Autor Tópico: Dúvida  (Lida 14259 vezes)

Offline artur

• Membro
    • Ver Perfil
Re: Dúvida
« Responder #15 em: Fevereiro 18, 2010, 16:47:27 »
É pá, calma. A colega vem a este fórum para esclarecer uma dúvida.
Todos nós sabemos o que se passa a nível sistémico por esse país fora, mas não é assunto para ser discutido nesta parte deste fórum e muito menos com a colega.
Relativamente à ferida, parece-me que tem necrose e por isso tem que ser removida. O hidrocolóide é o menos mau.

Offline Enfermacy

• Membro Associado
    • Ver Perfil
« Responder #16 em: Fevereiro 20, 2010, 00:08:55 »
Sem poder observar a UP torna-se realmente dificil dar uma resposta.
De qualquer modo gostaria de deixar a lembrança que há mais alguns factores a considerar, tais como:
o soluto que se usa para limpeza/desinfecção por si só pode fazer alguma diferença,
tal como a frequência que o tratamento é realizado,
a alimentação/nutrição da pessoa em causa,
o alivio da pressão... entre outros
cumps colegas
Enfermacy, ao seu dispor!

Offline MPNT

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
« Responder #17 em: Fevereiro 21, 2010, 22:09:06 »
Colegas desculpem mas inicialmente o utente não tinha ferida nenhuma e nem parecia nada, era uma simples equimose, daí o trombocid. Vi que nºao regrediu pedi orientação à minha orientadora que por sinal é a enf contratada pelo lar e que me indicou para aplicar penso hidrocoloide para destacar aquele tecido e ver o que iria sair dali. Assim fiz e qd começei a destacar aquela pele escura apareceu tecido granular, apliquei inadine e no dia seguinte necrose À vista. Acham que eu estou contente? Estou mt revoltada porque o utene teve uns periodos de desorientação mental, acamou durante 3 dias e mal ficou acamdo solicitei colchão anti escaras que só passado 7 dias é que foi colocado. Nesse periodo tentei que fosse feito o levante do utente durante o dia para um cadeirão, no entanto era feito só por cerca de 5/6 h e de novo o deitavam. E depois trata-se de um utente bastante complicado e na altura muito agressivo que não tolera laterais. E continua a não tolerar mas a muito custo lá tenho tentado os semi-laterais, falta-me saber se durante a noite o utente é posicionado correctamente, não estou lá para ver. Mas ambém já consegui que o utente se mantenha fora da cama durante quase todo o dia.
“A melhor preparação para enfrentar o amanhã, é fazer surpreendentemente bem o trabalho de hoje!”

Offline MPNT

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
« Responder #18 em: Fevereiro 21, 2010, 22:13:53 »
Realizo tratamento 3 x semana, o utente alimenta-se razoavelmente, já adquiri cubitan para ele beber de vez em qd, mas não vai lá muio nisso, aquando levante, permanece no cadeirão com os m.inf elevados e aquando das refeiçoes é transportado para cadeira de rodas e regressa ao cadeirao. De momento já consegui desbridar quase todo aquele tecido necrosado, apresentando-se a ferida sangrante, o que é bom e com presença de bastante tecido desvitalizado mas é esquisito pois parecem bolhas que estão ali formadas, nem sei explicar.
“A melhor preparação para enfrentar o amanhã, é fazer surpreendentemente bem o trabalho de hoje!”

Offline enfra09

• Membro
    • Ver Perfil
« Responder #19 em: Fevereiro 21, 2010, 22:54:07 »
Sem visualizar a ulcera é complicado indicar o tratamento correcto colega

Offline Boiler

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
« Responder #20 em: Fevereiro 22, 2010, 14:30:39 »
Colega MPNT,
Não sei onde se baseou para dizer que a ferida sangrante é bom (sim é bom porque nos diz que não será isquémica), mas o tecido não saudável/não viável é o que sangra facilmente (pág 21 "Feridas uma arte secular" da Marília João Rocha et all).
Quanto a uma opção de tratamento e seguindo aquilo que refere, aplicaria hidrogel e uma placa hidrocolóide se não for muito exsudativa. Se for muito exsudativa colocaria colagenase e uma espuma (neste caso teria que fazer tratamento diário).
Atenção que com desbridamento cirúrgico convém proceder-se a uma analgesia sobre a ferida ou a nível sistémico.
Convém a ferida estar completamente limpa (só tecido de granulação) e os bordos da ferida estarem também viáveis para que posso ocorrer migração dos miofibrolastos.

