Autor Tópico: "Uma interna de cardiologia faz de enfermeira"  (Lida 28659 vezes)

Offline jo@n@_FGENTIL

• Membro
    • Ver Perfil
Re: "Uma interna de cardiologia faz de enfermeira"
« Responder #135 em: Novembro 26, 2009, 10:33:22 »
colegas,

aqui fica a mais recente resposta por parte da Ordem:

Ex.ma Sra. Enfermeira

Joana Santos

No seguimento do seu e-mail recepcionado nos nossos serviços, cumpre-me em nome do Sr. Presidente do Conselho Directivo Regional do Norte da Ordem dos Enfermeiros (CDROE) agradecer o seu envio e informar que o Conselho Directivo Nacional da OE está a preparar uma intervenção adequada.

Com os melhores cumprimentos,

aproveito para reafirmar que o principal objectivo desta acção não é o de criar guerras entre ninguém; ainda ontem falava com uma colega e dizia, bem basta o fosso que já vai existindo entre alguns, quanto mais alimentar e aumentar esta desunião; não serve tão pouco para dizer quem é melhor ou pior, quem sabe mais, quem sabe menos, quem é mais competente ou não. Da minha parte, o que pretendo é contradizer uma realidade passada por um órgão de comunicação, que por sinal, é uma realidade desfocada....quem não se sentiu indignado, é livre de não lutar...eu senti-me, por isso me sinto inconformada.
Concordo com os colegas quando afirmam que o que somos deve ser mostrado no que diariamente fazemos, mas pessoalmente não consigo passar por este tipo de reportagens impávida e serena. Sou recém-licenciada, a aguardar o 1º emprego, e se isto é fruto desta condição? não sei, podem atribuir-me isso, eu prefiro acreditar que é possível mudar Enfermagem, talvez por ter colegas que como eu acreditam nisso; se daqui a um ano, dois, vou estar como tantos a justificar que isto já não é de agora, que nem vale a pena o esforço? não sei, podem atribuir-me isso, eu prefiro acreditar que não saio derrotada à partida!
Enquanto consiga fazer algo para que Enfermagem seja a Enfermagem em que acredito, então farei. Se vou travar batalhas sozinha? não sei...veremos!

Cumprimentos colegas!
i'm nurse...i know how to make the difference

Offline Mveri

• Membro Associado
    • Ver Perfil
« Responder #136 em: Novembro 26, 2009, 11:50:07 »
tambem ja recebi esse email, logo apos ter recebido o do sindicato, o objectivo de criar este tópico passa mesmo pelos motivos que referenciaste joana, para alem de alertar para coisas graves que se passam contra a enfermagem, é unir o pessoal.

leste a resposta do sindicato?

Citação de: Marco Veríssimo
Recebi resposta do sindicato dos enfermeiros.

Prezados Colegas, Joana e Marco.

Como eu os entendo e apoio,Mas convém não esquecer que há muitos colegas que não sabem que a responsabilidade está acima da obediência e foram talhados na escola para obedecerem; são como os papagaios a quem cortaram as asas para não poderem voar. Se não souber (de enfermagem, óbvio) pergunte ao médico...

A reportagem da Sábado não é reportagem: é publicidade paga à mesma revista.A série anterior, paga pela mesma entidade custou 25 mil contos.Por isso escrevem o que o mandante, que é médico, ordena.Não há dúvida que os médicos tendem a hegemonizar a enfermagem.Estarei com todos os que estiverem como nós e vós de acordo com o sacudir da canga.Para já vamos pedir a AR que pergunte quem paga os anúncios.Lamentável.A luta há-de vir quando o propalado medo deixar de meter medo a quem o quer adoptar.

Abraço amigo José Azevedo

Offline jo@n@_FGENTIL

• Membro
    • Ver Perfil
« Responder #137 em: Novembro 26, 2009, 12:37:23 »
sim colega Marco, li a resposta do Sindicato...e subscrevo-o!!!

não fazia era ideia da componente "paga" da reportagem :o

Offline nurseboy

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
« Responder #138 em: Novembro 26, 2009, 13:26:13 »
Também fiquei parvo... :o :o :o

Com o nosso dinheirinho, quem é que podia pagar pa falar em nós???

