Autor Tópico: Projecto de Investigação  (Lida 4155 vezes)

Offline Nafs

• Novato
  • **
    • Ver Perfil
Projecto de Investigação
« em: Fevereiro 10, 2010, 21:14:09 »
Boa Noite,

Tal como solicitado em muitos cursos, neste último ano foi-me pedida a realização de um projecto de investigação - projecto final de curso.

Assim, o meu trabalho irá debruçar-se sobre a área pediátrica, nomeadamente sobre os mecanismos de coping desenvolvidos pelos enfermeiros face a uma situação de Ordem de Não Reanimar (em pediatria).

Pretendo investigar as estratégias adoptadas pelos enfermeiros, quando o médico decreta ONR. Já que para muitos é complicado lidar com a morte, esta é mais difícil ainda quando se trata de uma criança...no início da sua vida! Mais frustrante deve ser não poder reanimar uma criança, pelo facto de "o seu prognóstico já não ser valorizado, pois cuidar esta criança e impôr-lhe tratamentos apenas é estender o seu sofrimento"!

Após alguma investigação da minha parte, denoto que esta área nao está muito trabalhada. Assim, peço ajuda para me indicarem sites, artigos, etc onde possa encontrar informação sobre o tema.

Offline herys

• Membro
    • Ver Perfil
Re: Projecto de Investigação
« Responder #1 em: Fevereiro 24, 2010, 04:20:30 »
Olá, existe um rol de bibliografia acerca de processos de coping, DNR, principalmente em idade neonatal, eu própria já realizei à uns anitos um trabalho em forma de poster sobre essa temática e realizei um trabalho no ambito do meu mestrado sobre esse tema...se tiveres interessada manda-me um mail...

Offline Enfª Paula

• Novato
  • **
    • Ver Perfil
« Responder #2 em: Abril 22, 2010, 06:35:09 »
Provavelmente as conclusões a que irás chegar vão ser surpreendentes para ti, penso que vais encontrar muitos colegas a preferir ter isso escrito num processo do que não o ter. Para os médicos é mais difícil aceitar a finitude da vida e o insucesso do tratamento, primeiro porque têm de admitir que são humanos e não deuses, o que não é fácil para alguns ;) e depois porque normalmente não são eles que se deparam 24h/dia com a progressão de uma doença crónica que provoca muito sofrimento e uma muito baixa qualidade de vida. Da minha experiência, algumas das situações mais geradoras de stress é saber que determinada criança pode parar e eu ter de iniciar RCP por ainda não estar escrito o DNR no processo e saber que realmente o melhor para ela era mesmo deixá-la ir... Em situações agudas/emergentes é sempre mais complicado decidir/aceitar, pois nunca se sabe realmente como é que determinado período de hipóxia vai afectar o resto da vida da criança, e alguns ficam mesmo com paralisias cerebrais tão profundas que era mesmo melhor não terem sido reanimados...

Offline Enfª Paula

• Novato
  • **
    • Ver Perfil
« Responder #3 em: Abril 22, 2010, 06:38:43 »
Não queria parecer tão fria, é óbvio que a morte em pediatria não é fácil de nem aceitar e nem lidar... mas as coisas são mesmo assim :(

Offline PatriciaMonteiro

• Iniciante
  • *
    • Ver Perfil
« Responder #4 em: Maio 15, 2010, 17:49:17 »
Cara colega, sei bem do que falas! Mas é preciso já ter alguma experiência para termos esta visão, o que não é sinonimo de sofrer -mos menos. :)

Offline Deni1989

• Novato
  • **
    • Ver Perfil
« Responder #5 em: Setembro 21, 2011, 15:06:00 »
Olá colega, chegaste a encontrar info para realizares esse projecto. Podes fornecer-me bibliografia ?

Cumps