Autor Tópico: Cuidados de enfermagem ao doente com fixadores ósseos externos  (Lida 3352 vezes)

Offline karyna

• Membro
    • Ver Perfil
olá colegas
Precisava de aprofundar os meus conhecimentos relativamente aos cuidados a prestar ao doente com fixadores ósseos externos, nomeadamente a realização do penso, precauções, etc. Já fiz algumas pesquisas mas não encontro muita coisa, alguém com mais experiência do que eu (que é pouca!... muito pouca!) me pode dar algumas dicas ou indicar onde poderei encontrar algum material informativo?

Obrigada

Offline moskitao

• Iniciante
  • *
    • Ver Perfil
Re: Cuidados de enfermagem ao doente com fixadores ósseos externos
« Responder #1 em: Janeiro 31, 2010, 18:29:48 »
Oi ao estagiar em serviços de ortopedia e por conhecimento que me foi dado durante o curso o melhor para fazer aos fixadores é desinfectar com éter o ferro e a inserção por vezes também se deixam compressas embebidas em éter a volta dos fixadores mas eu não vejo grande necessidade nisso pois o éter evapora rapidamente. Na pele se tiver outras feridas esses pensos fazem-se independentemente.

Offline Enfermacy

• Membro Associado
    • Ver Perfil
Re: Cuidados de enfermagem ao doente com fixadores ósseos externos
« Responder #2 em: Janeiro 31, 2010, 22:15:37 »
Por acaso mas estágio em Ortopedia mas nunca tive a oportunidade de efectuar tais cuidados, de qualquer modo acho que pode encontrar bons conteúdos no livro Enfermagem em Ortopedia do prof. fixolim Emidio Lemos da Cunha  ;D
Enfermacy, ao seu dispor!