Eu posso criar a petição... Que título metemos? Direito à resposta da evista Sábado? Não parece título...Deixem sugestões, que é para começarmos...
"Abyssus abyssum invocat"

Offline moutinho

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
« Responder #139 em: Novembro 26, 2009, 13:54:06 »
Caros colegas,

ainda não me tinha pronunciado quanto à temática deste tópico, no entanto, tenho permanecido espectadora atenta neste últimos dias.

Quero felicitar todos os colegas envolvidos neste projecto e mostrar a minha inteira disponibilidade nesta luta.

São estas atitudes que nos tornam mais fortes, que dignificam a nossa profissão e que, no final do dia, nos fazem perceber o quão certos estávamos, quando preferimos Enfermagem para a vida.

Abraços
Guida Moutinho

Offline jo@n@_FGENTIL

• Membro
    • Ver Perfil
« Responder #140 em: Novembro 26, 2009, 14:04:57 »
Que tal "Enfermeiros: pelo Direito de Resposta"? é isto mesmo que pretendemos!

Offline nurseboy

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
« Responder #141 em: Novembro 26, 2009, 14:19:56 »
Amigos, que podemos colocar no texto da petição?

Estou a iniciar um texto, baseando-me na carta da colega Joana.

Offline nurseboy

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
« Responder #142 em: Novembro 26, 2009, 14:37:23 »
O que acham desta redação?

Destinatário: Enfermeiros, Técnicos da área da Saúde, População em geral
Petição à direcção da Revista Sábado
Exmo. Senhor
 Director da Revista Sábado

Os signatários, maioritariamente Enfermeiros, vêm solicitar a sua atenção para os seguintes factos:
 A Revista “Sábado” divulgou em na edição n.º 290, um artigo intitulado “Os melhores hospitais de 2009” (páginas 51 a 73), serve a presente petição para expressar a revolta de uma classe de Enfermeiros. Contrariamente à resposta de Vossa Excelência, sentimo-nos lesados indirectamente, uma vez que entram vários critérios no “ranking”, no entanto, não contabilizam os “melhores cuidados de Enfermagem”. Não será um critério de qualidade?
Além disso, várias são as passagens nos artigos que revelam insensatez e um total desconhecimento da realidade da prestação de cuidados no dia-a-dia, nomeadamente da posição da Enfermagem, o seu papel fundamental na equipa, os seus conhecimentos científicos, técnicos e humanos, bem como a estruturação da profissão, enquanto detentora de funções independentes, nada espelhadas no vosso artigo; pelo contrário, o espelhado assemelha-se a um “enxovalho” público.
Nós, Enfermeiros, somos detentores de um curso superior – Licenciatura – formados por Escolas Superiores, a quem foram reconhecidas competências na prestação de cuidados. A nossa profissão faz uso de metodologia científica e distingue-se, por ser transversal a outras disciplinas, por conseguirmos dar resposta ao holismo do doente, e não apenas à sua componente biológica; somos um elo fundamental na cadeia do sistema de saúde, (sim, é verdade!) embora o vosso artigo caracterize (ainda que erradamente) a equipa de saúde como sendo apenas composta pelo corpo médico.

Além do mais, vossa excelência, referiu que necessitaríamos de apresentar identificação, como tal, os peticiários, abaixo-assinados, apresentam a sua identificação, com o seu número de Bilhete de Identidade.

Os peticiários…

Offline moutinho

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
« Responder #143 em: Novembro 26, 2009, 14:58:10 »
Qual o link para a petição?

Offline nurseboy

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
« Responder #144 em: Novembro 26, 2009, 15:24:00 »
Ainda não criei link, porque era para os colegas lerem a minha sugestão de petição e dizerem se concordam ou não... Porqu depois de criada a petição, não dá para mudar...

Logo, por volta das 22:00, crio a petição... Conto até aí, ter algumas sugestões... (É a minha primeira petição...)

Offline jo@n@_FGENTIL

• Membro
    • Ver Perfil
« Responder #145 em: Novembro 26, 2009, 15:36:26 »
Colegas, nova resposta por parte da secretária da Bastonária:

Ex.ma Senhora,

No seguimento do seu e-mail recepcionado nos nossos serviços, cumpre-me em nome da Sra. Bastonária agradecer o seu envio e informar que o Gabinete de de Imprensa está a tratar deste assunto no sentido de ser encontrada uma solução equilibrada.