Cumprimentos.

p.s. uma foto da ferida com consentimento do utente dava bastante jeito para colaborar mais
"What is the most resilient parasite? A bacteria? A virus? An intestinal worm? ...An idea. Resilient, highly contagious. Once an idea has taken hold of the brain it's almost impossible to irradicate. An idea that is fully formed, fully understood. That sticks, right in there somewhere."

Offline maria27

• Novato
  • **
    • Ver Perfil
« Responder #21 em: Fevereiro 23, 2010, 19:14:02 »
Não sei que tratamento a colega está a fazer actualmente mas aconselhava a a avaliar a ferida.
Raciocinando um pouco com aquilo que disse até à data, estamos perante uma ferida:
 - Com tecido desvitalizado. De que cor? Amarelo? Pode utilizar o hidrogel.
 - Sangrante - pode utilizar um penso hemostatico tipo Sorbalgon(Hartman) ou Kaltostat, mas a hidrofibra (Aquacel) também funciona muito bem e pode associar com o hidrogel.
 - Proteger bem o calcaneo - pode fazer uma bota com ligadura e bem almofadada.
 - Periocidade- 2 a 3x/semana. Há que avaliar a cada semana.
Geralmente quando surgem UP nos calcaneos é preferivel não fazer nada mas sim colocar bota de protecção ou calcanheira e deixar secar. O desbridamento só em último recurso!!!
Não desespere porque isto leva o seu tempo. Estas feridas não cicatrizam em dois dias!!! Não ande sempre a alterar o tratamento. No fim de cada semana avalie a ferida: tamanho, tipo de tecido, pele em redor da ferida,...
É com a prática que aprendemos! Mesmo sendo profissionais estamos sempre a aprender!!!
Bom trabalho!!!

Offline pip

• Membro
    • Ver Perfil
« Responder #22 em: Fevereiro 28, 2010, 14:41:18 »
ola. tenho uma duvida e gostaria de saber a vossa opiniao. acerca de dois meses fui submetido a uma cirurgia para tirar cisto pilonidal na regiao do coxis. tenho feito pensos de aquacell em dias alternados o certo e que ta com uma cicatrização bastante lenta dito pelo medico que ate levantou a hipótese de fechar cirurgicamente. retirou me o aqua cell e agora tou a usar penso Inadine. não tive dores nenhum diatou bem nutrido e nao sou diabetico nao fumo e bebo raramente. gostaria de saber o que vos parece que deve ser feito

Offline Riso

• Membro
    • Ver Perfil
« Responder #23 em: Fevereiro 28, 2010, 18:48:57 »
Sem ver a ferida é complicado adiantar alguma coisa..

Offline Enfermacy

• Membro Associado
    • Ver Perfil
« Responder #24 em: Fevereiro 28, 2010, 22:39:06 »
É complicado, este é o tipo de ferida que habitualmente demora a cicatrizar.
Enfermacy, ao seu dispor!

Offline artur

• Membro
    • Ver Perfil
« Responder #25 em: Março 01, 2010, 02:25:41 »
Prepare-se para cerca de 4 a 5 meses até ao encerramento total.
O encerramento cirúrgico raramente resolve. Dos inúmeros casos a quem prestei cuidados, só um encerrou cirurgicamente. Todos os outros, mesmo aqueles a quem se tentou o encerramento cirúrgico, cicatrizaram por segunda intenção.

Offline pip

• Membro
    • Ver Perfil
« Responder #26 em: Março 01, 2010, 11:13:48 »
tem de haver um motivo para a cicatrização não estar acontecer ou acontecer de forma excessivamente lenta.

Offline pip

• Membro
    • Ver Perfil
« Responder #27 em: Março 01, 2010, 11:25:13 »
«««Prepare-se para cerca de 4 a 5 meses até ao encerramento total. »»»
??
cistos bem maiores que o meu por esta altura ja tavam cicatrizadas e fechadas as feridas. tem de haver uma causa disto não pode ser só da pessoa. como diz o outro «alguma coisa mal que não ta bem»Â  ;) . peço analises?? faço o que? peço para mudar o tratamento na hipótese de ter um biofilm a atrasar a cicatrização?? não posso tar parado a espera, consulto outro medico?? outro enfermeiro??

Offline pip

• Membro
    • Ver Perfil
« Responder #28 em: Março 02, 2010, 16:52:23 »
Alguém me pode informar, por favor, se ainda e possível arranjar GAZE IODOFORMADA?

Offline persepolis

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
« Responder #29 em: Abril 01, 2010, 19:30:26 »
@ colega pip

essa gaze penso que pode ser adquirida na farmácia mas o custo é um pouco elevado!
"We know that while living we are more or less exposed to envy ...
but after our death our enemies no longer hate us "
Demóstenes