Autor Tópico: Podologistas contra criação do curso de podologia para enfermeiros  (Lida 3464 vezes)

Offline enfsergio

  • Membro Veterano
  • *****
  • Mensagens: 1897
    • Ver Perfil
Ao navegar pelo http://www.peticaopublica.com deparei-me com esta petição... atenção que não quero colocar enfermeiros contra podologistas...mas já que tanto falamos em usurpação de funções por parte de outras classes sobre a enfermagem...pensei...e se sempre que nos tentassem tirar algo, ou passar por cima de nós, fizéssemos uma petição? Penso que infelizmente muitas petições feitas por enfermeiros nós teríamos.

A petição que eu encontrei foi esta:

Petição contra a criação do curso de podologia para enfermeiros Para:Administração do grupo CESPU, Coordenador do curso de Podologia do Instituto Politécnico de Saúde NorteA Podologia é a Ciência na área da Saúde que analisa e investiga o membro inferior e tem como objectivo o diagnóstico e a terapêutica das patologias que afectam o pé e as suas repercussões no organismo humano.
O Podologista é um profissional de saúde independente possuidor de conhecimentos cientificos válidos e reconhecidos mundialmente para o diagnóstico e tratamento das patologias que afectam o pé.
CURSO DE PODOLOGIA
O ensino da LICENCIATURA em Podologia está autorizado pelas portarias nº 197/2004 e 200/2004 de 1 e 2 de Março, respectivamente.
O Curso de Podologia é uma licenciatura na área das ciências da saúde, que prepara os futuros profissionais para exercer a sua actividade com autonomia profissional ao nível da prevenção, diagnóstico e tratamento das patologias do membro inferior, nomeadamente do pé e suas repercussões no Organismo Humano.
A licenciatura em Podologia é leccionada pela CESPU - Cooperativa de Ensino Superior Politécnico e Universitário, nas suas Escolas Superiores de Saúde, situadas em Gandra-Paredes e em Vila Nova de Famalicão.
Os alunos de Podologia, durante a sua formação superior, contam com um ensino pioneiro e único em Portugal. A sua formação académica durante os dois primeiros anos é de carácter universal na área das ciências da saúde, integrando simultaneamente práticas laboratoriais e pré-clínicas. Durante os dois últimos anos contam com especialização nas diferentes vertentes clínicas de Podologia a nível teórico e ao nível prático directamente com o doente. A formação académica de Podologia tem um corpo docente espacializado da instituição (CESPU) juntamente com um grupo de professores da Universidade de Barcelona.
O grupo CESPU pretende iniciar este ano uma licenciatura em podologia para enfermeiros...Muitos foram os que se dedicaram e dedicam todos os dias para, à sua maneira, dignificar a podologia!
Muitos foram os que criticaram e crucificaram as pessoas que estariam a dar formação a enfermeiros e a calistas...
Muitos foram os que criticaram as designações "enfermeiros podologistas"...
Muitos foram os que criticaram alguns médicos que fizeram cursos de podiatria (cursos estes que eram direccionados a qualquer profissional de saúde)
E agora surge a CESPU com um novo curso direccionado para enfermeiros!!!
O profissional de Podologia existe, formado pela CESPU,no entanto não existem competências profissionais para os podologistase mesmo assim os podologistas dão o seu melhor todos os dias na sua consulta para demonstrar o seu valor.
Não existe enquadramento fiscal específico e no entanto os profissionais de podologia cumprem com todos os seus deveres fiscais.
O curso, no formato que existia e existe, permitia a entrada a qualquer outra pessoa com licenciatura ou bacharelato em qualquer curso.
Porquê criar um curso de Podologia pos laboral direcionado a enfermeiros????
Este curso direccionado vem denegrir a imagem dos podologistas, na realidade qualquer um pode ter o curso no formato já existente.
Aquilo que vos peço, em nome da podologia em Portugal e dos seus profissionais, é que nos ajude para, em conjunto, encontrarmos forma de impedir que este curso direccionado a enfermeiros seja uma realida, pois a sua criação irá trazer consequencias devastadores para o futuro da Podologia no nosso país. Não vamos dar um passo atrás, mas sim um salto para o futuro...

