Autor Tópico: Pós-graduação  (Lida 3482 vezes)

Offline Enf.Star

• Iniciante
  • *
    • Ver Perfil
Pós-graduação
« em: Dezembro 11, 2009, 01:55:42 »
Olá colegas!!!Perdoem-me se já houver algum tópico sobre este assunto, mas pelo que pesquisei ainda nao vi nada! A minha duvida reside no seguinte... Tenho um certo (grande eheh) fascinio pelo trabalho dos enfermeiros no bloco operatório e, como tal, estou interessada em ingressar numa pós-graduação na CESPU sobre o mesmo! Gostava de vos pedir qual a vossa opinião sobre este tipo de pós-graduações e, também (se não for abusar da sorte) perguntar-vos qual o peso que as pós-graduações têm no nosso CV e se o local onde a realizamos interfere nisso ou não!!! Peço-vos que tentem não dispersar mto do tema!!!
Saudações para todos desta vossa colega..Star ;)

Offline Enfff

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
Re: Pós-graduação
« Responder #1 em: Dezembro 11, 2009, 11:15:49 »
Ola colega.
A pós graduação de instrumentação cirurgica leccionada na CESPU está muito bem concebida. Conheço alguns colegas que lá fizeram a pos graduação e adoraram.
Boa sorte.
Um abraço

Offline Enf.ª Pek_G

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
« Responder #2 em: Dezembro 12, 2009, 19:09:11 »
Olá Colega...
Terminei hoje a minha pós graduação na CESPU de Instrumentação... (2.Ed).... O que tenho a dizer é que se não trabalhas na area de BO (como no meu caso) aquilo é muito "complicado"... porque nao tendo uma visão das coisas "reais" torna-se muito confuso... Apesar de a maioria dos docentes serem do H.S.J e trazem imensos materiais para visualizar-mos... Os estágios é o melhor da pos grad... so aí ficas com uma ideia do mundo que é a instrumentação...

Hoje se tivesse a opção de escolher novamente nao teria tirado esta pos graduação...pq é mut mut mut especifica... Ja para nao falar na dificuldade em conciliar o trab com a imenso que tem que se estudar...

É mut Puxado mesmo!!! Mas... se gostas... vai!! Ah... a CESPU não é mut organizada... Axo que estam a apostar na Quantidade de Cursos e Pos Grad e nao na Qualidade dos mesmos....
É apenas a minha opiniao!!

e ja agora se precisar de mais info...diz  :P

Cumprimentos..

Offline RubenMaia

• Novato
  • **
    • Ver Perfil
« Responder #3 em: Janeiro 21, 2010, 21:44:52 »
Olá colega.
Trabalho há 5 anos em BO e gosto bastante do que faço.
Devo dizer-te que o faço exclusivamente na área anestésica e que a área cirúrgica (circulante e instrumentista) não me fascina tanto.
O que pretendo dizer é que o BO não se resume a procedimentos e materiais cirúrgicos. Na minha opinião, a enfermagem de anestesia está muito mais próxima da clínica, recrutando recursos do intensivismo, da reanimação e do controlo da dor aplicada ao doente cirúrgico. Além disso, a actuação do Enfº de Anestesia não se resume ao BO, podendo ser extrapolado para a Sala de Emergência, Exames Complementares de Diagnóstico, Unidades de Dor Aguda e Crónica, Emergência Pré-Hospitalar ou Emergência Interna.

Isto pode ser a solução para a excessiva especificidade de uma PG em Instrumentação.
É óbvio que a Anestesia é uma área especifica cujos enfermeiros necessitam de uma integração de 6 meses, no entanto, pode ser a aproximação ideal ao ambiente do BO.
Na minha opinião, os enfermeiros que apenas circulam e instrumentam vão naturalmente "perdendo a mão" nas áreas de farmacologia, patofisiologia, técnicas invasivas, ventilação, hemodinâmica, etc.

Assim, caso pretendas enveredar pelo ensino pós-graduado na área da anestesia, deixo-te algumas opções:

ICBAS: PG mais antiga, já começou e é muito desorganizada. Barata
UATLA: PG aberta a médicos e enfermeiros, portanto, não é específica de enfermagem
ESECVPOA: as inscrições estão abertas e é a única com participação da International Federation of Nurse Anesthetists. É a que tem maior carga horária
CESPU: tambem vai começar em Março. É a mais cara.
ISLA: 1ª edição. Penso que é mais acessível que as últimas três.

Espero que te tenha sido útil.

P.S. A especialidade de Enf de Anestesia é a mais reconhecida e bem remunerada dos EUA.