79

• Membro
    • Ver Perfil
Boa tarde a todos,

No meu presente estágio surgiu a seguinte dúvida: quando o prazo de validade de um determinado medicamento termina e este é administrado por exemplo 15 dias após esse términus, haverá algum problema com essa toma?Foi nos dado um exemplo de uma vacina inactivada ser administrada por exemplo 15 dias após a data de expiração.
Esta pergunta intrigou me e gostaria de obter informação mais especializada da vossa parte enfermeiros, que têm já alguma experiência na matéria.Penso que os medicamentos terão uma margem de segurança para lá da data inscrita nas embalagens, alguém me ajuda?

Obrigada.

Offline enfarfr

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
Re: Validades de medicamentos vencidas e margens de segurança
« Responder #1 em: Maio 13, 2010, 17:11:54 »
Eu cumpro o prazo de validade. Se expirou, não uso.

Offline aNdR3

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
« Responder #2 em: Maio 13, 2010, 19:45:09 »
Citação de: enfarfr
Eu cumpro o prazo de validade. Se expirou, não uso.

Faço o mesmo.
[size=80]Quem atribui à crise os seus fracassos e penurias, violenta o seu próprio talento e respeita mais os problemas do que as soluções. A verdadeira crise, é a crise da incompetência. O inconveniente das pessoas e dos países é a negligência para encontrar as saídas e as soluções. Sem crise não há desafios, sem desafios a vida é uma rotina, uma lenta agonia. Sem crise não há méritos. É na crise que surge o melhor de cada um, porque sem crise todo o vento é uma carícia. Falar da crise é promove-la e calar-se na crise é exaltar o conformismo. Em vez disto, trabalhemos duro, acabemos de uma vez com a única crise ameaçadora, que é a tragédia de não querer lutar por superá-la.

Não pretendamos que as coisas mudem, se sempre fazemos o mesmo.
[/size]

Offline artur

• Membro
    • Ver Perfil
« Responder #3 em: Maio 18, 2010, 20:02:46 »
A partir do momento em que administra algo fora da validade incorre em incumprimento legal. Não deve administrar.

Offline Nunoenf

• Membro
    • Ver Perfil
« Responder #4 em: Junho 18, 2010, 01:30:15 »
todo e qualquer medicamento aquando da sua adminstração deve ser confirmado um conjunto de parametros, nome do farmaco, dosagem, doente, via de adminstração e data de validade. Caso um destes parametros não estejam cumpridos o farmaco não deve ser administrado, é nosso dever como Enfermeiros fazer cumprir estes "PEQUENOS" aspectos, pois queremos qualidade nos cuidados prestados e um desses cuidados é a correcta adminsitração de farmacos.

Cumprimentos

Offline Herodes

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
« Responder #5 em: Setembro 03, 2010, 05:47:56 »
Já vi administrar medicamentos com a validade expirada há meses.
Mas o correcto é cumprir as indicações da embalagem.

Offline Dantroleno

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
« Responder #6 em: Setembro 03, 2010, 07:06:09 »
Respeito o prazo indicado.