Autor Tópico: Lar  (Lida 13458 vezes)

Offline marisa3

• Novato
  • **
    • Ver Perfil
Re: Lar
« Responder #15 em: Fevereiro 09, 2010, 19:41:13 »
7,5 euros e meio à hora a part-time??

Acho pouco... isso é quanto se ganha a nível hospital a tempo inteiro...

Eu ainda não sei quanto vou ganhar mas se me oferecerem isso não aceito... se for la só uma hora todos os dias só metade é para a gasolina... realmente somos muito mal pagos.. fogo... la vem a historia de ganhar o mesmo que as empregadas de limpeza e é verdade.... mas o médico vai lá e ganha 100 euros à hora, será que nós nem 1/10 merecemos....? Enfim...

Offline Mveri

• Membro Associado
    • Ver Perfil
« Responder #16 em: Fevereiro 09, 2010, 20:04:45 »
penso que esta confundida, part time pode ser 21 horas semanais ou seja 3 turnos por semana, a ganhar 7,5 é bom.

obvio que se for uma hora por dia nao compensa.... mas se for part time em turnos de 7 horas compensa,

tenho colegas que fazem part time em lares que é 3 noites por semana ganham 70 euros por noite, é a 7 euros á hora. e compensa-lhes.

Offline marisa3

• Novato
  • **
    • Ver Perfil
« Responder #17 em: Fevereiro 09, 2010, 21:15:40 »
mas esse caso que esta a referir é provavelmente um lar com 45 ou mais utentes que precisa de um enfermeiro a tempo inteiro, nesse caso claro aplica-se a tabela de vencimento igual a nivel hospital ( pelo menos devia ser assim)....eu estava-me a referir a lares com 25 ou 30 utentes que so sao obrigados a ter enfermeiro a partime o que se traduz em 2 ou 3 horas por dia ou ate menos. Para ir todos os dias a um lar ganhar 7 ou 7,5 euros e meio a hora e estar lar duas horas acho pouco, mas claro o patrao paga o que quer.... e quando a oferta é muita....

Offline Mveri

• Membro Associado
    • Ver Perfil
« Responder #18 em: Fevereiro 09, 2010, 21:20:06 »
sim, nesse caso so compensa para quem mora pertissimo, por acaso o lar em questao tem 26 utentes mas tem enfermagem a tempo inteiro.

Offline Mveri

• Membro Associado
    • Ver Perfil
« Responder #19 em: Fevereiro 09, 2010, 21:21:48 »
ja agora onde fica esse lar?

Offline marisa3

• Novato
  • **
    • Ver Perfil
« Responder #20 em: Fevereiro 09, 2010, 21:27:26 »
fogo um lar com 26 utente é com enfermagem a tempo inteiro é muito bom :) mas nem todos sao assim... Pois assim é logico que se pague os 7 euros a hora...

Eu ainda não sei quanto me vao oferecer mas como ainda moro a 20klm n me compensa ir fazer 2 horas por 14 euros... é no distrito de Santarém...

Offline Mveri

• Membro Associado
    • Ver Perfil
« Responder #21 em: Fevereiro 09, 2010, 22:56:30 »
realmente assim nao...

Offline Caldas

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
    • http://ocantosocial.blogspot.com
« Responder #22 em: Fevereiro 10, 2010, 20:44:38 »
7,5 €/h a recibos verdes é bom? Reflecte o valor social do enfermeiro?
7,5 €/h - Retenção na fonte (IRS) de 20%. 1,5€ para impostos. Ficam 6 €.
Descontos para a Segurança Social podem dizer que se trabalharem por conta de outrem não precisam de descontar para a segurança social (depois na reforma também não vão ganhar isso) ou então que estão isentos durante 1 ano (depois pagam isso bem pago no tempo de reforma). - Minimo a descontar é 165 €. (tabela de trabalhador independente). Mínimo a descontar por hora é 0,92euros. Fica portanto no final 5,07euros.

Se se trabalhar a esses 6€ vezes 7 horas vezes 22 dias (que é número de dias de trabalho num mês normalmente). - 924€.

ora 924 - 160e ficam 764euros. Em trabalho a recibos verdes e que contempla ainda a obrigatoriedade a um seguro de acidentes pessoais que ronda no mínimo os 7euros por mês.

Num contrato actual de um hospital o valor a receber é 1020euros - 8% para IRS e 140euros (aproximadamente para Segurança Social). Fica 798euros. Seguro de acidentes pessoais sustentado pela entidade empregadora.

Os enfermeiros apresentaram uma proposta ao governo para ganharem em início de carreira 1500euros. Descontos de IRS de 13%. Dá 1305euros. Segurança Social são 11% do Salário o que dá 165euros. Dá 1140euros.
Se dividirmos tudo por 22 dias e 7horas semanais dá cerca de 7,40euros por hora limpos!

Ora 7,40euros a juntar os 20% do IRS de recibo verde e o valor de 0,93euros. Dá valor bruto mínimo de 10,5euros por hora.

Acho que é valor justo a pagar tem de rondar sempre os 10euros por hora. Agora o praticado sei que se situa muito abaixo disso.

