Autor Tópico: Avaliar o Congresso Nacional em Espinho 3 a 5 Dezembro  (Lida 1796 vezes)

Offline enfermeiredo

  • Membro Veterano
  • *****
  • Mensagens: 878
    • Ver Perfil
    • http://groups.google.com/group/noticias-da-enfermagem
Avaliar o Congresso Nacional em Espinho 3 a 5 Dezembro
« em: Dezembro 07, 2009, 14:10:34 »
Reabilitação: Congresso Nacional em Espinho 3 a 5 Dezembro/2009
Quem foi? O que lhe parece? Como o avalia? Que pontos fortes e fracos?
Desde já quero referir como ponto muito forte a elevada afluencia. 600 a 700 pessoas, , salvo erro, maioritariamente enfermeiros especialistas e estudantes da especialidade. Só por isso muitos parabens. Também da organização se deverá fazer justiça e dar os parabéns! 16 valores.
Só não tem nota máxima pois a sala mostrou-se exigua para todos os presentes no 1º dia. A acessibilidade (tema do congresso) não se verificou nem para a sala, nem para os workshops (só um reduzido número de congressistas teve acesso a 1 ou 2 workshops, enquanto outros não tiveram acesso a nenhum).
Destaca-se a maior qualidade dos pósteres e comunicações livres, em média.
Mantem-se a fraqueza das comunicações institucionais (não eram precisos três palestrantes a falar na acessibilidade da secção regional do Norte - da placa em Braille ou do lugar de estacionamento  à porta da sede :-)

Notada também a ausencia de quase todos os titulares de cargos para a sessão solene (todos ou quase todos fizeram-se representar). (continua)

Da
O povo opõe-se à massa;
vive da liberdade e da consciência de cada um

Pio XII
Rádio Mensagem de Natal de 1944
Sobre a democracia
O 5.º Natal de guerra

Offline enfermeiredo

  • Membro Veterano
  • *****
  • Mensagens: 878
    • Ver Perfil
    • http://groups.google.com/group/noticias-da-enfermagem
Re: Reabilitação: Congresso Nacional em Espinho 3 a 5 Dezembro
« Responder #1 em: Dezembro 07, 2009, 14:23:23 »
Alguns palestrantes merecem destaque: Manuel Melo - Experiencia piloto na prevenção de quedas em idosos e no sábado o representante do Instituto nacional de Reabilitação foram brilhantes na forma e no conteudo das suas comunicações. Pena que sábado poucos enfermeiros tivessem estado no Centro Multimeios.

Também seria um tema de grande valor acrescentado, mas que esteve quase ausente do Congresso: o levantamento e a satisfação de necessidades de cuidados de Enfermagem de Reabilitação. Sendo essa competencia e dever dos enfermeiros chefes e enfermeiros directores, segundo o meu conhecimento essas necessidades não se encontram determinadas e quantificadas, levando a duas situações: a não satisfação de necessidades de reabilitação e a existencia de uma figura ridicula - o enfermeiro especializado - que além da remuneração justa também lhe rouba o titulo profissional de Enfermeiro Especialista (atribuido pela Ordem).
Muito gostaria da participação dos colegas congressistas neste tópico, concordando, discordando ou complementando o que afirmei.
O povo opõe-se à massa;
vive da liberdade e da consciência de cada um

Pio XII
Rádio Mensagem de Natal de 1944
Sobre a democracia
O 5.º Natal de guerra

Offline Lipa85

  • Membro Veterano
  • *****
  • Mensagens: 1028
    • Ver Perfil
Re: Reabilitação: Congresso Nacional em Espinho 3 a 5 Dezembro
« Responder #2 em: Dezembro 07, 2009, 14:59:43 »
Sou enfermeira mas não tenho nem estudo nenhuma especialidade. Fui ao congresso pois os temas dos workshops chamaram-me a atenção. Fui a dois. Infelizmente é pena terem limitado as inscrições nos mesmos pois acabou por se verificar que falataram pessoas. Pelo menos nos que eu estive...num deles deviamos estar metade!
Estive nos workshops e assisti, não a todo, mas a um pouco do resto do congresso. Realmente achei alguns temas demasiado batalhados e que se poderia ter falado de outros temas...A organização foi muito boa. Recebi os emails atempadamente, a logistica no local foi boa, gostei de ver os posters e não achei caro.