Com os meus cumprimentos

Ana Sofia Pires

Secretária da Sra. Bastonária

colega nurseboy, o destinatário da petição será a Direcção da Revista, os peticiários os Enfermeiros/alunos de Enfermagem. Aproveito para algumas correcções: "revolta dos Enfermeiros" ou "revolta da classe de Enfermagem", parece-me melhor  ;)

uma vez que não conhecemos os critérios do ranking,não sei se nos podemos debruçar sobre esse assunto. Julgo que o importante a referir, e para que não restem duvidas de que não pretendemos protagonismo, é a nossa indgnação pela imagem submissa e desprovida de conhecimentos/competências que os artigos, principalmente o dos Hospitais da Universidade de Coimbra, revelam.

vou esboçar umas ideias para o texto, que nos possam ajudar.

Offline jo@n@_FGENTIL

• Membro
    • Ver Perfil
« Responder #146 em: Novembro 26, 2009, 16:06:04 »
colegas,algumas ideias...

Assunto: Enfermeiros: pelo Direito de Resposta

Destinatário: Direcção da Revista ‘Sábado’

No seguimento do artigo publicado, na edição n.º 290 da Revista ‘Sábado’, intitulado “Os melhores hospitais de 2009”, serve a presente petição para reafirmarmos a nossa indignação para com alguns conteúdos do mesmo.
Num primeiro contacto justificámos o sentido de não nos conformarmos com a imagem que é transparecida no artigo; da nossa argumentação destacamos o facto de sermos detentores de um curso superior – Licenciatura – formados por Escolas Superiores, a quem foram reconhecidas competências na prestação de cuidados. A nossa profissão faz uso de metodologia científica e distingue-se, por ser transversal a outras disciplinas, por conseguirmos dar resposta ao holismo do doente, e não apenas à sua componente biológica; somos um elo fundamental na cadeia do sistema de saúde.
O artigo caracteriza os cuidados de saúde como domínio da Medicina, e os Enfermeiros como submissos desta; face a isto, da nossa argumentação destacamos que o corpo médico não tem autoridade sobre o nosso conteúdo funcional.
A Direcção contra-argumentou a não existência de relação entre os factos, negando o Direito de Resposta.
Os Enfermeiros contra-argumentam; pretendem dar visibilidade à sua profissão, não aceitando os factos presentes na edição publicada.

Os peticiários,

ora, 190 palavras!! parece que respeita o limite!!

Offline Quicksilver

• Novato
  • **
    • Ver Perfil
« Responder #147 em: Novembro 26, 2009, 16:46:38 »
Optimo! Vamos la criar essa petição entao, e depois enviar o link para os sindicatos, com um bocado de sorte, talvez eles a enviem para todos os seus associados....

PS - Joana, tenho a certeza que todos os Enfermeiros, admiram e concordam com o movimento que iniciaste. Abraço.
A paz começa em ti em respeitares o teu parceiro, Se queres mudar o Mundo então muda-te a ti primeiro

Offline nurseboy

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
« Responder #148 em: Novembro 26, 2009, 22:15:05 »
Vou fazer uma petição, pegando nas palavras da colega Joana...

Depois, deixo aqui o link...

Abraço.

Offline nurseboy

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
« Responder #149 em: Novembro 26, 2009, 22:21:28 »
Colegas, já criei a petição... Peguei nas ideias da colega... O texto, foi o seguinte:

Petição criada com Sucesso

Caro Peticionário,
A sua petição vai ser verificada pela nossa equipa.
Este processo tem por objectivo verificar a validade e completude das informações introduzidas e demora aproximadamente 24 horas.
Assim que a sua petição for aceite, receberá um email com várias informações importantes, nomeadamente como aceder à sua petição, e várias estratégias de divulgação aconselhadas.

Desde já Obrigado,
     A equipa do Peticao.com.pt

Portanto, dentro de 24 horas digo algo... É assim, com a Ordem, os Sindicatos e a Imprensa, vamos conseguir algo fixe! Foi o que a colega Joana disse, o primeiro passo está dado!