Offline lightover

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
« Responder #23 em: Fevereiro 11, 2010, 23:39:05 »
Citação de: Caldas
7,5 €/h a recibos verdes é bom? Reflecte o valor social do enfermeiro?
7,5 €/h - Retenção na fonte (IRS) de 20%. 1,5€ para impostos. Ficam 6 €.
Descontos para a Segurança Social podem dizer que se trabalharem por conta de outrem não precisam de descontar para a segurança social (depois na reforma também não vão ganhar isso) ou então que estão isentos durante 1 ano (depois pagam isso bem pago no tempo de reforma). - Minimo a descontar é 165 €. (tabela de trabalhador independente). Mínimo a descontar por hora é 0,92euros. Fica portanto no final 5,07euros.

Se se trabalhar a esses 6€ vezes 7 horas vezes 22 dias (que é número de dias de trabalho num mês normalmente). - 924€.

ora 924 - 160e ficam 764euros. Em trabalho a recibos verdes e que contempla ainda a obrigatoriedade a um seguro de acidentes pessoais que ronda no mínimo os 7euros por mês.

Num contrato actual de um hospital o valor a receber é 1020euros - 8% para IRS e 140euros (aproximadamente para Segurança Social). Fica 798euros. Seguro de acidentes pessoais sustentado pela entidade empregadora.

Os enfermeiros apresentaram uma proposta ao governo para ganharem em início de carreira 1500euros. Descontos de IRS de 13%. Dá 1305euros. Segurança Social são 11% do Salário o que dá 165euros. Dá 1140euros.
Se dividirmos tudo por 22 dias e 7horas semanais dá cerca de 7,40euros por hora limpos!

Ora 7,40euros a juntar os 20% do IRS de recibo verde e o valor de 0,93euros. Dá valor bruto mínimo de 10,5euros por hora.

Acho que é valor justo a pagar tem de rondar sempre os 10euros por hora. Agora o praticado sei que se situa muito abaixo disso.

Creio que o colega marco se está a referir que é bom frente a propostas que nos ultimos tempos aparecem.. do genero.. 2,5/h ou 3,5/h... que na minha opiniao sao bem piores.
Claro que para quem nunca trabalhou a recibos verdes e nao desconta os 20% de IRS e sendo que estao isentos de pagar iva ao abrigo do nº 1 do art. 9º do CIVA, acabam por ficar com esses 20% para fazer um seguro.
Se fizer contas um estagio profissional é valor equivalente a 2 salarios minimos (+/- 900€) segundo fui informada, e nesse caso os horarios sao de 40h semanais segundo me informaram no IEFP, o que nao dá nem 6€/h se fizer contas. E se for a ver, segundo as tabelas salariais do sector privado que o SEP nos apresentou o valor nao anda mto longe disto.. e por vezes encontra-se abaixo dos 900! Claro que nao teria direito a seguro e por isso seria sempre pior.. mas acredite, esta proposta de 7.5€/h nao é assim tao má, apesar de nao ser propriamente boa.

Offline Caldas

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
« Responder #24 em: Fevereiro 13, 2010, 17:28:16 »
Há por aí algumas confusões... Estar isento de IVA não significa não pagar os 20% de IRS

Offline lightover

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
« Responder #25 em: Fevereiro 13, 2010, 18:08:48 »
Há por aí algumas confusões... Estar isento de IVA não significa não pagar os 20% de IRS

A confusao é sua colega. Eu disse que nunca pagamos iva e que no primeiro ano em que usamos recibos verdes podemos pedir a isenção dos 20% de IRS a que toda a gente tem direito. Nunca disse que somos sempre isentos de irs..

Offline enfermeiredo

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
    • http://groups.google.com/group/noticias-da-enfermagem
« Responder #26 em: Fevereiro 13, 2010, 21:37:43 »
Citação de: lightover

A confusao é sua colega. Eu disse que nunca pagamos iva e que no primeiro ano em que usamos recibos verdes podemos pedir a isenção dos 20% de IRS a que toda a gente tem direito. Nunca disse que somos sempre isentos de irs..
Caros colegas desculpem se estou enganado, mas quanto ao IRS o contribuinte, o pagante, pode estar isento de fazer retenção na fonte, mas não está isento de declarar esse rendimento, pelo que no acerto de contas terá de pagar IRS sobre esse rendimento
O povo opõe-se à massa;
vive da liberdade e da consciência de cada um

Pio XII
Rádio Mensagem de Natal de 1944
Sobre a democracia
O 5.º Natal de guerra

Offline Caldas

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
« Responder #27 em: Fevereiro 15, 2010, 15:53:10 »
Exactamente enfermeiredo...

Colega a isenção que pode ter é a da segurança social.

Offline Ruu

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
« Responder #28 em: Fevereiro 15, 2010, 22:20:47 »
"Se fizer contas um estagio profissional é valor equivalente a 2 salarios minimos (+/- 900€) segundo fui informada, "

Colega não são 2 salarios minimos nacionais, é menos. São cerca de 419€. :(

Offline dani_c_a_7

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
« Responder #29 em: Fevereiro 16, 2010, 09:10:21 »
e num estágio profissional não são necessariamente 40 horas. pode ser mais, pode ser menos. isso é definido pela entidade empregadora...