Offline SandroMelo

  • Membro Veterano
  • *****
  • Mensagens: 1286
    • Ver Perfil
Re: Podologistas contra criação do curso de podologia para enfermeiros
« Responder #1 em: Novembro 27, 2009, 10:39:54 »
Será que os Srs. Podologistas sabem que nós temos competências já nesta matéria...antes mesmo deles saberem que são podologistas?
Mas acho bem que lutem pela profissão deles...podiamos seguir-lhes o exemplo....

Offline susy4

  • Membro Ativo
  • ****
  • Mensagens: 123
    • Ver Perfil
Re: Podologistas contra criação do curso de podologia para enfermeiros
« Responder #2 em: Novembro 27, 2009, 13:40:21 »
exactamente... e em especial numa area complicada como é a do pé diabetico...

Offline nurseboy

  • Membro Veterano
  • *****
  • Mensagens: 859
    • Ver Perfil
Re: Podologistas contra criação do curso de podologia para enfermeiros
« Responder #3 em: Novembro 27, 2009, 22:46:36 »
Sim, srs. Podologistas, quem era Podologista há uns aninhos atrás éramos nós... Aliás, como os colegas disseram, o pé diabético é nosso!

Mas também não será uma quota parte culpa nossa? Por vezes nós enfermeiros, da-mo-nos ao luxo de "não" querermos fazer isto ou aquilo... E vêm outros e aproveitam... Fale-se nos Podologistas, nutricionistas, técnicos de colheitas de sangue, e por aí vai...

Atenção... No entanto, neste caso, apenas estávamos a fazer formação para melhor cuidar!!
"Abyssus abyssum invocat"

Offline Roger

  • Membro Ativo
  • ****
  • Mensagens: 111
    • Ver Perfil
Re: Podologistas contra criação do curso de podologia para enfermeiros
« Responder #4 em: Abril 11, 2010, 17:52:48 »
Não percebo qual é a impressão ou prurido do facto de haver alguém com curso de Licenciatura poder fazer ou suportar aquela que já exerce. No entanto mais uma vez se vê qual a visão de muitos Licenciados que têm no mundo do trabalho.
Mas quem é que presta cuidados a feridas?
Quem é que tem conhecimentos teórico-práticos de base científica para ver a pessoa no seu todo?
Senhores podologistas respeito a vossa posição de querem serem reconhecidos mas permitam-me que me veja na obrigação de dizer que o vosso curso não é um curso estatutário quem o quiser frequentar e sente atraído o deve fazer para consolidar mais conhecimentos e muitos problemas que estão correlacionados em podologia têm outras doenças de base cuja a intervenção atravessa mais que isso. Não podem Enfermeiros, não podem Médicos... pergunto então quem é que pode? Não brinquem com coisas sérias.
Sinceramente esta manifestação é no seu todo ridícula mas deveria ser motivo para um olhar da Ordem.

Bons cuidados

Offline manuela castro

  • Membro Ativo
  • ****
  • Mensagens: 120
    • Ver Perfil
Re: Podologistas contra criação do curso de podologia para enfermeiros
« Responder #5 em: Abril 13, 2010, 09:47:46 »
Também não consigo entender... mas na enfermagem, temos colegas a dar tiros nos pés- metaforicamente falando... e refiro-me aos colegas que "dão" aulas a auxiliares e assistentes domiciliárias acerca de algaliações; a outros profissionais acerca de administraçaõ de injectaveis, aos bombeiros acerca de SBV, e ...fico por aqui. :-X
Falta-nos união nas tomadas de decisão e tal como já afirmei noutros assuntos, falta-nos uma posição clara da parte da OE que apenas afirma e reafirma o NIM....
vEJAMOS O EXEMPLO DOUTRAS CLASSES PROFISSIONAIS, vejamos o exemplo da evolução que sofreram os nososs colegas em Espanha, da visibilidade que hoje têm.